Navegando por Autor "Santos, Mariana Fernandes dos"
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- ItemA disputa de sentidos da linguagem politicamente correta: uma análise discursiva na cartilha do politicamente correto & direitos humanos(Universidade do Estado da Bahia, 2013-12-04) Santos, Mariana Fernandes dos; Sobral, Gilberto Nazareno Telles; Machado, Rosa Helena Blanco; Heine, Palmira Virginia BahiaNeste trabalho, realizamos uma leitura sobre o Discurso Politicamente Correto a partir de um corpus constituído na Cartilha do Politicamente Correto e Direitos Humanos, publicada no ano de 2004 pela Secretaria Especial em Direitos Humanos durante o governo do ex- Presidente LULA. O corpus foi constituído dos textos da Apresentação e da Introdução da Cartilha, bem como de 22 termos e 3 expressões. A referida Cartilha apresenta termos considerados politicamente incorretos que devem substituídos por outros que não conotam preconceito e discriminação e, por isso, são considerados politicamente corretos, pelo movimento de militância ativista intitulado Movimento Politicamente Correto, muito em evidência na contemporaneidade. O referido trabalho, analisamos sob a ótica da Análise do Discurso de linha francesa de Michel Pêcheux, escola essa, que nos permitiu a interpretação e análise dos efeitos de sentido textualizados nos dizeres considerados politicamente corretos em relação aos incorretos. Diante disso, propusemos a seguinte questão: quais os efeitos de sentido que os discursos relacionados ao movimento politicamente correto enunciam em relação aos incorretos? Além disso, seria possível, por meio da substituição de termos nos discursos, minimizar preconceitos e discriminações historicamente construídos? Para essa proposta de interpretação, foram selecionados dispositivos teóricos que constituíram a base analítica, como: Interdiscurso, Esquecimentos, Condições de produção e Memória discursiva. Além dos teóricos específicos da Análise do Discurso, como Michel Pêcheux, Orlandi, Nagamine,Foucault,Possenti e Jean Courtine,outros teóricos contribuíram para a constituição das discussões em torno do presente trabalho, a saber: Bakhtin,Adilson Citelli, Bauman,David Harvey, entre outros. Cremos que essa dissertação sirva para repensar um discurso ativista muito em voga na sociedade atual que se caracteriza por uma política de linguagem hegemônica pautada no discurso da Ética, da Moral e de Direitos Humanos com intenções democratizantes. Entendemos, também, que o vigente trabalho possa contribuir para refletir as representações da linguagem e sua constituição do simbólico com o político nas práticas discursivas
- ItemPrescrições e silenciamentos nos cadernos de língua portuguesa para professores/as do ensino fundamental de Salvador do projeto nossa rede: a educação das relações étnico raciais e a história e cultura afro-brasileira e africana na educação de salvador de 2015 a 2020(2022-12-15) Brito, Kalypsa Kardinaly Souza; Brito, Gilmário Moreira; Santos, Mariana Fernandes dos; Vieira, Claudia AndradeEsta é “uma pesquisa científico-poética, que traz a importância de contar a nossa história ‘por nós e com nós’, não a partir do racismo e sim por nossas pontencialidades”2 . A pesquisa analisa prescrições e silenciamentos nos cadernos de língua portuguesa produzidos para professoras/es do ensino fundamental pelo Projeto Nossa Rede, da Secretaria de Educação a partir dos significados atribuidos à Educação Das Relações Étnico Raciais e a História e Cultura AfroBrasileira e Africana na Educação de Salvador de 2015 a 2020. Para tanto, foram realizadas revisões de literatura acerca dos conceitos de cultura escolar, cultura material escolar, relações étnico-raciais, história e cultura afro-brasileira e africana. Em seguida, levantamos dados educacionais no sítio virtual da Secretaria Municipal de Educação (SMED) e na plataforma Nossa Rede. Constatamos a ausência de referências às professoras/pesquisadoras da rede municipal no sítio oficial da SMED, desta forma, adotamos uma postura de enfrentamento ao memóricídio e primamos por protagonizar a produção/intelectualidade dos/as mesmos/as como uma postura politico-social-educacional. Para tanto, priorizamos uma consulta ao banco de teses e dissertações da Universidade do Estado da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC), por ser um dos programas nos quais mais encontramos pesquisas realizadas por mulheres que atuam na Educação Básica da Bahia. Incluímos ainda uma pesquisa no sítio virtual do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa. No percurso epidemiológico atravessado pela pandemia da COVID-19, a construção metodológica adotada privilegiou a evidência da cultura material disponível no material didático. Assim, a pesquisa constatou, dentre outras questões, que apesar do diferencial existente na predominância de representações de crianças negras, permanece, em alguns casos, a manutenção de estereotipos para com as mesmas. Percebeu-se ainda a manutenção de referências a personalidades não negras e aos homens em locais de destaque nos cadernos enquanto referencias à mulheres como Carolina Maria de Jesus foram relegadas a locais de menor prestígio, como os anexos dos cadernos. Salienta-se, entretanto, que alguns avanços significativos acerca da História e Cultura Afro-brasileira e Africana também foram encontradas no material analisado.