Navegando por Autor "Santos, Ubiraci Carlúcio dos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA história e cultura afro-brasileira no currículo da EJA: sentidos e significados atribuídos por docentes de uma escola da rede estadual de Salvador - BA(2018-04-11) Santos, Ubiraci Carlúcio dos; Costa, Patrícia Lessa Santos; Santos, Carla Liane Nascimento dos; Costa, Graça dos Santos; Santos, Hélio de SouzaO presente estudo teve como objetivo analisar os sentidos e significados atribuídos por Docentes de uma Escola da Rede Estadual de Salvador - BA, localizada no bairro de Águas Claras no munícipio de Salvador, acerca da inserção da história e cultura afro-brasileira no currículo integrado escolar. Para tanto, partimos de alguns questionamentos: Quais são as percepções de professores acerca da inserção da história e cultura afro-brasileira no currículo escolar materializado cotidianamente na EJA? De que modo estas percepções favorecem (ou não) a produção de um currículo racialmente comprometido? Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, por meio do estudo de caso de cunho colaborativo. Foram utilizadas as técnicas da análise documental e as oficinas formativas e investigativas. Este estudo possui grande relevância social, pois está pautado sobre a Lei 10.639/03, que regulamenta o ensino em todos os estabelecimentos da rede pública e privada de educação do Estado brasileiro, incluindo no seu currículo escolar a História e Cultura Afro-Brasileira e Africanas. Os resultados sinalizam que estamos bem amparados sob o ponto de vista da legislação sobre educação para relações étnico-raciais. As oficinas formativas e investigativas atingiram o seu propósito inicial, que era investigar quais eram as percepções de professores acerca da inserção da história e cultura afro-brasileira no currículo escolar, materializado cotidianamente na EJA. Notou-se uma preocupação latente por parte dos docentes para com a questão racial no seu fazer pedagógico na EJA, mesmo que de forma ainda artesanal, ou seja, sem grandes acessos aos teóricos ou uma melhor formação. Fica evidente nos discursos que os mesmos trazem saberes e experiências, que de certa forma colaboram para que, de maneira germinativa, a diversidade venha sendo contemplada de forma individual pelos docentes. É necessário que a escola trabalhe projetos anuais, transversais, transdisciplinares, interdisciplinares e invista na formação dos professores, para que os resultados pretendidos com a implementação da lei 10.639/03 sejam atingidos.