Navegando por Autor "Santos, Wilson Pereira dos"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAscensão das mulheres no mercado de trabalho brasileiro: análise dos dados da PNAD 2012 a 2018(2019-09-18) Silva, Andreia Coutinho; Alves, Leidiane da Silva; Costa, Naydson Manoel Ataide; Montalvão, Vânia; Sousa, Jussimara de Cássia Leite; Santos, Wilson Pereira dosEste artigo objetivou investigar a ascensão da mulher no mercado de trabalho brasileiro, tendo por base os dados da PNAD C de 2012 a 2018. As variáveis estudadas foram a participação no mercado de trabalho, nível de instrução, rendimento médio, jornada de trabalho e proporção da ocupação de cargos de direção ou gerência. A pesquisa se trata de um estudo bibliográfico, caracterizado como exploratório e qualitativo. Os resultados mostram que a relação do trabalho é desigual entre os sexos e que apesar de muitas conquistas, o cenário ainda se encontra desfavorável para as mulheres brasileiras. A pesquisa confirma que a presença das mulheres na força de trabalho cresceu, porém ainda existe um longo caminho a ser trilhado em busca da igualdade de gênero, e ainda que apesar das mulheres receberem salários menores, a tendência é de melhoria. Observou-se também que a mulher possuía uma diminuição no rendimento de acordo com a idade. O escopo dessa pesquisa proporciona uma reflexão que torna possível compreender e identificar o processo de ascensão da mulher no mercado de trabalho, assim como o seu cenário atual, para que se promova melhor entendimento, conscientização e valorização do gênero.
- ItemEstilos de liderança: estudo no 17º batalhão da polícia militar de Guanambi (BA)(2019-09-27) Pereira, Carlos dos Santos; Silva, Werlley Ramon dos Santos; Santos, Wilson Pereira dos; Montalvão, VâniaEste estudo sobre os estilos de liderança é resultado de uma pesquisa realizada no 17º batalhão da policia militar de Guanambi (BA), e tem como objetivo geral analisar o perfil de liderança dos oficiais comandantes de companhias do 17º batalhão desta cidade. No organograma do batalhão existem seis companhias, o universo da pesquisa é formado por 211 policiais militares, sendo seis oficiais comandantes e 205 praças, a amostra para a realização deste estudo foi formada por seis oficiais comandantes de companhias deste batalhão e 134 praças pertencentes a estas companhias. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, sendo feito levantamentos da estrutura organizacional da polícia militar bem como do batalhão de Guanambi. Buscou-se fundamentação teórica em autores sobre o tema perfil de liderança. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa dois tipos de questionários online, utilizando o aplicativo google forms, um direcionado aos oficiais comandantes de companhias e o outro as praças que são integrantes dessas companhias. As interpretações e análises dos dados foram feitas a partir das informações colhidas através das respostas destes questionários. Com isso, foi possível concluir que dentro do 17º batalhão de Guanambi as relações de trabalho ocorrem de maneira participativa, onde os comandantes e comandados trocam informações e interagem para o bom desempenho do serviço policial. Foi perceptível que os oficiais apresentam um perfil democrático, onde prezam pela coletividade do grupo, buscando dar espaço para a exposição das ideias.
- ItemGestão de conflitos e liderança: A Liderança Situacional sob a perspectiva de revistas em quadrinhos.(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-08) Palma, Cassio Bruno Rodrigues Novais da; Santos, Wilson Pereira dos; Silva, João Wilker Aparecido Guimarães da; Neto, José Brilhante de SousaEste trabalho de revisão bibliográfica concentra-se na análise da gestão de conflitos e liderança em contextos organizacionais, com uma abordagem inspirada em histórias em quadrinhos. A pesquisa explora equipes como X-Men e Vingadores, destacando os diferentes estilos de liderança adaptados a diversos cenários e enfatiza a importância de reconhecer e aproveitar as habilidades individuais dos seus membros, promovendo uma cultura de respeito e cooperação. O objetivo central desta pesquisa foi compreender o funcionamento das equipes de super-heróis, utilizando suas dinâmicas para oferecer perspectivas de como aprimorar a gestão de conflitos e liderança nas organizações. Considerando a inevitabilidade dos conflitos e seu impacto no desempenho das organizações, o estudo buscou identificar elementos e estratégias aplicáveis no ambiente corporativo, enfatizando a cooperação e o trabalho em equipe como meios para alcançar resultados excepcionais e atingir os objetivos pretendidos. Uma liderança bem estruturada e alinhada com as práticas contemporâneas foi identificada como fundamental para criar um ambiente organizacional propício à inovação e à resolução de problemas. Os exemplos dos quadrinhos destacaram a importância de adaptar estilos de liderança de acordo com as necessidades dos membros da equipe, ressaltando a flexibilidade para lidar com diferentes tipos de conflitos. As narrativas também realçaram a relevância de promover um ambiente colaborativo para resolver conflitos e fortalecer a coesão das equipes de trabalho. A liderança situacional, ilustrada pelos quadrinhos, propõe um modelo flexível para lidar com conflitos, destacando a importância de compreender o contexto. Reconhecendo a inexistência de uma solução universal para todos os conflitos, essa compreensão permite aos líderes adaptar seus estilos conforme a situação, compreender diferentes perspectivas e satisfazer as necessidades individuais e coletivas da equipe. Isso se revela como uma estratégia eficaz para gerir conflitos e alcançar metas organizacionais, oferecendo uma visão sobre como aprimorar a gestão de conflitos e liderança nas organizações contemporâneas com base na análise das narrativas dos quadrinhos.
- ItemA importância do sistema de informação gerencial na migração de informações para o eSOCIAL nos escritórios de contabilidade de Guanambi, Bahia(2019-09-16) Teixeira, Cleriston Fernandes; Bomfim, Thayná Nunes; Santos, Wilson Pereira dos; Montalvão, Vânia; Sousa, Jussimara de Cássia L.; Oliveira, Flávio Américo F.Com o avanço tecnológico nas diversas esferas da sociedade moderna, criou-se ferramentas que auxiliam à tomada de decisão nas empresas. Uma das grandes mudanças se deu por meio do Sistemas de Informação Gerencial (SIG) que condensa os dados de uma organização, a fim de transformá-los em informações relevantes, facilitando a tomada de decisão. Em conformidade com a era digital, o Governo Federal, com intuito de aprimorar a captação de informações contábeis, trabalhistas, previdenciárias, sociais e fiscais, criou ao longo dos anos diversas plataformas com propósito de desburocratizar e facilitar o acesso à informação. Somente em 2015, englobou em uma única plataforma o envio desses dados, cognominada de eSocial. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo analisar a importância do SIG para os escritórios de contabilidade de Guanambi, Bahia, enquanto ferramenta auxiliadora no processo de migração de dados para o eSocial, bem como apontar as dificuldades enfrentadas por estes após a obrigatoriedade de adesão a esta plataforma. Com o intuito de cumprir com esse objetivo, foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva, uma vez que houve o levantamento bibliográfico de revisão de literatura, através de artigos obtidos na internet, livros, sites governamentais, decretos de leis e portarias, bem como a aplicação de questionário e entrevista, envolvendo 22 escritórios de contabilidade, situadas no município de Guanambi, onde 57,1% das empresas entrevistadas veem benefícios em utilizar o SIG, e 40,9% vislumbram que o eSocial traz melhorias no cumprimento da legislação trabalhista, previdenciária, social e fiscal, acarretando melhorias para os trabalhadores.
- ItemLayout como fator de crescimento nas vendas: um estudo de caso em um supermercado localizado na cidade de Guanambi-Ba(Universidade do do Estado da Bahia , 2023-12-05) Lima, Francyele Lopes Silva; Bomfim, Jade Soares; Silva, João Wilker Aparecido Guimarães da; Santos, Wilson Pereira dos; Bomfim, Antônio RibeiroO layout é um dos principais fatores que influenciam a qualidade e eficiência dos processos produtivos em empresas. Refere-se à forma como os equipamentos, máquinas, materiais e pessoas são dispostos no espaço físico e sua configuração pode afetar diretamente a produtividade, segurança e qualidade dos produtos. Em um mundo globalizado, com um mercado cada vez mais competitivo e exigente, a adoção do layout como estratégia para melhoria do desempenho e lucratividade nas empresas se faz necessária. O presente estudo irá tratar da utilização do layout como estratégia para obtenção de aumento nas vendas de um supermercado localizado no município de Guanambi/BA. Desse modo, objetivou-se identificar de que forma o arranjo físico tem a capacidade de influenciar na decisão de compra de seus consumidores e levar ao crescimento no faturamento. Para tanto, adotou-se como caminho metodológico a realização de estudo de caso, onde os resultados demonstraram que a parceria firmada entre o supermercado Alpha e a Rede Beta criada pelo Sistema Integrado Miranda, foi vantajosa, pois levou a obtenção do crescimento nas vendas em setores importantes, além de proporcionar aos clientes um ambiente moderno, confortável e aconchegante para realização de suas compras.