Navegando por Autor "Santos, Michelle Alves dos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAs relações Multimodais nos Compartilhamentos feitos pelos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio no Facebook.(2013-12-15) Silva, Georgton Anderson da; Santos, Michelle Alves dos; Santos, Thaís Nascimento Santana; Penha, Graciélia Novaes da; Barreto, Iraídes da SilvaA partir do desenvolvimento global a tecnologia começou a ser inserida no cotidiano, fazendo com que as informações chegassem de forma instantânea por meio do computador e das ferramentas disponíveis na internet. Dessa forma, os relacionamentos passaram a ocorrer também de forma virtual e nesse contexto tecnológico, surgem às redes sociais. Considerando essas novas propostas de linguagem que circulam no cenário do século XXI, este trabalho monográfico discute a importância do uso dessas redes sociais, (facebook), como recurso no processo ensino/aprendizagem, tendo por objetivo refletir a importância das mesmas, no sentido de favorecer um aprendizado crítico, analítico e participativo. Levando em consideração o discurso multimodal que se faz presente nas publicações e compartilhamentos dos seus usuários, o facebook, rede em expansão e rica em gêneros textuais, contém ferramentas interativas e sociais que torna possível a produção de informação coletiva através das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Para o desenvolvimento deste trabalho, utilizamos como base para fundamentação teórica Bakhtin (1997), Marcuschi (2003, 2005 e2008), Dionísio (2005 e 2011), (2006), Mayer (2001), Moran (2012) dentre outros. O método de pesquisa adotado baseou-se em: levantamento bibliográfico, observações, coleta de dados in lócus e análise dos dados coletados. As Redes Sociais fazem parte de um novo contexto em que, estão sendo cada vez mais utilizadas nas diversas áreas, inclusive, na educação. Vale ressaltar também que ao desenvolvermos esse trabalho estaremos contribuindo na diversificação das práticas pedagógicas, a fim de acrescentar força à discussão já existente.