Navegando por Autor "Santos, Sirlaine Pereira Nascimento dos"
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- ItemPolítica de educação digital e formação docente: um estudo sobre as práticas pedagógicas (multi)letradas no munícipio de Salvador-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2023-08-28) Santos, Sirlaine Pereira Nascimento dos; Silva, Obdália Santana Ferraz; Marques, José Antônio Moreira; Macedo, Roberto Sidnei Alves; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Hetkowski, Tania MariaEste estudo tem como objetivo compreender como as propostas formativas do Programa Educação Digital contribuem para potencializar as práticas pedagógicas integradas pelas tecnologias digitais, no munícipio de Salvador – BA. Propõe-se uma investigação dos aspectos relacionados às políticas públicas de formação docente, de modo a mobilizar o coletivo para a reflexão sobre a implementação das iniciativas governamentais, envolvendo tecnologias digitais e educação, considerando o contexto de influência, contexto de prática e sua transformação, especialmente no munícipio de Salvador-BA. Nesse sentido, emerge a problemática que norteia o presente estudo: Como as ações formativas propostas pelo Programa Educação Digital contribuem para potencializar as práticas pedagógicas integradas às tecnologias digitais, no município de Salvador-BA? A evolução tecnológica e sua influência na sociedade contemporânea têm exigido da educação atitudes mais ativas e críticas, em relação ao uso das tecnologias digitais na sala de aula, faz-se necessária a implementação de políticas públicas educacionais como condição necessária ao desenvolvimento de um projeto de formação docente voltado para a melhoria das práticas pedagógicas dos/as professores/as da Rede Pública Municipal de Ensino de Salvador-BA. Os constructos teóricos-conceituais que ancoram as discussões, neste estudo, versam sobre Políticas Públicas, Formação docente, Tecnologias Digitais, Prática Pedagógica e Pedagogia dos Multiletramentos. Trata-se de uma pesquisa de campo, cuja base epistemológica é etnopesquisa-formação, uma vertente que se insere em uma abordagem qualitativa. Utilizou-se como dispositivos de pesquisa o questionário online, a entrevista, a roda de conversas online e o diário de campo além de análise documental. As análises e interpretação deste estudo indicam que as políticas públicas educacionais que incorporam os princípios dos multiletramentos reconhecem a complexidade do mundo atual e a necessidade de preparar os alunos para a cidadania global. Incorporar a pedagogia dos multiletramentos nas práticas pedagógicas significa reconhecer a interconexão entre cultura, linguagem e tecnologia. A implementação eficaz dessas políticas requer uma abordagem holística, considerando as mudanças no currículo, a formação de professores, a equidade, a avaliação e as comunidades. Portanto, trata-se de um processo complexo que demanda uma visão mais dinâmica e interativa que considere as instituições, as inter-relações entre Estado, política, economia e sociedade, que implica levar em conta os sujeitos, as ideologias, os interesses, as culturas. Entende-se, desse modo, políticas públicas como ações plurais, como atos de multiletramentos. Partindo desse ponto de vista, infere-se que o Programa de Educação Digital tem iniciativas que contribuem com os/as docentes nos desafios encontrados para a integração das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas. Todavia, tais ações são insuficientes para que a política pública seja efetivada integralmente na Rede. É necessário que a SMED registre/atualize/documente a política de inclusão das tecnologias educacionais, a Educação Digital, sistematizando a concepção adotada pela rede, numa perspectiva de formação mais humana e contextualizada, assegurando que as tecnologias digitais se constituam em processos mediadores da aprendizagem, que possam ampliar e aprimorar a prática pedagógica, a partir de ações formativas que envolvam práticas multiletradas, situadas e, portanto, significativas, que contribuam para o exercício da cidadania, tanto por partes dos/as professores/as, quanto por parte de seus/uas alunos/as.
- ItemPráxis pedagógica na perspectiva dos multiletramentos: Possibilidades e desafios nos anos iniciais do Ensino Fundamental(2016-10-07) Santos, Sirlaine Pereira Nascimento dos; Silva, Obdália Santana Ferraz; Araujo, Liane Castro de; Xavier, Antonio Carlos dos Santos; Alves, Lynn Rosalina GamaO presente estudo objetiva analisar as práticas de multiletramentos que professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental tem (ou não têm) desenvolvido em sua práxis pedagógica, visando compreender e discutir os desafios por eles enfrentados. Sendo o professor sujeito que interage com os alunos, buscando, juntos, ressignificar e (re)construir concepções e práticas pedagógicas, precisa contemplar, em seu projeto de ensino, os desafios que a cultura digital propõe, principalmente, no que tange às práticas sociais de leitura e de escrita, que exigem do professor, que atua no contexto da cibercultura, das tecnologias digitais, o trabalho com a linguagem, a partir de seus usos sociais, envolvendo a convergência de diversos gêneros multimodais e multissemióticos, produzidos, colaborativamente, em rede. Trata-se da pedagogia dos multiletramentos, que diz respeito à multiplicidade – cultural e semiótica – de práticas letradas da nossa sociedade. A abordagem metodológica escolhida para a condução deste estudo foi a pesquisa colaborativa. O ato de pesquisar colaborativamente acontece a partir da mediação dos pesquisadores que aprendem e constroem o percurso juntamente com os partícipes, sendo, portanto, as duas partes atores e autores do processo de investigação cientifica. O desenvolvimento deste estudo demanda a discussão dos seguintes pressupostos teóricos: letramentos (KLEIMAN, 2008; SOARES, 2005; STREET, 2003; 2014) multiletramentos e pedagogia dos multiletramentos (ROJO, 2012; 2013; 2015; BUZATO, 2010; SAITO, 2011); pesquisa colaborativa (IBIAPINA; NUNES, 2010); formação de professor (NÓVOA, 1995; 2009; TARDIF, 2014), práxis pedagógica (SANCHES VÁZQUEZ, 2011; VASCONCELOS, 1998), tecnologias digitais (ALVES, 2012; 2016; PRETTO, 2008; 2013; SILVA, 2009;). Com a investigação concluída, foi possível inferir que os docentes, embora sejam usuários de dispositivos móveis e conectados em rede, portanto, membros da cultura digital, e compreendam a necessidade de apropriar-se criticamente das tecnologias digitais, na sala de aula, para o trabalho com multiletramentos, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ainda priorizam práticas pedagógicas que não contemplam os artefatos tecnológicos como recurso didático que poderá potencializar o processo de aprendizagem da leitura e da escrita, visando à formação de leitores e autores, a partir da pedagogia dos multiletramentos, das linguagens multimodais e multissemióticas, práticas já vivenciadas pelos alunos, fora da sala de aula. Constatou-se, ainda, que as professoras partícipes da pesquisa reconhecem as contribuições teórico-metodológicos dos multiletramentos na formação pessoal e profissional do professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental, e compreendem que muitos são os desafios que precisam enfrentar, visando a um ensino e aprendizagem da leitura e das escritas que ponham em foco o desenvolvimento pessoal e ético de seus alunos, considerando suas trajetórias individuais de aprendizado.