Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Santos, Maíra Rocha dos"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Evasão na EJA em uma escola do campo: desafios e perspectivas
    (2021-06-22) Barbosa, Juliana Sales Henrique; Santos, Maíra Rocha dos
    Este estudo objetiva compreender as principais causas de evasão dos alunos da EJA, a partir do questionamento sobre os motivos que levam a evasão dos alunos da EJA dos eixos II, III e IV de uma escola localizada em um assentamento de Reforma Agrária no município de Riachão das Neves-BA. Foi utilizada uma abordagem qualitativa tomando como instrumento de coleta de dados um questionário para os discentes, no qual foi possível traçar o perfil cultural e econômico dos alunos, bem como analisar a partir da ótica destes as principais causas que levam a evasão da EJA. Para os docentes foi elaborado também um questionário através do qual foi possível avaliar o perfil dos professores das turmas pesquisadas e como eles analisam os motivos da evasão. Foram utilizadas como referências contribuições de Arroyo (2017) que aborda questões ligadas aos alunos da EJA como sujeitos de direitos, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/1996) que traz as finalidades para a Educação de Jovens e Adultos, as Resoluções n° 11/2000 e n° 01/2021 que instituíram as Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos e que normatizam e orientam o planejamento curricular das escolas, Caldart (2005) que busca compreender o lugar da escola na Educação do Campo, entre outros. Ao longo da pesquisa percebeu-se que vários fatores contribuem para a evasão dos Jovens e Adultos nas escolas. Considera-se importante a existência de politicas públicas voltadas para a permanência destes alunos na escola e que o ensino ofertado possibilite a formação de sujeitos críticos e participativos dos processos de transformação da sua realidade.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais