Navegando por Autor "Santos, Simone Ribeiro"
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- ItemEu jogo, tu jogas e juntos aprendemos: Abordagens do conceito de lugar na EJA(2023) Santos, Adelvan Ferreira; Santos, Simone Ribeiro; Portugal, Jussara Fraga; Sacramento, Ana Claudia Ramos; Maia, Humberto Cordeiro AraújoOs jogos sempre fizeram parte das relações sociais nas diferentes fases da vida e, aliados ao ensino de Geografia, possibilitam a aprendizagem significativa de conceitos basilares da Geografia na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Deste modo, esta pesquisa tem a seguinte problemática: Como os jogos podem contribuir para a apreensão do conceito de lugar no ensino da Geografia na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Ensino Fundamental II? O objetivo geral foi compreender as contribuições dos jogos para a apreensão do conceito de lugar no ensino da Geografia na modalidade EJA, do Colégio Municipal Arionete Guimarães Sousa (COMAGS), em Serrolândia-BA. Trata-se, portanto, de uma pesquisa-ação, cujos procedimentos metodológicos estão ancorados no diagnóstico/questionário sobre a relação dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do COMAGS com os jogos analógicos; adaptação de dois jogos a partir do referencial curricular do Município de Serrolândia que norteiam o planejamento da professora de Geografia do COMAGS de modo a contemplar os temas trabalhados pela docente a partir do conceito de Lugar; uso destes dispositivos didáticos pedagógicos nas aulas de Geografia nas turmas da EJA; questionários com os estudantes das quatro turmas onde foram utilizados dois jogos – Dominó geográfico e Trilha Serrolandense – com o intuito de verificar se estes dispositivos contribuíram para o aprendizado. Ademais, a professora de Geografia, responsável pelas turmas, foi indagada, por meio de entrevista semiestruturada, com o intuito e investigar como os jogos contribuíram com a sua prática docente, cuja análise possibilitou perceber que os jogos instigaram a maior participação dos estudantes nas aulas de Geografia e promovem aprendizagens significativas de temas geográficos com ênfase ao lugar de vivência dos estudantes.
- ItemPIBID, PRP e formação de professores de geografia: narrativas, saberes e experiências(2024-08-05) Sousa, Vitória Letícia de Jesus; Santos, Simone Ribeiro; Portugal, Jussara Fraga; Costella, Roselane ZordanO presente trabalho versa sobre dois importantes programas que potencializam a formação de professores. O objeto de estudo surgiu a partir das minhas vivências ao longo do curso de Licenciatura em Geografia, quando participei do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa de Residência Pedagógica (PRP) e percebi a potencialidade desses programas na formação docente e a partir daí, tive a curiosidade de analisar como outros bolsistas avaliam a sua participação nesses programas durante seu processo formativo. A partir disso, a minha pesquisa tem como lócus a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), especificamente os quatro departamentos - campi IV, V, VI e XI – localizados nos territórios de identidades baianos – Piemonte da Diamantina; Recôncavo da Bahia; SertãoProdutivo e Sisal. A questão que mobiliza esta pesquisa pauta-se no seguinte indagamento: - Quais saberes docentes e experiências emergem das narrativas de professores de Geografia, egressos e em processo de formação inicial, que vivenciaram/vivenciam situações formativas no âmbito dos subprojetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Residência Pedagógica (PRP), vinculados aos quatro departamentos da Universidade do Estado da Bahia - campi IV, V, VI e XI? O principal objetivo é compreender, a partir das narrativas (auto)biográficas de professores de Geografia egressos e em formação, como os saberes docentes e experiências vivenciadas nos subprojetos desenvolvidos nosprogramas financiados pela Capes – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa Residência Pedagógica (PRP) – vinculados aos quatro departamentos da Universidade do Estado da Bahia - campi IV, V, VI e XI – localizados nos territórios de identidades baianos – Piemonte da Diamantina; Recôncavo da Bahia; SertãoProdutivo e Sisal – contribuíram com a identidade e o fazer docente de professores de Geografia. Os objetivos específicos deste estudo são: 1) Caracterizar o PIBID e o PRP como importantes programas que compõem a política pública de valorização do magistério na Universidade do Estado Bahia; 2) Contextualizar a implementação e os projetos do PIBID e do PRP na UNEB no curso de Licenciatura em Geografia nos departamentos dos campi IV, V, VI e XI /Jacobina, Santo Antônio de Jesus, Caetité e Serrinha – localizados nos territórios de identidades baianos – Piemonte da Diamantina; Recôncavo da Bahia; Sertão Produtivo e Sisal; 3) Evidenciar a importância e as contribuições do PIBID e do PRP para a formação inicial de professores egressos e em formação do/no curso de Licenciatura em Geografia da UNEB; 4) Analisar, a partir das narrativas dos professores de Geografia, os saberes apreendidos na/sobre a docência no âmbito do PIBID e do PRP e suas implicações no fazer docente dos professores egressos e em formação nos cursos de Geografia dos campi IV, V, VI e XI /Jacobina, Santo Antônio de Jesus, Caetité e Serrinha. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, ancorada no método (auto)biográfico, cuja recolha de informações centrou-se na pesquisa bibliográfica, análise documental e narrativas 15 escritas de 16 (dezesseis) participantes, dentre os quais, têm-se bolsistas, ex bolsistas dos programas, objeto desta pesquisa, PIBID e PRP, que cursam/cursaram Licenciatura em Geografia em 1 (um) dos 4 (quatro) departamentos da UNEB. As análises realizadas a partir dessa pesquisa possibilitaram consumar que o PIBID e o PRP são políticas educacionais potentes que contribuem significativamente na/para formação docente, pois propiciam que os bolsistas, em formação inicial, durante sua participação nos programas, experienciem momentos de práticas docentes educativas que fomentam a formação para o futuro desempenho profissional.
- ItemTerritorialidades juvenis na cidade de Feira de Santana - BA: estudo de caso para abordagens territoriais(Universidade do Estado da Bahia, 2024-02-06) Carvalho, Helieneidy Ribeiro; Castro, Janio Roque Barros de; Santos, Simone Ribeiro; Meireles, Mariana Martins deO presente estudo refere-se a uma pesquisa de mestrado vinculada ao Programa de PósGraduação em Estudos Territoriais – PROET, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O recorte espacial da pesquisa é a cidade de Feira de Santana, no estado da Bahia, analisada a partir das circularidades de jovens estudantes do Ensino Médio do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, que é uma importante unidade educacional integrada à rede estadual de ensino público do estado da Bahia. O objetivo geral é compreender como os jovens estudantes do Ensino Médio da referida escola pública constroem suas territorialidades, expressas em diferentes formas de apropriação dos espaços públicos da área urbana da cidade de Feira de Santana. Do ponto de vista metodológico, inicialmente, fez-se uma revisão bibliográfica para a construção de um referencial teórico-conceitual, a fim de lastrear um Estudo de Caso assentado em uma abordagem qualitativa. Fez-se uso de documentos institucionais, como o Plano Diretor Municipal, para abordar políticas públicas para juventude na cidade, considerando questões como usos e apropriações de espaços públicos por diferentes sujeitos sociais, com especial ênfase nos jovens e adolescentes. Consta dos resultados da atividade investigativa que muitos desses jovens estudantes, entrevistados durante a pesquisa, destacam que a falta de segurança e infraestrutura impedem ou diminuem o uso de importantes espaços públicos de Feira de Santana, mesmo em áreas consideradas centrais e que já apresentaram elevada circularidade em um passado recente, a exemplo da década de 1990. Nota-se um quadro de parcial desvalorização de espaços públicos e, por outro lado, uma busca mais frequente pelos shoppings, considerados opções justificadas por questões relacionadas não apenas a conforto e segurança, como também à leitura desses equipamentos como espaços nos quais ampliam-se as probabilidades de encontros com outros coletivos do mesmo recorte etário. Os espaços públicos urbanos e os shoppings apresentariam diferentes formas e intensidades de sociabilidades que expressam relações identitárias de jovens que circulam sozinhos ou em grupos de formação recente, de constituição efêmera ou consolidados por relações afetivas mais duradouras.
- ItemUniversidade aberta à terceira idade em Serrinha – BA: narrativas (auto)biográficas e territorialidades(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-20) Nunes, Fernando de Souza; Santos, Simone Ribeiro; Pereira, Áurea da Silva; Copatti, CarinaEste trabalho tem como objeto de estudo as territorialidades presentes nos modos de vida das estudantes idosas, cujo lócus de investigação é a Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI), vinculada à Universidade do Estado da Bahia (UNEB), presente nos Campi da instituição, em especial, no Campus XI - Serrinha, tendo como problemática a seguinte questão: Quais territorialidades emergem das narrativas (auto)biográficas das estudantes da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) do Departamento de Educação (DEDC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XI/Serrinha? Em questões secundárias: a) O que é a UATI e quem são as idosas que frequentam o programa? b) Quais histórias narram as estudantes da UATI do DEDC/UNEB/Campus XI? c) Quais territorialidades são praticadas pelas estudantes da UATI que as caracterizam como sujeitos que vivem na região do sisal da Bahia? d) De que maneira as narrativas (auto)biográficas permitem compreender as territorialidades praticadas pelas estudantes da UATI em Serrinha? Objetiva-se analisar, através das narrativas (auto)biográficas, quais são e como são construídas as territorialidades das estudantes da UATI do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia. Os objetivos específicos deste estudo são: a) apresentar a UATI da UNEB de Serrinha como um importante programa formativo para estudantes idosas; b) identificar as territorialidades praticadas pelas estudantes da UATI que emergem das narrativas (auto)biográficas; c) identificar as territorialidades praticadas pelas estudantes do UATI; d) caracterizar as expressões identitárias das idosas, presentes nas narrativas das estudantes da UATI/UNEB de Serrinha que vivem na região do sisal da Bahia. Trata-se, portanto, de um trabalho decorrente de uma pesquisa qualitativa, ancorada no método (auto)biográfico, cujos instrumentos de recolha de dados e informações foram o questionário socioeconômico e a entrevista narrativa gravada, realizada com seis mulheres idosas que são estudantes da UATI em Serrinha-BA. As análises feitas a partir deste trabalho sobre a UATI possibilitou investigar as múltiplas temáticas que envolvem as territorialidades e as narrativas (auto)biográficas de seis mulheres idosas, cujo enredo poderá indicar contribuições para as políticas públicas voltadas à valorização e defesa da pessoa idosa, pois este estudo possui relevância social e acadêmica ao contribuir para o debate sobre a condição da pessoa idosa a partir da valorização dos saberes, experiências de vida e vivências por meio das narrativas (auto)biográficas das alunas da UATI de Serrinha-BA.