Navegando por Autor "Santos, Thaís Nascimento Santana"
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- ItemAnálise das ambiguidades lexicais e sintáticas na construção dos sentidos das tirinhas Mafalda(2012) Bezerra, Sara Jane Matos; Andrade, Luciano Siqueira; Santos, Thaís Nascimento Santana; Silva, Geysa Andrade daEste trabalho pretende considerar, à luz dos estudos sobre a semântica lexical, as ambiguidades lexicais e sintáticas na construção dos sentidos das tirinhas Mafalda, para compreender como o implícito atende à necessidade do autor do gênero em análise. Também, observa como este fenômeno vem sendo utilizado nos vestibulares, exames nacionais e livros didáticos: se acionam o posicionamento crítico dos estudantes ou se, simplesmente, os limita à assimilação de conteúdos linguísticos. Procura propor uma nova abordagem de ensino da língua materna, uma que vise, no contato com este gênero textual, abordar os diferentes aspectos discursivos presentes no mesmo.
- ItemGêneros textuais e multimodalidade: a linguagem verbal e imagética na interpretação de questões do ENEM(2013-07-24) Silva, Maiane Borges da; Santos, Thaís Nascimento Santana; Santos, Thaís Nascimento SantanaPodemos observar que, na sociedade atual, diversos gêneros textuais estão vinculados à linguagem verbal ou imagética, estes em sintonia com o que chamamos de multimodalidade. Como se sabe, os gêneros textuais existem pela sua funcionalidade significativa em serviço da atuação humana, sendo essencial para o processo comunicativo através das diversas formas de comunicação falada ou escrita por meio de um texto. Desta forma, a compreensão textual deve partir da consideração da existência dos elementos multimodais nos gêneros, onde todos exercem seu papel de atribuir sentidos. Para o ensino de língua, os docentes adquirem o compromisso de incentivar o sujeito a adquirir critérios capazes de proporcionar resultados satisfatórios e condizentes a necessidade de produzir sentido ao ato de ler. Diante disto, este trabalho tem como proposta analisar como os conceitos sobre gêneros estão formalizados nas questões do ENEM (2010 e 2011) em Língua Portuguesa, considerando os textos imagético-verbais para o entendimento e resolução dessas questões. A pesquisa buscou aportes teóricos em Mascuschi (2008), Dionísio (2011), Bakhtin (1997), Hoffman (2003), Luckesi (1984), Trivinos (1987), Demo (1997), entre outros, e utilizou como paradigma da pesquisa a abordagem qualitativa realizada através de uma análise documental feita a partir de algumas questões do ENEM dos anos 2010/2011. Ao encontrarmos o objetivo proposto, por meio da análise de identificar os textos imagético-verbais nas questões do ENEM, pudemos entender que os signos verbais e visuais trazem um indicativo que contribui para uma melhor compreensão do enunciado no momento de responder às questões.
- ItemO lugar da multimodalidade em livros didáticos de língua portuguesa: articulação entre o verbal e o visual(2013) Andrade, Janete Maria de; Santos, Thaís Nascimento Santana; Penha, Graciélia; Alves, Valéria Rios OliveiraAtualmente estamos vivenciando um grande crescimento da tecnologia, em especial, da internet, e com isso, novas formas de interação têm sido impostas ao homem moderno, inclusive no espaço escolar. Apesar dos diversos recursos tecnológicos de que a escola dispõe nos dias atuais, como televisão, computador, DVD, datashow entre outros, o livro didático (LD) ainda ocupa um lugar de destaque no ambiente escolar, devido a sua importante função na construção dos conhecimentos. Por isso, procuramos analisar o trabalho desenvolvido com os gêneros que congregam as linguagens verbal e visual, presentes nos livros didáticos de Língua Portuguesa. Nosso objetivo foi o de investigar quais textos visuais são mais recorrentes na seção de atividades e verificar com quais funções são utilizados nos exercícios e como se articulam essas duas linguagens. Elegemos para compor o corpus da nossa pesquisa, dois livros didáticos de 6ª série do Ensino Fundamental II de Língua Portuguesa. Para tal, recorremos aos pressupostos teóricos sobre gêneros textuais, ensino de língua, texto e multimodalidade e a importância do livro didático como apoio prioritário ao professor e ao aluno em sala de aula para construção do conhecimento. Com intenção de selecionarmos as categorias de análise utilizadas para compreensão das funções dos gêneros visuais/multimodais encontrados nas seções de atividades e da articulação entre as linguagens verbais e visuais. Trata-se de uma pesquisa de análise documental de abordagem qualitativa. A partir da análise dos dados verificamos que os textos visuais compõem a seção de atividades dos dois LDs analisados. Essa informação revela que os LDs têm introduzido cada vez mais os textos visuais, comprovando assim, que estes estão em conformidade com outros recursos usados pela escola para auxiliar o processo de construção do conhecimento. No que diz respeito à utilização dos textos visuais na seção de atividade dos LDs analisados, verificamos que os gêneros tira, anúncio, fotografia e charge foram os gêneros mais recorrentes. Além desses gêneros, verificamos também que outros textos visuais foram encontrados nos dois livros analisados, servindo como apoio para resolução dos exercícios.
- ItemOs novos suportes de leitura na era digital no distrito de Junco, Jacobina-Ba(2018-03-01) Cruz, Alane Neila Oliveira da; Oliveira, Edinoelson da Silva Oliveira; Silva, Patrícia Vilela da; Santos, Thaís Nascimento Santana; Nunes, Rodrigo dos ReisO presente estudo pretendeu investigar a apropriação dos novos suportes de leitura na geração cibernética e contribuições dos mesmos à constituição do leitor, no distrito de Junco, município de Jacobina, Bahia. Para isso, buscou-se compreender quais os espaços, no distrito, em que mais circulam os novos suportes de leitura digital; quais os gêneros mais lidos nesse universo cibernético; em que medida os suportes digitais facilitam ou dificultam a apropriação de textos diversos pelos leitores da contemporaneidade; qual o perfil do leitor inserido nessa cibercultura e a importância e valor atribuído à leitura digital naquela localidade. Considerando-se que a rede de suportes digitais atrai leitores, subtende-se que esse tipo de ferramenta pode ser um objeto importante para o estudo da leitura. Sendo assim, foram tomados como aporte teórico os estudos de Almeida (2011), Barbosa (2010), Buzato (2009); Bellei (2002), Chartier (1945, 1999), Delgadillo (2002), Fagundes e Hoffmann (2008), Fischer (2006), Gomes (2002), Gomes (2011), Higounet (2003), Marcuschi (2003; 2010), Lemos (1997), Lévy (1999), Pinheiro (2014), Rojo (2009;2014) e Santos (2006) enfatizando a evolução dos suportes e a história da escrita e leitura, os gêneros digitais, hipertextos e a leitura na era digital. A abordagem metodológica adotada foi a pesquisa qualitativa, através de um estudo de campo, onde os dados foram coletados por meio de questionários, entrevistas e formulário, cujos sujeitos da pesquisa foram os moradores do distrito, selecionados de forma aleatória, frequentadores da lan house e do infocentro, bem como professores das escolas e representantes das empresas responsáveis pela transmissão da internet. Diante deste estudo e a partir da análise dos dados coletados, verificamos a predominância de gêneros textuais como literatura, noticiários e atualidades; suportes digitais como Smartphones em todos os espaços; gêneros digitais tais quais e-mails, chats e blogs acessados pela população em geral, bem como pelos internautas do infocentro; de igual modo, a funcionalidade da internet como acesso à informação e comunicação e o perfil desse sujeito leitor que se faz nesta geração cibernética.
- ItemO regionalismo e a intertextualidade: um paralelo entre Os óculos e Vidas Secas(2013-12-10) Araújo, Cláudia Farias dos Santos; Luz, Poliana Almeida da; Menezes, Adriano A; Barreto, Maria Iraídes da Silva; Santos, Thaís Nascimento SantanaO regionalismo literário está ligado à análise de uma determinada região que pode focar tanto as questões culturais, linguísticas, quanto as geográficas. Na década de trinta a Literatura Regionalista ganha força com a colaboração de autores como Rachel de Queiroz, José Lins do Rego e Graciliano Ramos, considerados como a maturidade da nossa ficção literária. As obras deste período objetivavam denunciar os problemas sócio-políticos do Nordeste. Atualmente, autores contemporâneos ainda se inspiram nos temas difundidos pelo movimento que colocou em cena os problemas da sociedade rural do Brasil. O presente trabalho, de cunho bibliográfico, objetiva analisar o romance Os Óculos de Aloísio Sales Queiroz, buscando características do Regionalismo ao fazer uma relação com o romance de trinta. Propõe ainda investigar relações de intertextualidade fazendo um paralelo entre as obras Os Óculos e Vidas Secas de Graciliano Ramos. Sendo que a intertextualidade não é um simples processo textual que se isola no discurso. Ela trata o texto com uma comunhão discursiva, onde o texto novo surge a partir da absorção e da transformação de um texto anterior. É um diálogo entre textos, nos seus processos de reprodução, construção ou transformação de sentido. Para o desenvolvimento da pesquisa nos fundamentamos nos seguintes estudiosos: Albuquerque Jr. (2001), Marscuschi (2008), Cardoso (2001), Koch (2000), entre outros.
- ItemAs relações Multimodais nos Compartilhamentos feitos pelos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio no Facebook.(2013-12-15) Silva, Georgton Anderson da; Santos, Michelle Alves dos; Santos, Thaís Nascimento Santana; Penha, Graciélia Novaes da; Barreto, Iraídes da SilvaA partir do desenvolvimento global a tecnologia começou a ser inserida no cotidiano, fazendo com que as informações chegassem de forma instantânea por meio do computador e das ferramentas disponíveis na internet. Dessa forma, os relacionamentos passaram a ocorrer também de forma virtual e nesse contexto tecnológico, surgem às redes sociais. Considerando essas novas propostas de linguagem que circulam no cenário do século XXI, este trabalho monográfico discute a importância do uso dessas redes sociais, (facebook), como recurso no processo ensino/aprendizagem, tendo por objetivo refletir a importância das mesmas, no sentido de favorecer um aprendizado crítico, analítico e participativo. Levando em consideração o discurso multimodal que se faz presente nas publicações e compartilhamentos dos seus usuários, o facebook, rede em expansão e rica em gêneros textuais, contém ferramentas interativas e sociais que torna possível a produção de informação coletiva através das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Para o desenvolvimento deste trabalho, utilizamos como base para fundamentação teórica Bakhtin (1997), Marcuschi (2003, 2005 e2008), Dionísio (2005 e 2011), (2006), Mayer (2001), Moran (2012) dentre outros. O método de pesquisa adotado baseou-se em: levantamento bibliográfico, observações, coleta de dados in lócus e análise dos dados coletados. As Redes Sociais fazem parte de um novo contexto em que, estão sendo cada vez mais utilizadas nas diversas áreas, inclusive, na educação. Vale ressaltar também que ao desenvolvermos esse trabalho estaremos contribuindo na diversificação das práticas pedagógicas, a fim de acrescentar força à discussão já existente.