Navegando por Autor "Santos, Márcia Regina Mendes"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA presença da cultura digital no impresso: a promoção dos letramentos digitais no livro didático do Ensino Médio(UNEB, 2023-07-17) Souza, Natiane de Paula; Silva, Patrícia Vilela da; Santos, Márcia Regina Mendes; Subrinho, Abinálio Ubiratan da CruzNessa era tecnológica em que vivemos cercados de nativos digitais, impõe-se o dilema de estar sempre se atualizando, utilizando mais artefatos digitais, bem como ter certo grau de conhecimento para lidar com essas inovações, seja para compreender suas funcionalidades, ou reconhecer de forma crítica a posição dessas tecnologias no seu cotidiano. Nesse sentido, a escola passa a assumir um papel fundamental na vida dos sujeitos, facilitando o acesso a esse conhecimento de uma cultura digital, e o livro didático é um instrumento importante nessa mediação. Diante disso, o presente trabalho busca analisar, na perspectiva da análise documental, de caráter quali-quantitativo, como o Livro Didático adotado pelas escolas públicas de Ensino Médio Integral da cidade de Jacobina-Ba, contribui para a promoção do letramento digital dos alunos. Tendo como suporte teórico autores como Circe Bittencourt (1993, 2016) para retomar a historicidade do livro didático, bem como discutir os conceitos acerca dos letramentos e letramentos digitais com Magda Soares (2003), Roxane Rojo (2009), Angela Kleiman (2004), Ana Elisa Ribeiro e Carla Viana Coscarelli (2014), Gavin Dudeney, Nicky Hockly e Mark Pegrum (2016), dentre outros. Do que foi investigado, constatou-se a presença de atividades correspondentes à cultura digital, consoante os pressupostos da BNCC, as quais promovem, mesmo que em menor parcela, o letramento digital dos alunos.
- ItemAs contribuições do ensino de Literatura para a formação do leitor no Ensino Médio(2014-12-15) Silva, Elisângela da; Barreto, Maria Iraídes da Silva; Santos, Márcia Regina Mendes; Cunha, Rúbia Mara de Sousa Lapao acesso aos diferentes saberes sobre a cultura de povos e lugares desconhecidos,seja do universo fictício ou real. A leitura literária deixa em cada um de nós uma bagagem de experiências que nos define como leitores e que se refletem em nossa formação humana e profissional. Nesse sentido, esse estudo se justifica por conta da relevância da sua temática para a educação escolar e formação social do sujeito.Realizamos um estudo exploratório e de cunho qualitativo cujo objetivo geral foi compreenderquais as contribuições do ensino da Literatura para a formação do leitor no universo do Ensino Médio em um colégio públicono município de Jacobina. Nossos objetivos específicos foram identificar se existem alunos com perfil de leitores naquela unidade de ensino; analisar a prática docente de dois professores do Ensino Médio que são professoresdos alunos entrevistados e verificar se a prática desses docentes contribui para a formação de alunos-leitores.Para a coleta de dados valemo-nos das seguintes técnicas: observação das aulas de dois professores; aplicação de um questionário para selecionarmos alunos com perfil de leitores; entrevista com os alunos selecionados. Zilberman (1998); Freire (1989); Lajolo (1999); Cosson (2011); Cândido (1995) entre outros autores que refletem sobre a Literatura na perspectiva da educação para sensibilidade estética e humana, além dos documentos oficiais publicados pelo Ministério da Educação e Cultura serviram de ancoragem teórica para esse trabalho. Os resultados obtidos com o estudo demonstram que na escola investigadaa prática pedagógica contribui muito pouco para a constituição desse tipo de leitor em virtude de não se considerar as condições de produção de leitura necessárias aos textos dessa ordem do discurso, dada a sua complexidade.
- ItemA mediação materna no processo de leitura e contação de histórias no ambiente familiar(2018-03-01) Andrade, Diana Coutinho Dantas; Barreto, Maria Iraídes da Silva; Gomes, Antenor Rita; Santos, Márcia Regina MendesEste estudo investiga a mediação nas práticas de leitura no contexto familiar, segundo a perspectiva interacionista de Vygotsky, para quem as questões socioculturais interferem diretamente na constituição dos sujeitos. Trata, pois, das atividades de leitura realizadas pelas mães no contexto familiar a partir dos conceitos de interação, mediação e internalização. Configura-se como uma pesquisa de campo, de cunho exploratório com abordagem qualitativa, realizada com cinco mães e suas respectivas crianças em idade escolar, na comunidade rural dos Bagres, na cidade de Miguel Calmon, Bahia no ano de 2017. Nosso objetivo geral foi sensibilizar as famílias, respeitando a multiparentalidade, para a importância de fortalecer laços afetivos a partir da atuação das mães como mediadoras de leitura. Realizar um Ateliê de Leitura e, nesse, oportunizar vivências de leitura literária e encontros para escutas sensíveis sobre leitura e comportamento leitor de suas crianças; orientar para prática leitora no contexto familiar; verificar se a contação de histórias pode desenvolver o gosto pela leitura e contribuir com o processo de constituição de leitores e leitoras, foram nossos objetivos específicos. Os procedimentos metodológicos delinearam-se pela aplicação de entrevista, questionário sociocultural e anotações de campo para coleta de dados que orientaram a realização de um Ateliê de Leitura com duração de 15 horas. Os sujeitos da pesquisa foram cinco mães e suas respectivas crianças. Os dados foram analisados a partir do diálogo com diversos/sas autores/autoras: Vygotsky (2007), Daniels (2013), Sisto (2005), Baquero (1998), Martins (1985), Kleiman (1989), Yunes (2002), Riter (2009), dentre outros e outras. Verificamos que a mediação materna despertou o interesse pela leitura e também o gosto das mães e de suas crianças por essa prática social, contribuindo de forma significativa para a ressignificação dos laços afetivos no seio familiar. Todavia, reunir as mães e sensibilizá-las para corresponsabilidade no desenvolvimento cognitivo, social e afetivo de sua prole constituiu-se em uma tarefa árdua. Elas reconhecem a importância da leitura, no entanto, não disponibilizam de tempo e a maioria das mães mesmo sabendo ler, não tem acesso a essa cultura letrada, tornando limitada a realização dessa atividade no ambiente familiar.
- ItemO papel da biblioteca Afonso Costa na formação de leitores de Jacobina-BA(2014-11-10) Correia, Sara da Silva; Silva, Patrícia Vilela da; Freire, Crizeide Miranda; Santos, Márcia Regina MendesAborda pontos sobre a leitura como prática social e a biblioteca como espaço que promove a leitura. Ressaltamos a importância da biblioteca Afonso Costa, situada na cidade de Jacobina Bahia a partir da pesquisa de campo, pesquisa bibliográfica e análise de registros, propiciando dados pertinentes para obtenção de resultados; examinando o funcionamento da biblioteca, seu acervo, os projetos que atende o espaço, as parcerias, os programas de iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais com a implantação de projetos que visem o incentivo do livro e da leitura. Assim demonstra estatísticas dos resultados obtidos com a pesquisa.
- ItemReflexões sobre as contribuições do Letramento na formação dos alunos(2014-12-15) Rego, Rosemar Silva; Silva, Patrícia Vilela da; Santos, Márcia Regina Mendes; Ribeiro, GirleideA presente pesquisa com o título “Reflexões sobre as contribuições do letramento na formação dos alunos”, realizado Escola Municipal Armando Xavier de Oliveira, com uma turma de alunos da Educação de Jovens de Adultos – EJA, teve como objetivo Identificar e analisar as contribuições do letramento na formação dos alunos. Neste estudo fizemos uma reflexão teórica fundamentada principalmente nos autores Barbosa (1999); Kleiman e Mantencio, (2008); Soares (2003); Goulart (2007); Scholze e Rösing (2007); Freire (2001); Mey (2001) Kleiman e Moraes (1999) dentre outros, proporcionando uma discussão sobre o letramento. Os procedimentos metodológicos utilizados foram de natureza qualitativa, utilizando o questionário fechado e aberto para obtenção do perfil dos sujeitos e para identificar as concepções dos alunos. A partir da análise dos instrumentos de coleta de dados foi possível percebermos através das falas dos sujeitos a importância do letramento na formação dos alunos e a necessidade de maior investimento e estruturação do ensino público brasileiros em especial das escolas municipais localizadas nos interiores baianos, as quais precisam dar maiores condições para que o letramento aconteça de forma mais concreta.
- ItemO uso de estratégias de leitura e compreensão como prática social(2015-10) Silva, Josabete Ribeiro da; Santos, Márcia Regina Mendes; Freire, Crizeide Miranda; Silva, Maria Iraídes daA formação de leitores autônomos é cada vez mais urgente. Sabe-se que a leitura é um processo importante para a aquisição do conhecimento, e que a escola como agenciadora da aprendizagem deve proporcionar aos alunos capacidades de utilizar procedimentos e habilidades para facilitar o ato da leitura e compreensão. Considerando que o aluno mobiliza conhecimentos e estratégias para ler e compreender um gênero textual, a escola tem o papel de adequar o seu ensino, de formular e praticar estratégias de leitura que possibilitem criar hábitos da leitura como uma prática social. É importante destacar que na escola as estratégias e atividades devem ser selecionadas para que os alunos aprendam não apenas a decodificação de palavras, mas um processo amplo e complexo de construção de significados. Isso exige do leitor uma gama de conhecimentos, dentre eles o linguístico, o conhecimento de mundo e o textual, os quais em conjunto e simultaneamente devem ser trabalhados com o objetivo de ampliar a capacidade leitora dos indivíduos. O ensino deve ser planejado de forma que as nas aulas de leitura, as estratégias sejam procedimentos utilizados para se chegar à compreensão global do texto, visto que tudo que o lemos são influenciados pela intenção da leitura. Na compreensão de um texto, o aluno utiliza estratégias que ocorrem antes, durante e após a leitura. E por isso, elas são ferramentas necessárias para o desenvolvimento do leitor. Dessa forma, o presente estudo, tem por finalidade, ressaltar a importância das estratégias de leitura na compreensão de gêneros textuais diverso, através de um estudo sistemático, tendo utilizado como método a pesquisa qualitativa para a observação e análise das aulas de leitura e compreensão, bem como a investigação do uso de estratégias de leitura pelos alunos, através de questionário. Tal estudo foi feito em uma turma do nono ano do ensino fundamental da Escola Luís Alberto de Carvalho na cidade de Jacobina-BA, o que ficou constatado que a compreensão leitora é fundamental para a inserção do indivíduo no mundo letrado, o que demanda aulas planejadas com objetivos específicos para o alcance da eficácia na leitura. Destarte para que as estratégias de leitura sejam eficazes na compreensão de um texto, há a necessidade de que estas sejam tratadas como procedimentos de ensino e ensinadas aos alunos como procedimentos para alcançar a compreensão da leitura.
- ItemO uso do livro didático pelo professor nos trabalhos com a leitura e produção escrita no ensino médio(2013-11-12) Oliveira, Ana Gláucia Novais da Silva; Silva, Clariécia Freire; Santos, Márcia Regina Mendes; Cunha, Rúbia Mara de Sousa Lapa; Lemos, Dayane MoreiraO presente trabalho buscou investigar o uso do livro didático pelo professor do ensino médio, enfocando o ensino de leitura e produção escrita. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como sujeitos envolvidos professores com formação em Letras Vernáculas, atuantes há mais de dez anos na escola da rede pública estadual, Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, situada na cidade de Jacobina-BA que atende estudantes de primeira a terceira série do ensino médio. Buscaram-se respostas às seguintes questões: de que forma o professor utiliza o livro didático em sala de aula? E qual a sua influência no processo do ensino e aprendizagem de leitura e produção textual? Deste modo, para a análise dos dados, utilizou-se como ferramenta a aplicação de um questionário e observação em sala de aula, a fim de responder a essas indagações, bem como conceitos teóricos, tais como: Antunes (2003), Batista (2003), Bunzen (2009), Rojo (2003), entre outros, para melhor aprofundamento de nossas ideias. Visto que há a necessidade de mais pesquisas, voltadas para a prática do professor do ensino médio frente ao trabalho com o livro didático, esse estudo procurou analisar em que medida os professores utilizam o livro didático para desenvolver o trabalho com os eixos leitura e produção de textos. Tendo por base essa percepção, verificamos que o livro didático passou por grande evolução ao longo dos anos, com mudanças bastante positivas. Foi possível perceber que ele pôde mostrar-se como um instrumento eficiente e que ainda possui grande influência no ambiente de ensino e aprendizagem, principalmente ao se tratar do ensino de leitura e produção escrita. Constatouse que os professores ainda utilizam o livro didático para trabalhar a leitura e produção textual, porém esses docentes sempre o utilizam como complemento para facilitar o ensino e aprendizado, já que ele não é o único material que faz parte dos processos educativos. Portanto, verificou-se que esses educadores, de certa forma, atendem às recomendações dos PCNEM quando procuram outros meios de estimular o aprendizado dos educandos, levando em consideração tanto a realidade da unidade escolar quanto a dos alunos.
- ItemA variação no uso dos pronomes - sujeitos nós e a gente em corpus oral da região Piemonte da Chapada/Chapada Diamantina(2013-12-02) Silva, Morgana Gomes da; Jesus, Sivone Santos de; Pereira, Bárbara de Santana; Lemos, Dayane Moreira; Silva, Geysa Andrade da; Santos, Márcia Regina MendesA presente pesquisa expõe um estudo dos usos que os falantes fazem dos pronomes nós e a gente, na perspectiva da sociolinguística variacionista. O percurso metodológico está fundamentado em um estudo de abordagem quantitativa, com o aporte teórico-metodológico no modelo sociolinguístico de Labov (1972). Para tanto, foi selecionado, como objeto de estudo, os pronomes nós e a gente, objetivando analisar o uso desses na fala de 24(vinte e quatro) informantes, moradores da localidade de Anselino da Fonseca e de Rio de Contas - BA.O corpus foi analisadoa partir das variáveis linguísticas (tempo verbal e concordância) e extralinguísticas(localidade, gênero e faixa etária),com vistas a perceber o índice de variação no uso dessas variantes, diante dos resultados obtidos através da ferramenta computacional GOLDVARB - X. As entrevistas que compõem o corpus desta pesquisa foram retiradas da coleção Amostras da Língua Falada no Semi-árido baiano, organizada pelas pesquisadoras Norma Lúcia Fernandes de Almeida e Zenaide de Oliveira Novais Carneiro, da Universidade Estadual de Feira de Santana. A questão norteadora buscou responder se há um processo de variação estável ou uma mudança em curso, no uso desses pronomes. Considerando os fatores analisados, os resultados obtidos indicam que, o pronome a gente se sobrepõe ao pronome nós em quase 75%, o que representa um duelo de contemporização, já que a forma canonizada nós não deixou de ser usada em detrimento do uso da forma a gente. Assim, a partir dos dados apresentados neste trabalho, é possível acreditar em uma mudança em curso, o que reafirma resultados e hipóteses apresentadas por Lopes (1999, 2003), dentre outros pesquisadores.