Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Santos, Veridiane Neri dos"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Aprendendo Matemática com Free Fire: Uma proposta Pedagógica sobre o Cálculo de Distâncias por Meio do Teorema de Pitágoras
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-17) Santos, Veridiane Neri dos; Santos, Alayde Ferreira dos; Araújo, Tânia Maria Cardoso de; Santana, Wagner Ferreira de
    Este artigo objetiva apresentar uma proposta pedagógica que utiliza o jogo eletrônico Free Fire como dispositivo facilitador para o ensino do cálculo de distâncias entre dois pontos, por meio do Teorema de Pitágoras. Busca-se, com ela, engajar os estudantes e promover seu protagonismo no aprendizado da Matemática, explorando o potencial motivador dos jogos eletrônicos no ambiente escolar. Fundamentada em uma abordagem qualitativa, a metodologia inclui a aplicação de uma oficina pedagógica composta por atividades baseadas no contexto do jogo. Durante a oficina, os alunos trabalharão em grupos, utilizando materiais didáticos como mapas do jogo com plano cartesiano traçado, alfinetes e ligas de borracha, para construir triângulos retângulos e aplicar o Teorema de Pitágoras na resolução de desafios contextualizados. O papel do professor é atuar como mediador e observador, ajustando as atividades em tempo real e promovendo discussões significativas. A proposta também prevê a aplicação de instrumentos avaliativos, como questionários iniciais e finais, para compreender os conhecimentos prévios dos estudantes e avaliar os impactos da oficina na motivação, engajamento e protagonismo dos estudantes na aprendizagem dos conceitos matemáticos. Espera-se que essa abordagem contribua para tornar o ensino da Matemática mais atrativo, contextualizado e significativo, conectando o conteúdo curricular ao cotidiano dos alunos e incentivando a participação ativa no processo de aprendizagem.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais