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Navegando por Autor "Santos, Maria Cristina Elyote Marques"

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    Matemática: apontamentos para o Cálculo
    (2020-11) Santos, Maria Cristina Elyote Marques; Santos, Vânia Gonçalves de Brito dos
    A história da evolução das ideias matemáticas, suas teorias e conceitos, revela que nenhum pressuposto matemático se desenvolveu de maneira linear, ao acaso crescente, pois a matemática é baseada numa construção de conhecimentos oriunda da contribuição de muitos estudiosos. Assim é o Cálculo, seus fundamentos e conceitos prévios, que envolvem algumas concepções abstratas que têm gerado inúmeras dificuldades para sua compreensão. Os autores deste livro apresentam o estudo de funções elementares distribuído em quatro textos, os quais tratam dos conjuntos numéricos, do plano cartesiano, das relações e dos conceitos gerais de funções, englobando classificação de funções por propriedades e funções especiais, funções de primeiro e segundo grau, função exponencial e função logarítmica. Cada parte foi trabalhada com conteúdo resumido e exemplos, exercícios resolvidos com solução comentada e exercícios propostos com gabarito.
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    Sou cotista, e agora? Uma análise das condições de permanência numa universidade multicampi
    (2009) Santos, Maria Cristina Elyote Marques; Fialho, Nadia Hage; Queiroz, Delcele Mascarenhas ; Silva, Ronalda Barreto; Silva, Veleida Anahi da
    A implantação de políticas inclusivas como a cotas para ingresso no sistema de ensino superior no Brasil, que começaram a ser instituídas desde 2003, ainda nos parece merecer algum destaque. Assim, ações afirmativas para a educação superior têm gerado polêmica e sido tema de debates em muitos segmentos da sociedade tendo em vista que atingiram a fatia da população brasileira que normalmente tivera, até então, pouca possibilidade de acesso a esse nível de ensino. No ano de 2003, as universidades públicas estaduais (Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)) despontaram no cenário brasileiro como pioneiras nessas políticas, ao tempo em que se comprometeram a implantar programas de apoio e acompanhamento a esses estudantes. Esse estudo discute a implementação de políticas afirmativas no ensino superior, no tocante ao processo de permanência e sucesso do afro-descendente, em particular na Uneb e na Uerj, com o objetivo de identificar se o modelo multicampi das referidas universidades tem viabilizado/impedido aos estudantes cotistas, ingressos no período 2003 a 2006, as condições de permanência e sucesso. Desenvolvido como um estudo exploratório teve como base pesquisa documental em ambas as instituições e pesquisa de campo na Uneb referente aos estudantes cotistas, ingressos nos anos de 2003 a 2006. O desenvolvimento dos seus capítulos discute conceitos como universidade, universidade multicampi, política, políticas públicas, políticas afirmativas, direitos, privilégios. Além disso, apresenta perfil do cotista na Uneb e na Uerj, e, compara, ainda que superficialmente, tais programas de acesso. Detecta que no período considerado para a pesquisa, enquanto a Uerj implantou o Programa de Iniciação Acadêmica (Proiniciar), a Uneb não lançou nenhum programa institucional de apoio e acompanhamento acadêmico dos cotistas, conforme previsto na Resolução Uneb/Consu nº 196/2002, tendo apenas alguns programas/projetos de restrita abrangência em convênio com órgãos federais e instituições não-governamentais. Conclui que, embora o modelo muticampi de Universidade possibilite o acesso a um número considerável de estudantes afro-descendentes tanto no Estado da Bahia como no Rio de Janeiro, no caso da Uneb esse aspecto não tem sido o suficiente para garantir a permanência e o seu sucesso, pois as deficiências são graves visto que as ações voltadas a favorecer a permanência e o sucesso dos cotistas, na Uneb, têm se mostrado de restrita abrangência, pois não atendem às reais necessidades desses universitários, conforme indicam os resultados da pesquisa de campo.
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