Navegando por Autor "Santos, Rodrigo Ribeiro dos"
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- ItemO papel do feedback da tutoria na aprendizagem do discente na EAD: perspectivas, possibilidades e desafios(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-08) Santos, Rodrigo Ribeiro dos; Nonato, Emanuel do Rosário Santos; Sales, Mary Valda Souza; Valente, Vânia Rita de MenezesO presente trabalho, cujo o tema é O Papel do Feedback da Tutoria na Aprendizagem do Discente na EaD: Perspectivas, Possibilidades e Desafios, tem como objetivo compreender a perspectiva dos discentes sobre a importância do feedback para o seu processo de aprendizagem na EaD, com o intuito de identificar as melhores práticas para potencializar a aprendizagem dos discentes. O trabalho foi desenvolvido a partir de uma abordagem qualitativa, utilizando-se como método o estudo de caso. O campo de atuação deste estudo foi a Unidade Acadêmica de Educação a Distância (UNEAD) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O lócus da pesquisa foi o Núcleo de Tutoria da UNEAD. Os sujeitos da pesquisa foram todos os alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação EaD. Para a coleta e a análise dos dados, utilizou o questionário e a análise descritiva interpretativa. Foi possível observar o feedback desempenha um papel crucial para o seu processo de aprendizagem na EaD. A frequência, a clareza, a empatia e a personalização do feedback, assim como a forma como ele é entregue, são elementos-chave para otimizar o processo de aprendizagem na EaD.
- ItemO potencial educativo de jogos digitais cooperativos no contexto do atendimento educacional especializado de jovens e adultos com deficiência(Universidade do Estado da Bahia, 2023-02-23) Santos, Rodrigo Ribeiro dos; Correia, Patrícia Carla da Hora; Vitorino, César Costa; Santos, Jocenildes Zacarias; Santos, William de SouzaEsta pesquisa trata sobre o potencial de jogos digitais cooperativos no contexto do Atendimento Educacional Especializado (AEE) de jovens e adultos com deficiência. Partimos da constatação de que há um aumento significativo na matrícula de estudantes com deficiência e transtornos globais de desenvolvimento nas escolas regulares. Esse fato demanda a adoção de práticas educativas que potencializem sua aprendizagem e contribuam para seu pleno desenvolvimento acadêmico e social. Os estudantes com deficiência que integram à Educação de Jovens e Adultos (EJA) devem ser contemplados com propostas pedagógicas que atendam suas necessidades de aprendizagem e sejam condizentes com suas especificidades. Diante do exposto, partindo do pressuposto epistemológico de que a construção do conhecimento se dá por meio da interação entre os indivíduos, esta pesquisa emerge com o seguinte questionamento: como jogos digitais cooperativos contribuem para criar experiências de aprendizagem cooperativa no AEE de estudantes jovens e adultos com deficiência? Como objetivo geral, buscamos compreender como jogos digitais cooperativos, inseridos no AEE de jovens e adultos com deficiência, podem criar experiências de aprendizagem cooperativas. O delineamento metodológico desta pesquisa pauta-se em uma abordagem qualitativa, tendo como instrumento de pesquisa a pesquisa-ação, e para buscar de informação foram utilizadas a observação sistemática, a entrevista semiestruturada, o diário de campo, um plano de ação composto de jogos digitais cooperativos e o registro audiovisual. A pesquisa envolve 7 (sete) estudantes diagnosticados com deficiência intelectual e que são oriundos da EJA do Colégio Estadual da Bahia, situado na cidade de Salvador-BA. Nas considerações finais, constatamos que os jogos digitais cooperativos, quando desenvolvidos e aplicados levando em conta as especificidades dos estudantes, e quando são trabalhados com intencionalidade pedagógica, ancorados em objetivos de aprendizagem, podem, decerto, criar experiências de aprendizagens lúdicas e cooperativas no contexto do AEE de jovens e adultos com deficiência.