Navegando por Autor "Santos, Márcia Pereira "
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO Currículo escolar e a prática profissional docente como elementos de construção das identidades dos discentes na escola municipal professor Carlos Gomes da Silva(2018) Santos, Márcia Pereira ; Silva, Jerônimo Jorge Cavalcante; Gomes, Március de Almeida; Teixeira, Rodrigo CorrêaÉ no campo de atuação do currículo escolar que surge a possibilidade da reconstrução e construção de conhecimentos e, ao mesmo tempo, é onde se configuram relações de poder, permeadas por contradições e conflitos de interesses O profissional educador precisará rever os seus conceitos teórico\práticos que norteiam a sua prática pedagógica, tendo consciência dos limites de sua formação, seja ela inicial ou continuada. O importante é situar seu trabalho no contexto democrático e emancipatório dos educandos. Dessas inquietações e reflexões, surgiu o problema, objeto da nossa pesquisa: o currículo escolar interfere na construção das identidades dos discentes na escola? Para obter as respostas à questão norteadora, pesquisamos uma Escola da Educação Básica, no Município de Jacobina-Bahia, no Bairro da Bananeira (Comunidade Quilombola, reconhecida recentemente), lócus de nossa investigação. Foi interessante compreender a dinâmica dos elementos culturais e os mecanismos utilizados para garantir a representatividade dos diversos segmentos envolvidos dentro deste contexto social e cultural. Portanto, o objetivo geral é compreender a importância do currículo escolar na construção das identidades dos discentes, buscando possibilidades de construção de uma proposta curricular colaborativa e contextualizada com a comunidade escolar e local, tendo como objetivos específicos: identificar que tipo de estrutura curricular existe na escola Municipal Professor Carlos Gomes da Silva e sua aplicabilidade na prática pedagógica; analisar a formação dos professores (inicial/continuada) sobre currículo escolar, buscando subsídios para superação da distância que existe entre teoria/prática; indicar como os professores desenvolvem as ações propostas pelo currículo escolar e se encontram dificuldades ao executarem seus trabalhos pedagógicos dentro das salas de aula; apontar de que maneira as identidades dos discentes são percebidas e valorizadas; e propor um Plano de construção de uma proposta curricular contextualizada com a participação da comunidade escolar e local. Para tanto, fizemos a opção por uma abordagem qualitativa, por entender que ela apresenta características viáveis e possíveis nos estudos em espaços escolares, numa proposta de pesquisa ação colaborativa, numa relação dialética entre sujeito e objeto. Denominamos que este trabalho foi um território de múltiplos desafios, a começar pelo primeiro contato, através de um diagnóstico, no intuito de criar vínculos de confiança com as colaboradoras. Utilizamos entrevistas semiestruturadas, questionários abertos e para a sistematização, a organização e a análise dos resultados dos dados investigados, optamos pela análise de conteúdo. Como produto final de intervenção, elaboramos um Plano de Construção de uma Proposta Curricular, o qual será executado através de oficinas formativas, desenvolvidas por etapas, abrangendo a uma proposta curricular contextualizada com a comunidade escolar e local. Consideramos que seja inovador e de especial importância para contribuirmos na inserção das minorias sociais, provocando espaços de debates e reflexões que venham proporcionar a emancipação e a inserção das identidades, tão silenciadas e esquecidas no currículo tradicional existente e excludente.