Navegando por Autor "Santos, Trícia Souto"
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- ItemComparando modelos para previsão em séries temporais aplicados nos dispositivos moveis(Universidade do Estado da Bahia, 2013-12-13) Abreu, Raul Cezar Costa de; Boratto, Murilo do Carmo; Santos, Trícia Souto; Lessa, IvanAtualmente nos dispositivos m´oveis percebe-se uma escassa oferta de energia, além de demandas cada vez maiores por parte dos diversos componentes de hardware e software embarcados. Estes componentes internos evoluíram vertiginosamente com exceção das baterias, que freiam o avanço tecnológico destes aparelhos. Devido a diversidade de ambientes e usuários, soluções que visam diminuir a demanda energética nestes dispositivos precisam ser adaptáveis através do reconhecimento e previsão do padrão de uso. Modelos de séries temporais são ferramentas clássicas para solucionar problemas que envolvem previsão, porém apesar de ser uma ´área bastante estudada, são poucos os trabalhos relacionados `a dispositivos m´oveis. Devido a diversidade de métodos para previsão de séries temporais e a escassez de trabalhos semelhantes, este trabalho propõe a comparação de m´métodos clássicos para previsão em séries temporais executando em dispositivos m´oveis. Estes testes comparativos demonstraram que os m´métodos propostos são aplicáveis computacionalmente nos dispositivos m´oveis, porém devido a natureza não estacionária de algumas séries ou períodos destas, em termos de precisão somente 27,5% das previsões tiveram erro abaixo dos 120 minutos, mostrando que estes m´métodos de previsão mais simplórios podem não servir para a maioria das soluções relacionadas a otimização energética e padrão de uso em dispositivos móveis.
- ItemCONFIN-RBC: Sistema de apoio a decisão baseado em casos para apoio à consultoria financeira.(Universidade do Estado da Bahia, 2012-09-04) Vidal Filho, Henrique Thadeu do Nascimento; Oliveira, Grinaldo Lopes de; Santos, Trícia SoutoEste trabalho tem por intuito apresentar uma solução otimizada para o processo de análise e tomada de decisões na consultoria financeira pessoal mediante utilização de técnicas de Inteligência Artificial. Através da realização de um estudo a respeito da técnica de Raciocínio Baseado em Casos (RBC) e da aplicação desta técnica ao processo de análise financeira pessoal, propõe se uma maior padronização e reutilização de soluções previamente realizadas, sugeridas a partir de cálculos de similaridade. Como resultado será apresentado um protótipo de aplicação de apoio à decisão, utilizado para verificação do impacto dessa solução ao ciclo natural da consultoria financeira pessoal.
- ItemFAJ - Framework de Jogos para a alataforma android(Universidade do Estado da Bahia, 2012-04-08) Costa Junior, Marcos Cezar Mendes da; Jorge, Eduardo Manuel de Freitas; Mascarenhas, Ana Patrícia Fontes Magalhães; Santos, Trícia SoutoO cenário de jogos na plataforma Android ´e um ambiente competitivo, onde existe uma variedade de jogos surgindo todos os dias. Para que os desenvolvedores consigam entregar suas aplicações dentro do time-to-market é necessário o uso de ferramentas que possibilitem ciclos de desenvolvimentos mais ágeis. Este projeto propõe um Framework denominado FAJ com o objetivo de facilitar a construção de Jogos para a plataforma Android permitindo maior agilidade para o usuário desenvolvedor e menor esforço de codificação No FAJ adotam-se princípios de convenção sobre configuração como estratégia para o ganho de agilidade. Para isso, foram empregadas metodologias e técnicas como Feature-Oriented Domain Analisys, Hot-Spot-Driven Framework Development, Interfaces fluentes, Anotações com Reflexões e Padrões de Projeto. Buscando a análise da eficácia do FAJ, foi realizada uma validção baseada em SLOC Source Lines of Code nos códigos de exemplo da AndEngine adaptados com a estrutura do FAJ. Os resultados obtidos seguindo a métrica SLOC comprovam do ponto de vista de linhas de código que houve ganhos de produtividade da ordem de 45,81%.
- ItemGenGame: associação do uso de fábrica de aplicativos com geradores de código para games em dispositivos móveis(UNEB, 2016-06-06) Araújo, Arthur Santos de; Jorge, Eduardo Manuel de Freitas; Lenz, Alexandre Rafael; Santos, Trícia SoutoA área dos dispositivos móveis tem crescido exponencialmente nos últimos anos e um seguimento neste contexto que vem se destacando é o de jogos. No entanto, o desenvolvimento de um jogo mobile é algo complexo e muitas vezes custoso. O mercado possui uma alta demanda imediatista destes, fazendo com que cada vez mais seja necessário otimizar os métodos de desenvolvimento, resultando normalmente na redução do ciclo de criação e no custo do projeto. O presente trabalho propõe a especificação e construção de um gerador de código para jogos em dispositivos móveis que segue a linha de uma fábrica de aplicativos, chamado de GenGame. Solução esta que permite a personalização inicial por parte do usuário e gera o código do projeto já customizado na plataforma Android. Para validação e verificação da solução proposta foram construídos dois jogos denominados Terra do Gelo - Tiro e Terra do Gelo - Locomover.
- ItemProcesso de desenvolvimento de software para projetos super ágeis(UNEB, 2016-06-10) Cerqueira, Marília Moraes Brito; Jorge, Eduardo Manuel de Freitas; Santos, Trícia SoutoO crescimento da economia criativa, a elevada demanda por aplicativos móveis e a necessidade de rápida disponibilização do produto para os clientes estimulam o aparecimento de projetos com ciclo de vida de alguns dias, denominados super ágeis. Estes projetos abrangem os projetos de inovação com ênfase em aplicativos mobile, elaboração de provas de conceito ou outros projetos que normalmente são desenvolvidos por startups e empresas. No entanto, através da elaboração de uma revisão sistemática, percebeu-se que as pesquisas, na área de processos super ágeis de desenvolvimento de software, ainda se encontram em estágios iniciais, talvez por ser um problema recente enfrentado por empresas e startups. Com isso, o objetivo desta pesquisa foi analisar o nível de aderência de métodos ágeis para projetos denominados super ágeis. Além disso, foi proposto um processo de desenvolvimento de software baseado nos métodos e metodologias ágeis Scrum, XP, Kanban e Design Sprint, para atender às características de projetos que possuam ciclos curtos chegando a uma duração de tempo de até duas semanas. Integrou-se neste processo técnicas, práticas e métodos no estado da arte da Engenharia de Software que apoiam projetos nesse domínio, como a integração contínua, planejamento em ondas sucessivas, prototipação, corrente crítica, reuso e linha de produto de software.
- ItemProposta de indicadores de acompanhamento de egressos para o Curso de Sistemas de Informação da UNEB(Universidade do Estado da Bahia, 2017-07-07) Santos, Raylan Souza dos; Santos, Trícia Souto; Jorge, Eduardo Freitas; Atta, Antônio Carlos FontesEste trabalho apresenta um conjunto de indicadores de acompanhamento de egressos, com vistas a auxiliar a proposição de melhorias dos cursos de Sistemas de Informação (SI). Tais indicadores foram extraídos através de uma análise das competências e habilidades citadas nos documentos oficiais do Ministério da Educação (MEC) e da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) quando da definição do perfil do egresso para cursos de SI e de entrevistas com profissionais que lidam com a contratação de profissionais de TI em empresas privadas de Salvador. Este trabalho inclui a construção de um data warehouse com informações sobre os egressos do curso de SI da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), além do fornecimento de uma ferramenta analítica de consulta para realizar o cruzamento dos dados levantados, com a possibilidade de visualização e apreciação das informações. Para efeito de testes e validação do modelo proposto, foi gerado um relatório com a análise dos resultados e enviado para o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de SI da UNEB, que, sob sua ótica, avaliou o modelo construído. Os resultados obtidos apontam para uma aprovação parcial de 60% dos entrevistados e aprovação total de 40% - relativo ao conjunto de indicadores proposto, assim como, o modelo computacional apresentado foi aprovado parcialmente por 80% dos entrevistados e totalmente por 20%, não havendo avaliações negativas.
- ItemSegurança da informação em sistemas críticos: o caso do gerenciamento de plano de voo no âmbito do DTCEA-SV(Universidade do Estado da Bahia, 2011-07-25) Dias, Sandro Bonfim Alcântara; Santos, Trícia Souto; Cerqueira, Antônio Marcos Brito deCom o advento de novas tecnologias e o aumento cada vez maior da conectividade entre as máquinas, se tornou fundamental a proteção dos dados e dos sistemas, visando a segurança da informação. Os procedimentos para o armazenamento, tráfego ou disponibilidade da informação, bem como o ambiente que o cerca, possuem influência vital neste objetivo, pois a ocorrência de falhas no processo ou a existência de vulnerabilidades não observadas podem ocasionar sérios danos materiais, morais ou até mesmo perdas de vidas humanas. Sendo assim, este trabalho foi desenvolvido a partir de observações realizadas no Destacamento de Controle de Tráfego Aéreo de Salvador, referentes ao tratamento dos dados e das informações no sistema crítico de gerenciamento de Plano de Voo, visando solucionar problemas detectados sob o ponto de vista dos princípios de segurança da informação, e propondo melhorias no contexto atual quanto a aspectos físicos, aspectos lógicos e procedimentos realizados.
- ItemTécnicas heurísticas aplicadas na otimização de um modelo híbrido de computação paralela(Universidade do Estado da Bahia, 2013-12-13) Ferreira, Thomas Magnum de S.; Boratto, Murilo do Carmo; Santos, Trícia Souto; Barreto, Marcos EnnesNa computação de alto desempenho existem sistemas paralelos que utilizam uma abordagem híbrida, associando CPUs com múltiplos núcleos a unidades de processamento gráfico (GPU) para processarem informações simultaneamente. Mas para explorar o máximo desta plataforma é preciso adaptar a aplicação paralela ao ambiente utilizado. As ferramentas de auto-otimização são um meio automatizado de adaptar um determinado software a uma arquitetura. Antes de realizar essa adaptação, normalmente é realizada uma busca empírica por valores ótimos para parâmetros específicos da aplicação, a fim de ajustá-la às características do hardware. A busca no espaço de otimização pode ser feita através de uma busca exaustiva, a qual se aplica todas as possibilidades de otimização dentro do espaço de busca. Nesta abordagem, dependendo da quantidade de combinações, o espaço de busca pode tornar a adaptação inviável em relação ao tempo de execução do algoritmo. Uma forma de diminuir o espaço de busca e viabilizar as adaptações é realizar buscas baseadas em heurísticas. Nesta pesquisa serão apresentadas funções heurísticas que reduzem o espaço de busca e apresentam um custo computacional menor do que o método tradicional de busca exaustiva.
- ItemUm algoritmo genético para otimização do processo de perfuração de placas de circuito impresso(Universidade do Estado da Bahia, 2011-09-30) Machado, Bartira de Oliveira Sena; Amorim, Cláudio Alves de; Santos, Trícia Souto; Celedón, Julian Hermógenes QuezadaEste trabalho tem por fim apresentar uma solução aproximada do problema do caixeiro viajante com o intuito de otimizar o processo de perfuração de placas de circuito impresso pela redução do comprimento da rota a ser percorrida pela broca. Para tal, foi elaborado um algoritmo genético híbrido combinando heurísticas de construção (Heurística de Savings) e otimização de rotas (RemoveSharp e LocalOpt) a uma variação do operador de crossover Edge Recombination e um operador de mutação (Shuffling). Este trabalho inclui, ainda, as análises da importância da variabilidade genética na população de um algoritmo genético e dos efeitos da preservação das “subrotas comuns” a dois cromossomos no operador Edge Recombination. Para efeito de teste e validação do algoritmo elaborado, foram utilizadas as instâncias d198, a228 e pcb442 da TSPLIB que representam modelos de placas de circuito impresso. Os resultados obtidos foram comparados com outros algoritmos presentes na literatura comprovando a eficiência do algoritmo implementado, com uma variação de até 3,4% da solução ótima para cada uma das instâncias.
- ItemUm estudo de caso de aplicação de mineração de dados no processo de descoberta de conhecimento em histórico de acessos de uma portal web.(Universidade do Estado da Bahia, 2011-07-18) Silva, Vitor José Pinho da; Oliveira, Grinaldo Lopes de; Jorge, Eduardo Manuel de Freitas; Santos, Trícia SoutoAs instituições presentes na internet dispõem de muitas informações sobre os acessos realizados nos seus sites. No entanto, devido ao grande volume de acessos, a análise desses dados exige a utilização de ferramentas e metodologias apropriadas. Este trabalho tem por objetivo realizar um estudo de caso de aplicação de mineração de dados no processo de descoberta de conhecimento em bases de dados (KDD) na web, de forma a otimizar os resultados quanto à relevância e utilidade da informação.
- ItemUm modelo OLAP para acompanhamento da avaliação processual no ensino a distância(Universidade do Estado da Bahia, 2016-06-06) Santos, Fabiane Santana dos; Santos, Trícia Souto; Cerqueira, Antônio Marcos Brito de; Mascarenhas, Ana Patrícia MagalhãesEmbora a quantidade de matrículas EAD esteja conquistando progressivo crescimento, na sociedade ainda há desconfiança quanto a sua qualidade, dessa forma é necessário o uso de técnicas que garantam a confiabilidade do ensino. Adequado a esse cenário, surge o conceito de Avaliação Processual, que visa o acompanhamento do aluno e de seu aprendizado, para que sejam realizadas retroalimentações que permitam o seu progresso. Entretanto, a Avaliação Processual exige algumas informações que não são exibidas ou são de difícil leitura nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem, como o MOODLE. No presente trabalho foram levantados os indicadores que os professores, tutores e coordenadores julgam necessários para a Avaliação Processual e desenvolvido um modelo OLAP que permite aos docentes obter essas informações de forma simples e rápida, podendo visualizar quais os grupos de alunos possuem um desempenho que não está de acordo com o esperado e reorientar a metodologia de ensino. Na validação, onde ocorreu a apresentação aos profissionais de educação, os gráficos obtiveram avaliação positiva tanto para auxiliar o acompanhamento da turma quanto os alunos individualmente, sendo avaliado como contributivo no processo de ensino-aprendizagem.
- ItemUsabilidade de interfaces para caixas eletrônicos utilizando senhas gráficas(Universidade do Estado da Bahia, 2013-01-05) Silva, Nicole Príncipe Carneiro da; Amorim, Cláudio Alves de; Santos, Trícia Souto; Lessa, Ivan de MattosCom o crescimento da economia e o desenvolvimento tecnológico, os bancos estão investindo cada vez mais na automatização de seus serviços. Existem terminais de autoatendimento instalados em lugares de grande circulação pública, com os principais serviços disponíveis, a fim de atender ao crescente número de clientes. No entanto, algumas pessoas ainda apresentam resistência, dificuldade e insegurança durante o uso desses equipamentos. Uma das dificuldades encontradas pelos clientes dos bancos é a memorização e manipulação das senhas nos caixas eletrônicos. Este trabalho propõe uma avaliação das atuais interfaces do autoatendimento em comparação a uma interface nova, que utilize senhas gráficas em vez de senhas alfanuméricas, a partir dos conceitos da usabilidade. O método utilizado contemplou a realização de testes de interfaces com usuários de diferentes idades e grau de instrução e avaliação das interfaces propostas baseadas nos resultados.
- ItemUso de Design Thinking na detecção de funcionalidades desejáveis para ferramentas de gerenciamento de arquivos(Universidade do Estado da Bahia, 2016-11-06) Silva, Kelly Bregonci; Jorge, Eduardo Manuel de Freitas; Santos, Trícia Souto; Lenz, Alexandre RafaelEm meio a um mundo globalizado, onde com o advento da internet as informações fluem de maneira rápida, as pessoas têm armazenado cada vez mais informações em seus computadores e dispositivos móveis. Diante disso é crescente a necessidade de ferramentas que auxiliem os usuários no processo de recuperar essas informações armazenadas de forma simples e intuitiva. Essa pesquisa tem como objetivo detectar funcionalidades desejáveis para ferramentas de gerenciamento de arquivos tendo como norte a utilização de uma técnica que foca na interação entre usuários e desenvolvedores e usuários e o sistema. Foi utilizado o design thinking (DT) a fim de verificar as necessidades e desejos dos usuários no que tange a utilização de ferramentas de gerenciamento, a partir das informações coletadas foi elaborado um protótipo que foi avaliado tendo conceitos de usabilidade como critérios para a análise. A partir dos resultados obtidos com essa avaliação o protótipo foi refinado e reavaliado. Os resultados obtidos nessa pesquisa apontam para a validade da utilização do design thinking e usabilidade na concepção de sistemas, visto que atinge o objetivo de entender o usuário e disponibilizar o que eles necessitam.
- ItemUso de design thinking na detecção de funcionalidades desejáveis para ferramentas de gerenciamento de arquivos(UNEB, 2026-06-06) Silva, Kelly Bregonci; Jorge, Eduardo Manuel de Freitas; Santos, Trícia Souto; Lenz, Alexandre RafaelEm meio a um mundo globalizado, onde com o advento da internet as informações fluem de maneira rápida, as pessoas têm armazenado cada vez mais informações em seus computadores e dispositivos móveis. Diante disso é crescente a necessidade de ferramentas que auxiliem os usuários no processo de recuperar essas informações armazenadas de forma simples e intuitiva. Essa pesquisa tem como objetivo detectar funcionalidades desejáveis para ferramentas de gerenciamento de arquivos tendo como norte a utilização de uma técnica que foca na interação entre usuários e desenvolvedores e usuários e o sistema. Foi utilizado o design thinking (DT) a fim de verificar as necessidades e desejos dos usuários no que tange a utilização de ferramentas de gerenciamento, a partir das informações coletadas foi elaborado um protótipo que foi avaliado tendo conceitos de usabilidade como critérios para a análise. A partir dos resultados obtidos com essa avaliação o protótipo foi refinado e reavaliado. Os resultados obtidos nessa pesquisa apontam para a validade da utilização do design thinking e usabilidade na concepção de sistemas, visto que atinge o objetivo de entender o usuário e disponibilizar o que eles necessitam.