Navegando por Autor "Santos, Nilda Moreira dos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcessibilidade arquitetônica e pedagógica nas escolas públicas do município de Santo Antônio de Jesus – BA(Universidade do Estado da Bahia, 2015-10-29) Santos, Nilda Moreira dos; Torres, Cláudia Regina de Oliveira Vaz; Mendes, Augusto Cesar Rodrigues; Queiroz, Patrícia PiresEste trabalho pretende analisar a acessibilidade arquitetônica e pedagógica nas escolas públicas do município de Santo Antônio de Jesus – BA. A problemática que restringe o objeto deste estudo está relacionada com os problemas enfrentados pelas pessoas com deficiências e seus desafios pela consolidação dos seus direitos dentro da sociedade brasileira, decorrente de um processo histórico segregador sócio educacional. O reconhecimento desta questão social vem sendo acompanhado da tentativa de identificar as causas estruturais do problema, para tornar os sujeitos socialmente inseridos dentro do processo educacional. O objeto de estudo desta pesquisa são as escolas estaduais: Florentino Firmino de Almeida e Félix Gaspar e a escola municipal Hercília Tinoco de Andrade, todas situadas na zona urbana do município. Essas escolas recebem alunos da educação básica, fundamental II, (do 6º ao 9º ano). A pergunta principal da pesquisa incide na existência da acessibilidade arquitetônica e capacitação do corpo docente para ensinar crianças e/ou adolescentes com deficiências. Outros questionamentos surgem a partir dessa indagação, os direitos dos alunos estão sendo respeitados conforme regem as leis do país? Essas crianças estão sendo contemplados pelo atendimento especializado do qual tem direito? A metodologia utilizada nesse estudo foi pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, através da observação, entrevistas e questionários com professores das escolas em análise. Os resultados evidenciam que as escolas públicas pesquisadas apresentam fragilidade no que se refere a inclusão educacional de pessoas com deficiência, tanto no item pedagógico quanto arquitetônico.