Navegando por Autor "Santos, Thais Maia dos"
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- ItemA linguagem que navega nesse infomar: letramentos multi-hipermidiáticos na formação inicial docente em língua portuguesa(2020-05-14) Santos, Thais Maia dos; Silva, Obdália Santana Ferraz; Boas, Fabíola Silva de Oliveira Vilas; Anecleto, Úrsula CunhaConsiderando o contexto da cultura digital e seus desafios, esta pesquisa teve por objetivo compreender como a formação inicial tem contribuído para os letramentos multihipermidiáticos dos futuros professores de Língua Portuguesa. Para tanto, tomamos como locus de interações socioculturais e pedagógicas o curso de Letras – Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa, do Departamento de Ciências Humanas, da Universidade do Estado da Bahia, Campus I (UNEB). Os sujeitos foram os graduandos do referido curso, que se matricularam, no semestre 2019.2 na disciplina Prática Pedagógica III. Como base metodológica, este estudo ancorou-se nas seguintes abordagens: etnometodologia (GARFINKEL, 1967; COULON, 1995); pesquisa Colaborativa (DESGAGNÉ, 2007; IBIAPINA, 2008); e Análise textual discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2006). Serviram de embasamento teórico os percursos conceituais e principais referências sobre letramentos (KLEIMAN, 2008; ROJO, 2009; SOARES, 1999); letramentos sociais (STREET, 2014); Pedagogia dos Multiletramentos (GNL, 1996); multiletramentos (SILVA; ANECLETO, 2018; ROJO; MOURA, 2012); letramentos digitais (SANTAELLA, 2012), letramentos digitais críticos (MONTE MOR, 2015); letramentos multi-hipermidiáticos (LEMKE, 2010; SIGNORINI, 2011), formação docente (IMBERNON, 2000; TARDIF, 2010; NÓVOA, 1992; GATTI, 2010); formação docente na cibercultura (SANTOS, 2005), entre outros. As proposições deste estudo contemplam uma análise crítico-reflexiva de como a formação docente em Língua Portuguesa pode valorizar uma abordagem multiculturalista, reconhecendo as diferentes culturas que estão presentes na sala de aula, além das concepções que perpassam as relações entre os sujeitos, no espaço escolar, de modo que, a partir de situações concretas e práticas situadas, possamos colaborar com a formação de professores que incentivem os alunos às produções autorais e críticas, no contexto da cultura digital; portanto, não somente consumidores das mídias de massa, mas autores, aptos para o uso social das diversas linguagens que navegam nesse infomar.