Navegando por Autor "Santos, Pricilla Viana"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemProjeto de sistema de resíduos sólidos do centro estadual de educação profissional do oceano na localidade de Tairu Vera Cruz- BA.(Universidade do Estado da Bahia, 2022-06) Santos, Pricilla Viana; Correia, Sandro dos Santos; Grigrório, Fátima Araújo Di; Kustner, Rocio J. CastroA educação ambiental e a consciência cidadã estão diretamente ligados a necessidade de se preservar os recursos naturais. Nessa conjuntura, o papel do professor é essencial para a concretização desse ensino em sala de aula. Este estudo tem como objetivo expor a opinião e o ponto de vista dos professores de escolas públicas quanto ao ensino da educação ambiental narrando suas experiências no campo da docência. Trata-se de um estudo qualitativo baseado em leituras de artigos e livros referentes a educação ambiental, bem como práticas de ensino no campo da educação e da preservação do meio ambiente. Em especial o trabalho aborda a temática de um Projeto de Resíduos Sólidos desenvolvido em uma escola da rede estadual de ensino na localidade de Tairu, município de Vera Cruz – Ba. Compuseram a amostra deste estudo oito entrevistas com professores de diversas matérias. Estes professores compõem o quadro docente do Centro Estadual de Educação Profissional do Oceano – CEEPO e tem em comum o fato de participarem do Projeto de Resíduos Sólidos. As entrevistas foram realizadas em agosto de 2021, seguindo um roteiro de sete perguntas que levaram os professores a refletir sobre suas metodologias em sala de aula. O contato com os entrevistados foi de modo virtual sendo usados os recursos de celular por meio de ligações, mensagens via WhatsApp e e-mails. O contato presencial com os entrevistados aconteceu em setembro de 2019, quando foi realizado pelos graduandos de Geografia da Universidade Estadual da Bahia – UNEB, Campus V, oficinas de Reciclagem de Materiais Sólidos e de Compostagem no Centro Estadual de Educação Profissional do Oceano. Os participantes da pesquisa demonstraram grande satisfação em responder as perguntas e em compartilhar suas experiências em sala de aula relatando seus conhecimentos sobre educação ambiental e como trabalham o tema com seus alunos.