Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Santos, Vanessa Ribeiro dos"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O Lugar da Pedagogia Social na Formação e Práxis de Educadores: um Estudo de Caso
    (2015-02-09) Santos, Vanessa Ribeiro dos; Leiro, Augusto Cesar Rios; Machado, Evelcy Monteiro; Soares, Sandra Regina
    As tensões oriundas dos processos históricos influenciam a realidade brasileira e apontam para a necessidade de discutir a educação, em seu sentido mais amplo, articulando a escola aos processos de formação dos indivíduos como cidadãos e também às comunidades educativas emergentes no país. Tomando como referência o contexto de um projeto socioeducativo desenvolvido em nove municípios baianos, a formação continuada e a práxis dos seus agentes, a pesquisa é delineada com o objetivo principal de compreender como os educadores sociais do Programa de Criança Petrobras expressam a pedagogia social. Nesta perspectiva, insere-se na abordagem descritiva e possui natureza qualitativa. Elege o estudo de caso como propiciador dos caminhos necessários para responder às questões apresentadas, uma vez que este método permite compreender o todo, sem perder de vista as partes que o compõem. As técnicas e os procedimentos de levantamento das informações que constituem o universo metodológico são: a pesquisa documental, o grupo focal e as entrevistas semiestruturadas, sistematizadas pela análise de conteúdo. O presente texto evidencia a natureza e os valores de uma pedagogia social que atravessa e acolhe todos os espaços educativos. No Brasil, esta teoria e ciência vêm sendo construída através da práxis dos seus agentes, e de acordo com as singularidades e as pluralidades dos diferentes contextos. As sínteses do estudo contribuem para ampliar a compreensão sobre a complementaridade destes contextos; reconhecer o trabalho profissional dos educadores e educadoras sociais; e, sobretudo, fortalecer a pedagogia social como estratégia formativa abrangente, crítica e transformadora.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais