Navegando por Autor "Santos , Vanusa Mascarenhas"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemNordeste, mulher e poesia: uma análise dos cordéis de Valéria Rocha(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-11) Teixeira, Évisson Dos Santos; Santos , Jaqueline Pereira Dos; Santos , Vanusa Mascarenhas; Campos, Juscilândia Oliveira Alves; Gonçalves, Luciana Sacramento MorenoApresenta-se nessa monografia uma análise das representações da figura feminina e da região Nordeste na literatura de cordel. A fim de cumprir este intento, utilizamos como corpus os folhetos Vida Maria (Em versos de cordel) (2013); O dia que Maria pariu barriga de dois - mabaço (2008); A belezura do Sertão (2007); Quando Desalumiou (2018); Perto de São Saruê - Onde tudo é diferente (2014); e Itaberaba um taquinho bom de chão! (2013), de autoria de Valéria Rocha. Trata-se de uma pesquisa documental, qualitativa e descritiva. Buscamos compreender como a cordelista apresenta a figura feminina nessas obras, assim como a forma como caracteriza o Nordeste em suas produções. No primeiro capítulo apresentamos a temática, objetivos, metodologia, referencial teórico e a organização do trabalho. No segundo, nossas discussões atravessam a história do cordel em Portugal e no Brasil com o intuito de apresentar as especificidades desse gênero literário em cada localidade. Para discutir essas questões, foram utilizados como referencial teórico Márcia Abreu (1999); Francisca Pereira dos Santos (2009); e o Dossiê de registro de literatura de cordel (2018). No terceiro capítulo, discutimos aspectos da trajetória feminina, sua inserção e protagonismo na literatura de cordel, como autora e personagem nos folhetos. Para essas abordagens, apoiamo-nos na tese de mestrado de Míriam Carla Batista de Aragão de Melo (2016); no artigo das autoras Janja Bloc Georges Daniel Boris e Mirella de Holanda Cesídio (2007); como também nas discussões teóricas propostas por Ria Lemaire (2020). No quarto capítulo, discorremos sobre as representações construídas a respeito da região Nordeste, além de analisarmos o modo como esse território é retratado nos folhetos de cordéis selecionados. Fundamentamos essa discussão na obra de Durval Muniz de Albuquerque Júnior (2009); nos artigos de Karolayne Ribeiro de Góes (2014) e Isabel Cristina Martins Guillen (2012); e na tese de mestrado de Robson William Potier (2012). Conclui-se que os folhetos de cordéis brasileiros foram constituídos a partir do modelo poético das cantorias nordestinas, sendo sua estrutura, temáticas e modo de circulação distintos da literatura de cordel de Portugal. Sobre os cordéis analisados, observamos que a cordelista apresenta uma reflexão acerca dos estereótipos femininos, a partir de situações de subalternidade por elas vividas. Por fim, os textos também apresentam outras possibilidades de abordagem do sertão nordestino. Trazem as dificuldades e aridez do espaço, mas sem transformá-lo em um lugar miserável, nota-se o apreço à formosura da localidade habitada.