Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Santos Filho, IIvandson Macedo dos"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Construção de jogos educacionais (rpg) para a aprendizagem de convivência entre sujeitos com religião e patrimônio simbólico diversos: dialogando com os caminhos espirituais
    (2018-10-26) Santos Filho, IIvandson Macedo dos; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Langdon, Esther Jean; Nonato, Emanuel do Rosário Santos
    Este estudo visa apontar uma pedagogia (Socioconstrutivista), que leve à convivência entre sujeitos de religião e patrimônio simbólico diversos, pois, apesar do Brasil ser um país multirracial, entendo que ainda vivemos com valores e princípios ligados aos padrões eurocêntricos, de tal modo que, tornou-se quase impossível não nos depararmos com situações que envolvem preconceitos e intolerância relacionados à diversidade religiosa, que abrange construção social, respeito à alteridade e o reconhecimento da diversidade humana. Tais aspectos compõem um universo simbólico capaz de ser identificado, também, como fator de inclusão. Usaremos o jogo (RPG – Role Playing Game), buscando aplicar os estudos da diversidade religiosa da Bahia, como elemento de desenvolvimento social, cognitivo e afetivo entre sujeitos, para promover interação e ressignificação dos diferentes aspectos. Como metodologia, usaremos Design Based Research (DBR), que tem como base o desenvolvimento cíclico de rotinas e resultados de experimentos inseridos no jogo, na busca de contínuo aperfeiçoamento. Empregaremos como base epistemológica: Castell (1999), Matta (2008), Rodrigues (2004), Huizinga (2007), com o objetivo de fundamentar questões sobre sociedade em rede, tecnologias da informação e comunicação (TIC), jogos digitais e RPG para o ensino; Vygotsky (2010), Freire (2002), Oliveira (2001), Risério (2004), Munanga (2016), na busca de uma proposta pedagógica socioconstrutivista, aproximando as características de trabalho cognitivo envolvendo o uso dos jogos de simulação.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais