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Navegando por Autor "Santos, Roquenéa das Neves"

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    Quando a palavra rasga o silêncio: uma proposta de formação crítica por meio de crônicas afro-brasileiras
    (Universidade do Estado da Bahia, 2021-03-24) Santos, Roquenéa das Neves; Silva, Rosemere Ferreira da; Nascimento Neto, João Evangelista do; Ferreira, Ligia dos Santos
    O texto literário proporciona ao indivíduo satisfação das necessidades humanas no que diz respeito a práticas sociais e visões de mundo. Sendo assim, a escola deve ser responsável em promover o letramento literário, desenvolvendo de forma intensa habilidades de leitura e escrita, através de vozes diversas. Dessa forma, a proposta de construir um caderno pedagógico visa auxiliar os professores da Educação Básica, no desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, por meio de crônicas afro brasileiras, tendo como pilar norteador os saberes identitários, políticos e estético-corpóreo, construídos pela comunidade negra e pelo Movimento Negro. Tais saberes resultaram em ações afirmativas orientadas pelas Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que determinaram discussões sobre as questões étnico-raciais dentro das instituições de ensino, que além de contribuir para o fortalecimento da identidade étnico-racial dos/as educandos/as e dar maior visibilidade para as questões da negritude, exigem do indivíduo ação política de combate ao racismo. Esses saberes rompem com o pensamento hegemônico e passam a perceber outras formas de existir na sociedade, retirando também a mulher negra da invisibilidade. As crônicas afro-brasileiras surgem então, como ferramentas importantes para debater as relações étnico-raciais, pois retratam o cotidiano pelo qual muitos desses jovens estão inseridos. Nesse propósito, pretende-se através desta proposta, o estudo dos livros #Parem de nos Matar! e O homem azul do deserto, da cronista Cidinha da Silva. Em sua obra, a escritora alerta para o genocídio da população negra, mostra como o corpo negro tem sido alvo de todas as formas de violências e denuncia o racismo presente na sociedade. Sendo assim, seguindo concepções teóricas de letramento e literatura, tendo como autores basilares Candido (2011), Soares (2008), Silva (2014), Duarte (2008), Fanon (2008), Hall (2014), Almeida (2019), Ribeiro (2019), Hooks (2019), Davis (2016) e Carneiro (2011). Além disso, o trabalho propõe práticas de letramento diferenciadas, criativas e que verdadeiramente provoquem mudanças significativas nas habilidades de leitura, escrita e compreensão textual nas aulas de língua portuguesa, a partir da introdução da temática racial na formação literária dos educandos da Educação Básica
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