Navegando por Autor "Santos, Mariane Nascimento dos"
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- ItemA Estrada 47: uma análise cinematográfica e suas representações sociais(Universidade do Estado da Bahia, 2020-03-13) Aguiar, Sônia Mendes; Santos, Mariane Nascimento dos; Santos, Lorena Michele dos; Gonçalves, Marcos FerreiraAs representações sociais tem sido objeto de estudo na área do conhecimento histórico que se debruça nos mais diferentes aspectos das sociedades que as produziu para compreendê las. A ampliação e diversificação de abordagens teóricas e metodológicas deu um novo sentido ao uso das fontes para se escrever a História. A historiografia tem demonstrado uma constante emergência na renovação de fontes para a reflexão de sujeitos históricos e de novos temas a serem abordados. Diante da importância de se entender como essas representações sociais são construídas, e de como elas interferem na compreensão do mundo social, esta pesquisa se propõe a analisar o filme A Estrada 47 (2013), e tem como objetivo identificar quais representações sociais são trazidas pela película do diretor Vicente Ferraz e quais as suas intencionalidades. O filme aborda o momento de participação dos soldados brasileiros durante a Segunda Guerra Mundial. A reflexão desenvolvida nessa pesquisa utilizou-se de autores como Marc Ferro, Marcos Napolitano, Jean Claud Bernardet, Francis Wanoye, Jhoni Langer, Mônica Kornis e Cristina Nova. Esses autores contribuíram para pensar a pesquisa histórica na medida em que permitem ao historiador uma compreensão dos interesses e intencionalidades implícitos e explícitos nas fontes audiovisuais e como elas interferem na leitura da história representada pelo cinema. A metodologia desenvolvida nesta pesquisa segue a perspectiva de estudar a História no cinema a partir de analises sistemáticas dos mecanismos técnicos e estéticos usados na produção do filme como, a escolha do tema, cadeia de produção, direção, discursos, personagens, cenários, fotografia, figurino, público alvo e trilha sonora. Os argumentos contidos na película dialogam com a renovação da historiografia brasileira a cerca da participação do Brasil no conflito, onde autores como Boris Fausto, Ricardo Seitenfus, Israel Foguel, dentre outros, ajudam a entender a construção da narrativa fílmica e fundamentam a compreensão do contexto do Brasil na guerra. As análises elaboradas nesta pesquisa se limitam a identificar a construção dos personagens trazidos pelo olhar do diretor.
- ItemAs marcas permanecem: a memória de mulheres sobre os mortos e desaparecidos políticos durante o regime militar brasileiro(Universidade do Estado da Bahia, 2021) Jesus, Reinalda Lino de; Souza, Sandra Regina Barbosa da Silva; Santos, Mariane Nascimento dos; Lima, Caroline de AraújoO presente trabalho tem como objetivo principal analisar as memórias dos familiares de mortos e desaparecidos políticos, que além de refletir o desenvolvimento de traumas psicológicos, contestam as versões oficiais de processos criminais e depoimentos de militares e destacam as contribuições para a história nacional. Diante desse aspecto para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se como fontes o depoimento de três mulheres, presentes no Dossiê de Mortos e Desaparecidos da Comissão Nacional da Verdade .Assim, através de uma análise qualitativa, cruzando as fontes com os matérias bibliográficos, a pesquisa perpassa sobe a perspectiva das análises de memórias, traumas, esquecimentos e as interferências sofridas por essas mulheres. E partir dessa, pode-se compreender através dos depoimentos as violências sofrida por essas mulheres, e a representação da fala destas como sujeitos ativos dos processos vivenciado.
- ItemCapoeiragem no maior povoado do mundo: inserção da capoeira regional em Eunápolis (1975 a 1981)(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-16) Neto, Valter Báfica Bonfim; Santos, Mariane Nascimento dos; Santos, Lorena Michelle dos; Souza, Sandra Regina Barbosa da SilvaA pesquisa em História modifica -se ao passar do tempo, essa constatação é resultado de estudo de intelectuais franceses criadores da escola dos Annales Marc Bloch e Lucien Febvre em 1929. O estudo das fontes ampliou, novas abordagem inseriu os sujeitos como autores de suas próprias histórias, tornando-os sujeitos históricos, trajetórias que foram passados de geração para geração através da oralidade, a história é contada a partir de seus personagens, proporcionando os indivíduos se verem como construtores da sua própria História. O presente trabalho de pesquisa se estabelece pela necessidade de dar voz a capoeira, aos sujeitos nela envolvidos e aos primeiros Mestres no município de Eunápolis. A pesquisa desenvolvida está no âmbito da investigação qualitativa e caracteriza como descritiva e foi baseada em entrevistas com os antigos Mestres de capoeira. O método fundamental na construção dessa pesquisa foi História Oral. A questão central da pesquisa é estudar a inserção da primeira academia de capoeira, como ocorreu o processo de implantação da capoeira. A delimitação deste recorte temporal de 1977 a 1981, se dá por causa da chegada e da partida do primeiro Mestre que atuou em Eunápolis. Para auxiliar na reflexão utilizou se de autores que consideramos fundamentais, como Paul Thompson, Verena Alberti, Paul Ricoeur, Alessandro Portelli, Jacques Le Goff, Eclea Bosi, Marta Abreu, Clifford Geertz, Raymond Williams, Edward Shils.
- ItemCatálogo fotográfico: desenvolvimento urbano e ações políticas em Eunápolis-Ba (1968-2004)(Universidade do Estado da Bahia, 2022) Santos, Jaqueline Conceição dos; Santos, Mariane Nascimento dos; Santos, Joceneide Cunha dos; Santos, Lorena Michele Silva dosA fotografia desperta no receptor sentimentos de medo, paixão e encantamento. Une e separa, informa e celebra, formata e reproduz comportamentos e valores, comunica, simboliza e denota sobre uma sociedade. Por outro lado, a fotografia, assume um lugar significativo no campo da produção científica, ela pode elaborar uma narrativa histórica, ser entendida como uma forma de expressão cultural, nas quais foram registrados do tempo o espaço e as diversas características dos acontecimentos sociais de diferentes naturezas. Nesse sentido, esta pesquisa intitulada Catálogo Fotográfico: Desenvolvimento urbano e ações políticas em Eunápolis-Ba (1968-2004), tem como objetivo organizar e categorizar fotografias no formato de catálogo que retrata a cidade de Eunápolis, assim como, salvaguardar parte da sua história e viabilizar acesso á essas fontes históricas que são fundamentais no processo de pesquisa e captação de ferramenta pedagógica para professor/pesquisador. A catalogação conta com as fontes fotográficas disponíveis no Arquivo Público da Câmara de Vereadores do Município. A definição de Catálogo foi orientada por Paula Laís de Oliveira (2013), organizados nas temáticas: Construção do Povoado, Centro Urbano e Avenida Porto Seguro, Obras Públicas, Manifestações Populares e Eventos e Ações Políticas. Para embasar e discutir teoricamente fotografia utilizei Jacques Le Goff (2003), Boris Kossoy (2001) e Ivo Canabarro (2005); e para a história e desenvolvimento de Eunápolis utilizamos Teoney Guerra (2010) e Levi Cunha (2019).
- ItemMemórias e narrativas de professores/as de História: reflexões sobre a formação e experiência docente no Município de Eunápolis (2009-2018)(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Fernandes, Lorrany Oliveira; Santos, Lorena Michelle Silva dos; Santos, Mariane Nascimento dos; Fernandez, Thais VinhasO presente trabalho tem por objetivo investigar através das memórias e narrativas, a trajetória formativa e atuação profissional de professores/as de História no município de Eunápolis. Foram entrevistados oito professores/as que estão atuando no ensino de História, no Ensino Fundamental II. A condução metodológica da pesquisa foi pautada na fonte oral e escrita. Tendo como referenciais Maurice Halbwachs, Lucília Delgado, Verena Alberti. O cruzamento dessas fontes nos possibilitou compreender os processos formativos vivenciados por esses profissionais, e como suas experiências são importantes para sua prática na sala de aula. O ensino de História é fundamental, pois permite a compreensão da temporalidade, estimula o pensamento reflexivo, e promove a consciência histórica. Tendo como suporte os autores: Rusen (2001); Pimenta (2012); Cerri (2011); Bloch (2001). As narrativas, e o ato de rememorar suas histórias de vida são essenciais para a compreensão da constituição de um ser/fazer docente. Esse estudo teve como recorte temporal o período de 2009-2018, sua escolha é justificada por delimitar o período da formação em nível superior dos professores/as entrevistados/a.
- ItemSam Wilson X Barack Obama: o Capitão América agora é afro-americano(Universidade do Estado da Bahia, 2021-12-15) Souza, Rubens; Santos, Mariane Nascimento dos; Santos, Joceneide Cunha dos; Lima, Sávio QueirozA presente pesquisa tem como objetivo analisar a história política e social dos Estados Unidos da América (EUA) através das revistas em quadrinhos do personagem Capitão América, que apresentam Sam Wilson como o novo Capitão. As histórias em quadrinhos utilizadas são produtos da indústria cultura norte-americana e a substituição de Steve Rogers por Sam Wilson, um personagem afro-americano, ocorreu durante o período de governo do então presidente Barack Obama, o primeiro presidente negro da história dos EUA. Acreditamos que a troca dos personagens estar relacionada a influência da chegada de Obama a liderança do poder executivo estadunidense. O período que será analisado são os anos de 2015 a 2017, intervalo de tempo que corresponde ao período do governo de Barack Obama. A metodologia, cruzaremos informações das fontes históricas, as histórias em quadrinhos com outras fontes, trabalhos científicos, livros e reportagens que tenham como temática governo ou o presidente Barack Obama. Os quadrinhos selecionados foram publicados no território norte-americano entre dezembro de 2015 a agosto de 2016, sendo reproduzido no Brasil entre março e outubro de 2017.