Navegando por Autor "Santos Filho, Antônio Muniz dos"
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- ItemA urbanização de Praia do Forte - Bahia(2013-11-27) Aragão, Leiliane Santos; Santos Filho, Antônio Muniz dos; Sobrinho, Lirandina Gomes; Rios Filho, Jorge Ney ValoisA urbanização é um fenômeno relacionado ao crescimento da população, o que requer um planejamento urbano para garantir à população as funções sociais da cidade que são habitação, trabalho, recreação e circulação. A Urbanização Turística é um fenômeno que modifica o espaço urbano através da criação de infraestrutura para o desenvolvimento deste setor econômico, utilizando o turismo como um vetor para a urbanização. Na Praia do Forte, o turismo foi impulsionador da elaboração do Master Plan, considerado o primeiro plano urbanístico da localidade. Este plano desenvolveu projetos transformando a Praia do Forte em pioneiro a possuir um empreendimento hoteleiro e imobiliário planejado no Estado da Bahia. A execução do Master Plan impôs algumas restrições urbanísticas, na tentativa de padronizar a vila que possui características de aldeia dos pescadores, priorizando a preservação ambiental da natureza local. Com o desenvolvimento do Master Plan, a Praia do Forte se tornou um dos destinos mais procurados da Linha Verde sendo necessária a continuação de outras obras de infraestrutura local para promover qualidade de vida para moradores e visitantes.
- ItemAnálise do uso e ocupação do solo na margem da Rua Silveira Martins, Salvador-Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2013-11-28) Araújo, Débora Marques da Silva; Fernandes, Rosali Braga; Santos Filho, Antônio Muniz dos; Falcão, Plínio MartinsO processo de descentralização dos centros urbanos e a implantação das Avenidas de Vale na cidade de Salvador, a partir da década de 1970, contribuíram para que houvesse a articulação de diversas áreas e o surgimento de novos subcentros urbanos. A implantação de diferentes serviços, em áreas da cidade que antes não possuíam essas atividades, acabou gerando um aumento no dinamismo e na valorização desses espaços. O Cabula é um grande exemplo dessa dinâmica dentro da cidade de Salvador, apresentando nos últimos anos, um grande crescimento não apenas demográfico, mas também na construção de importantes empreendimentos (comerciais, residenciais etc.), principalmente na Rua Silveira Martins por ser uma das principais vias de acesso para o Cabula e importante vetor de expansão urbana do bairro sendo alvo dos agentes configuradores do espaço. Portanto o objetivo desse trabalho é fazer uma análise do processo de uso e ocupação do solo na margem da Rua Silveira Martins no ano de 2013 e levantar propostas de melhorias para a referida área de estudo. A pesquisa pretende demonstrar, através de fotos aéreas em diferentes períodos, como se deu a evolução histórica do Cabula para que possamos compreender o processo de expansão e os resultados gerados pela implantação desses serviços na localidade. Para tanto, utiliza-se o método de abordagem dedutivo, pois partiremos de uma análise histórica do Cabula até chegarmos ao objeto principal dessa pesquisa que é a Rua Silveira Martins. Utiliza-se como procedimentos metodológicos o método histórico, pesquisa bibliográfica e documental além das pesquisas de campo de modo a coletar informações sobre a referida área de estudo.
- ItemÁreas verdes urbanas: importância, função, gestão e a percepção dos usuários(Universidade do Estado da Bahia, 2013-11-08) Purificação, Paloma Campos da; Santos Filho, Antônio Muniz dos; Sobrinho, Lirandina Gomes; Rios Filho, Jorge Ney ValoisA proposta deste estudo consiste em apresentar uma análise acerca da importância, das principais funções e da gestão das áreas verdes urbanas e praças públicas, bem como a percepção dos usuários sobre estas áreas propondo uma análise comparativa entre as praças Divina e Dendezeiros localizadas no bairro do Bonfim – Salvador – Bahia, de modo a perceber as consequências de ação do poder público e as consequências da omissão deste nas áreas verdes urbanas. Para tanto, tomouse como objeto de estudo as praças supracitadas, uma delas recém-construída e a outra em estado de depredação. Estas praças foram apontas tendo em vista a sua dimensão, localização, suporte à equipamentos urbanos, proximidade à orla, maior capacidade de suporte de usuários e a forte comunicação destas com os bairros do entorno. Observa-se que o descaso do poder público com as praças, a falta de manutenção, de promoção de ações culturas e a sensação de insegurança culminam na consequente ausência de usuários, e descaso da própria população em relação às áreas públicas, bem como a atuação pontual do poder público garantindo que as praças atendam suas funções sociais, estas promovem dinâmicas positivas para o lazer, atividades físicas, prática de esportes, interação entre comunidades etc. de modo a atrair demandas para as praças, com fluxos oriundos do bairro do Bonfim e abrangendo também bairros adjacentes.
- ItemÁreas verdes urbanas: importância, função, gestão e a percepção dos usuários.(Universidade do Estado da Bahia, 2013-11-08) Purificação, Paloma Campos da; Santos Filho, Antônio Muniz dos; Sobrinho, Lirandina Gomes; Rios Filho, Jorge Ney ValoisA proposta deste estudo consiste em apresentar uma análise acerca da importância, das principais funções e da gestão das áreas verdes urbanas e praças públicas, bem como a percepção dos usuários sobre estas áreas propondo uma análise comparativa entre as praças Divina e Dendezeiros localizadas no bairro do Bonfim – Salvador – Bahia, de modo a perceber as consequências de ação do poder público e as consequências da omissão deste nas áreas verdes urbanas. Para tanto, tomouse como objeto de estudo as praças supracitadas, uma delas recém-construída e a outra em estado de depredação. Estas praças foram apontas tendo em vista a sua dimensão, localização, suporte à equipamentos urbanos, proximidade à orla, maior capacidade de suporte de usuários e a forte comunicação destas com os bairros do entorno. Observa-se que o descaso do poder público com as praças, a falta de manutenção, de promoção de ações culturas e a sensação de insegurança culminam na consequente ausência de usuários, e descaso da própria população em relação às áreas públicas, bem como a atuação pontual do poder público garantindo que as praças atendam suas funções sociais, estas promovem dinâmicas positivas para o lazer, atividades físicas, prática de esportes, interação entre comunidades etc. de modo a atrair demandas para as praças, com fluxos oriundos do bairro do Bonfim e abrangendo também bairros adjacentes.
- ItemBrotas: carência e degradação de espaços públicos de lazer em Salvador, BA.(Universidade do Estado da Bahia, 2011-03-17) Céo, Geórgia de Carvalho; Fernandes, Rosali Braga; Falcão, Plínio Martins; Santos Filho, Antônio Muniz dosEste trabalho trata dos espaços públicos de lazer e as estratégias para as práticas do lazer existentes no bairro de Brotas. A pesquisa parte de uma construção teórico-conceitual sobre “o espaço público” e traz um levantamento histórico das diferentes formas de utilização destes espaços em algumas civilizações desde a Grécia até os dias atuais. Posteriormente faz uma análise conceitual e histórica sobre o lazer, discutindo sua importância para a sociedade, principalmente para os soteropolitanos. E por fim, traz o histórico de como se formou o bairro de Brotas mostrando seus aspectos socioeconômicos. A partir destes dados, este terceiro capítulo fará uma análise detalhada das praças no bairro relacionando suas utilizações com os programas vigentes.
- ItemCondições de caminhabilidade no entorno das estações Brotas e Imbuí do metrô de Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Santos, Gabriele Nascimento Borges dos; Coelho Neto, Agripino Souza; Santos Filho, Antônio Muniz dos; Araújo, Edmilson NatividadeEm Salvador, o modo a pé é fator essencial para conseguir o acesso às estações de metrô. Por questão de ordens topográficas, a maioria das estações foi implantada seguindo o eixo viário das avenidas de vale da cidade, opção que acarreta dificuldade de acesso aos usuários do sistema. As longas caminhadas que são feitas para acessar o modal, a sensação de insegurança e as condições físicas das calçadas são fatos que desestimulam a população na utilização do metrô na cidade de Salvador. Diante desse contexto, a presente monografia se propõe a contribuir para a compreensão do problema da mobilidade urbana e da caminhabilidade, investigando os deslocamentos a pé no entorno das estações Brotas e Imbuí do metrô de Salvador e tem como objetivo avaliar as condições de caminhabilidade no entorno dessas estações, considerando três critérios principais: acessibilidade, conforto e segurança. A metodologia adotada consiste em uma pesquisa de campo envolvendo observação através de registros escritos e fotográficos e aplicação de questionários para uma amostra de 60 usuários das estações de metrô estudadas, com objetivo de observar as opiniões e percepções desses usuários e aproximação com o que pensam acerca da caminhabilidade no entorno das estações. Desta forma, o trabalho tem como primeira parte uma breve contextualização da mobilidade em Salvador e da implantação do modo metroviário na cidade. Na segunda, um levantamento teórico-conceitual sobre mobilidade urbana, acessibilidade e caminhabilidade analisando suas principais características. Na terceira parte foi feita uma pesquisa de campo envolvendo observação através de registros escritos e fotográficos e aplicação de questionários e, por fim, foram feitas as considerações finais do estudo.
- ItemDinâmica socioespacial dos municípios da região metropolitana de Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-14) Silva, Sidnara Nascimento da; Santos Filho, Antônio Muniz dos; Neto Souza, Agripino Souza; Araújo, Edmilson NatividadeThe present study aims to analyze the socio-spatial dynamics of the Metropolitan Region of Salvador based on the socio-spatial indicators of the municipalities that comprise it. The methodological approach adopted is quali-quantitative and includes a literature review covering concepts related to urban networks and metropolitan regions, drawing on authors such as Milton Santos and Roberto Lobato Corrêa, as well as texts obtained through the Observatório das Metrópoles. Additionally, it examines the emergence of Metropolitan Regions and the laws that establish them to understand the ideologies and policy focuses at different moments in the country's history. Furthermore, the research involves the collection of secondary data from national and state sources, with key analytical indicators including the Municipal Human Development Index (MHDI), the Social Vulnerability Index, per capita income, and the Gross Domestic Product (GDP) of the Metropolitan Region of Salvador. As a result, the study analyzes the components that have contributed to the configuration of the Metropolitan Region, considering the aforementioned indicators. It identifies the socio-spatial disparities that persist among the municipalities within the region and, based on these findings, determines the areas that require specific interventions and targeted policies to mitigate inequalities, promote more equitable growth, and significantly improve quality of life.
- ItemLazeres e práticas de atividades físicas em espaços públicos da cidade de Feira de Santana (BA): estudo de caso(Universidade do Estado da Bahia, 2023-08-24) Coloma, Andréa Lorenna Lima; Castro, Janio Roque Barros de; Santos Filho, Antônio Muniz dos; Penteado Júnior, Wilson RogérioOs espaços públicos urbanos são usados ou apropriados de diferentes formas por uma diversidade de sujeitos sociais. No presente trabalho, objetiva-se analisar contextualmente as diferentes formas de apropriações dos espaços públicos urbanos da cidade de Feira de Santana, no Estado da Bahia, por diferentes sujeitos sociais, para as práticas de lazer e de atividades físicas, com ênfase nos bairros SIM, Baraúna e Parque Lagoa Grande, que se constituem em recortes espaciais da pesquisa acadêmica e resultou neste texto dissertativo. Para se atingir os objetivos da atividade investigativa, fez-se isso a partir de um referencial teórico-conceitual e de análises críticas de documentos institucionais, articulados dialogicamente com atividades de campo, entrevistas, observações participantes e registros fotográficos. Analisou-se a infraestruturas dessas áreas; a acessibilidade; e as modalidades de uso do espaço público para práticas de atividades físicas e/ou de lazer no âmbito do espaço urbano de Feira de Santana, notadamente na área que corresponde ao recorte espacial da pesquisa. Constatou-se um elevado nível de degradação de alguns espaços e parques públicos do referido município que pode estar relacionado tanto à ineficiência da gestão pública quanto ao mau uso por parte segmentos da população. As proposições para melhoria na gestão desses espaços devem ser norteadas por ações efetivas das gestões públicas municipal e estadual, articuladas dialogicamente com os coletivos sociais organizados, como associações de moradores, grupos ciclísticos e entidades culturais. Além da requalificação dos espaços físicos degradados, deve-se adotar políticas de conservação de espaços e equipamentos públicos e estimular uma apropriação ativista no sentido da gestão compartilhada dessas áreas, com estímulo à participação social.
- ItemPolítica de trânsito em Salvador – BA: impactos nos sinistros – 2011 a 2021(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Santos, Ivana Nolasco dos; Coelho Neto, Agripino Souza; Santos Filho, Antônio Muniz dos; Santos, Elton Andrade dosPara os órgãos nacionais de transporte, sinistros de trânsito é todo acontecimento pernicioso envolvendo veículos, vias, pessoas e/ou animais para o qual dois desses coeficientes devem estar presentes para serem caracterizados. O objetivo geral desta monografia é avaliar os impactos da política de fiscalização e sinalização da Superintendência de Trânsito de Salvador (TranSalvador) sobre a redução dos sinistros de trânsito em Salvador – BA. Como objetivos específicos procurou-se caracterizar as políticas de fiscalização e sinalização da TranSalvador de 2011 a 2021; identificar as mudanças e ações implementadas pela TranSalvador; e caracterizar os tipos de sinistros de trânsito, comparando os números de ocorrências no período de tempo estabelecido. A metodologia adotada baseia-se em um estudo de caso. A TranSalvador vem tomando medidas de precaução para minimizar os acidentes nestas avenidas, como exemplo, a manutenção permanente de sinalização horizontal e vertical, promoção da educação e blitz de alcoolemia. E apesar dos esforços da Superintendência, devido às características geométricas das quatro avenidas objeto desta pesquisa nas quais possuem muitos trechos em aclives e declives, com trechos retos, intercalados com curvas suaves e longas, o que favorece com facilidade a pratica de infrações, acima da velocidade regulamentar. Por esses motivos, o controle eletrônico é um dos meios mais utilizados como medida para reduzir os sinistros de trânsito nas avenidas de Salvador. A cidade deu um grande passo na redução do número de acidentes de trânsito. A implementação rigorosa de novas políticas públicas de segurança, fiscalização, e educação trouxe excelentes resultados. No entanto, apesar dos avanços, ainda há muito a ser feito para melhorar a segurança viária na cidade. Novas tecnologias podem ser implementadas para ajudar a otimizar a circulação e reduzir ainda mais os acidentes.