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Navegando por Autor "Santos, Rita Margarete Moreira"

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    Programa de voluntariado empresarial: que espaço educativo é esse?
    (2010-09-30) Santos, Rita Margarete Moreira; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Carvalho, Inaiá Maria Moreira de; Silva, Ronaldo Barreto
    Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar contribuições das ações formativas desenvolvidas pelos programas de voluntariado empresarial para os jovens voluntários. A questão central que permeia este estudo é: quais as contribuições do processo formativo dos programas de voluntariado empresarial para atuação dos jovens no espaço de trabalho? Partiu-se do pressuposto de que, os programas de voluntariado empresarial à medida que revelam intencionalidade das empresas de capacitar seus funcionários para realizarem ações voluntárias, esses programas podem ser considerados espaços de educação nãoformal. O foco da análise são as opiniões dos jovens voluntários e não os programas de voluntariado em si, porque é o sujeito que está sendo educado que comunica seu aprendizado e não aqueles que se colocam como educadores. Esta pesquisa se constituiu como um estudo de caso tendo como sujeitos oito jovens voluntários – funcionários e exfuncionários da C&A de quatro lojas diferentes na cidade de Salvador / Bahia, participantes do programa de voluntariado da C&A, no período de 2006 a 2008, e um gerente de loja e conselheiro do Instituto C&A. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas a entrevista semi-aberta e análise documental incluindo documentos diversos, publicações especializadas e matérias publicadas por programas de voluntariado. Os marcos conceituais de análise estão relacionados às abordagens de autores contemporâneos sobre as estratégias e ações utilizadas pelo poder público e empresários para implementar o voluntariado como medida de enfrentamento das questões sociais. Os resultados indicam que os programas de voluntariado empresarial são espaços de educação não-formal relevantes para a formação dos participantes, especialmente no que diz respeito à permanência, mudança e ascensão no emprego, muito embora se perceba que os empresários estejam mais interessados no retorno que o conjunto das aprendizagens dos voluntários trabalhadores possa gerar para a empresa.
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