Navegando por Autor "Santos, Valdir dos"
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- ItemTrajetórias formativas de jovens estudantes do PROEJA no CEEP PIO XII – Jaguaquara/BA(2020-12-16) Santos, Valdir dos; Silva, José Humberto da; Costa, Patricia Lessa Santos; Fernandes, Andrea da PaixãoO presente estudo tem como objetivo analisar as trajetórias educacionais da juventude trabalhadora que cursa a educação profissional, na modalidade PROEJA, no Centro Estadual de Educação Profissional em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII (CEEP Pio XII). No decorrer do estudo é traçado um perfil da juventude trabalhadora, que permitiu identificar os motivos que conduzem as trajetórias dos jovens aos cursos de Educação Profissional. A pesquisa colaborou também para que pudéssemos entender as contribuições dos cursos de educação profissional, em especial os que são ofertados pelo PROEJA, para as trajetórias de Formação e Trabalho da juventude. A pesquisa de abordagem qualitativa, delineada pela pesquisa exploratória, foi realizada com os discentes do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, do Centro Estadual de Educação Profissional em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII, no município de Jaguaquara-BA. O material de análise foi constituído por pesquisas bibliográficas, documentais e aplicação de questionário. Na coleta da amostragem utilizamos a técnica “bola de neve”, para alcançarmos os estudantes através de seus pares. Na análise, triangulamos os achados da pesquisa com dados oficiais do IBGE e de teóricos como Mészáros (2005), Dayrell (2007), Silva (2012), Arroyo (2017), entre outros. Os resultados obtidos revelaram, dentre outros aspectos, que a juventude trabalhadora do PROEJA é constituída, na maioria, por sujeitos de baixo poder aquisitivo que começaram a trabalhar muito cedo. Esses jovens percebem os cursos técnicos como uma possibilidade para alcançarem seus objetivos profissionais, e o curso que estão realizando tem colaborado para sua formação profissional e cidadã. Dada a relevância desse estudo, apresentamos uma proposta para que os dados aqui analisados sejam compartilhados com os estudantes por meio de podcasts a serem exibidos pelos próprios estudantes em plataformas digitais e nas rádios escolares.