Navegando por Autor "Santos , Amilton Gonçalves dos"
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- ItemA cultura escolar no Colégio da Polícia Militar Alfredo Vianna – Juazeiro / Ba(UNEB, 2018-03-02) Santos , Amilton Gonçalves dos; Vieira, Josenilton Nunes; Rodrigues, José Roberto GomesA cultura escolar no colégio_Amilton Santos O sistema educacional Colégio da Polícia Militar (CPM) é constituído por instituições exclusivamente públicas que dispõem de características distintas, principalmente por sua forma de gestão. São estabelecimentos de ensino que funcionam a partir de uma dupla gestão, conferida por um Termo de Cooperação Técnica, o qual confere um compartilhamento de atribuições entre as Secretarias de Educação e as Secretarias de Segurança Pública (Polícia Militar) dos Estados. Esta forma de gestão, além de conferir o termo “Militar” ao estabelecimento, impõe um tipo de escolarização específico, que incorpora conhecimentos, atividades, normas, símbolos, etc., à escola. Trata-se também de um sistema educacional caracterizado pela expansão do seu número de estabelecimentos, bem como por bons resultados em avaliações governamentais como o ENEM. Por estes aspectos, esta dissertação debruçou-se sobre os CPM, suas particularidades e as características que definem sua Cultura Escolar. Assim, o objetivo desta pesquisa foi compreender as características da Cultura Escolar do Colégio da Polícia Militar Alfredo Vianna e suas implicações nos resultados alcançados pelos estudantes no ENEM. Tomou-se como principal conceito norteador do estudo, a noção de Cultura Escolar. Este permitiu captar as práticas e atividades escolares, a organização e funcionamento da instituição, as normas e regulamentos, as relações sociais, o fazer escolar: a vida escolar. É um trabalho descritivo de cunho interpretativo que se pauta no estudo de caso como estratégia de investigação empírica. Na realização da pesquisa, enquanto construção metodológica, foram utilizados elementos da fenomenologia e a abordagem qualitativa, mais adequada para estudos que envolvem e centram-se na compreensão e explicação de questões relacionadas às dinâmicas das relações sociais. À consecução da coleta de dados, foram utilizadas as seguintes técnicas de pesquisa: a análise documental, discorrendo sobre os documentos institucionais como normas, regimentos e regulamentos (Regimento Interno do CPM, Manual do Aluno e Projeto Político-Pedagógico); a observação; e a entrevista como condição à captação da percepção dos sujeitos, os quais foram representados pelos alunos, professores e gestores. Os dados foram analisados por triangulação, sendo que os resultados do seu cotejamento demonstraram um sistema educacional diferenciado, um diferenciação interna que distingue os CPM dos demais estabelecimentos de ensino por sua forma de gestão partilhada, a qual confere ao Colégio um conjunto de órgãos, atividades e normas militares, uma identidade militar: elementos da Cultura Militar. Carrega conteúdos e conhecimentos militares como parte diversificada do Currículo. O Regimento Interno aponta a obediência às normas, o respeito à disciplina, à hierarquia e à boa conduta como valores a serem seguidos. Isso resulta num comportamento padronizado dos seus alunos, o que não implica o não cumprimento das normas. A presença dos Policiais está associada a um papel simbólico de guarda e fiscalização da moral, dos costumes e valores desejados, ao tempo que estes utilizam o poder de punição e proibição a eles conferidos. No Colégio as práticas e normas tornam-se habituais e normais, sendo subjetivadas e incorporadas não só pelos alunos, mas também pelos professores e funcionários. Concluiu-se que o Colégio da Polícia Militar Alfredo Vianna dispõe de uma Cultura Escolar associada e inter-relacionada à Cultura Militar. Uma cultura caracterizada por incorporar, no interior da escola, um rol de conhecimentos do campo militar, atividades e conteúdos miliares, normas, símbolos, etc., que são materializados como úteis à formação escolar. A inter-relação Cultura Escolar – Cultura Militar caracteriza-se também pela penetração de Agentes Militares no estabelecimento escolar. A inserção da Cultura Militar no CPM produz contributos que implicam nos resultados obtidos pelos alunos no ENEM. As implicações da Cultura Escolar não respondem a um elemento específico, mas sim ao conjunto, ao todo. Tudo importa: a Cultura Militar, a gestão partilhada, as normas, os Policiais Militares, os professores, os alunos, os funcionários, os pais, o currículo, as avaliações, as práticas, a organização, a disciplina, etc.