Navegando por Autor "Santos, Luciene Leal Alves Goes dos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEstratégias pedagógicas para alunos com deficiência: pesquisa-ação na EJA em uma escola municipal de Salvador(2020-12-28) Santos, Luciene Leal Alves Goes dos; Correia, Patrícia Carla da Hora; Miranda, Theresinha Guimarães; Vitorino, César CostaEsta pesquisa discute sobre às estratégias pedagógicas para alunos com deficiência na Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma escola municipal de Salvador. A pergunta direcionadora nos faz refletir sobre quais estratégias pedagógicas são utilizadas para alunos com deficiência na EJA II, na Escola Municipal Nossa Senhora dos Anjos. O objetivo geral foi compreender às estratégias pedagógicas utilizadas em uma escola municipal de Salvador para trabalhar com alunos com deficiência na EJA II. Os objetivos específicos buscaram discutir os processos epistemológicos, históricos e legais da EJA e sua interface com a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva; identificar quais estratégias pedagógicas são utilizadas pelos professores com alunos com deficiência na EJA II; realizar encontros formativos para os professores da EJA II, atendendo às suas demandas identificadas no questionário respondido, bem como a socialização de possíveis estratégias pedagógicas. A trajetória metodológica insere-se numa abordagem qualitativa, fundamenta-se na pesquisaação. Os dispositivos de coleta de dados utilizados são: pesquisa documental, questionário e entrevista. Esse questionário foi utilizado como subsídio para a organização dos encontros formativos e, posteriormente, utilizado no término dos mesmos para verificar quais os avanços alcançados. A pesquisa tem como aporte teórico, reflexões acerca da Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva e a Educação de Jovens e Adultos. A análise e a interpretação dos dados apontam para a necessidade de aprender com as diferenças e entender que incluir é muito mais do que estar presente em um espaço físico. Para fazer com que a inclusão escolar aconteça de forma integral, é preciso se dispor a conhecer cada dia mais e manter um diálogo com seus pares como uma possibilidade necessária e possível. Como produto final, disponibilizamos no site da orientadora os conhecimentos produzidos nos encontros formativos através de trechos dos relatos dos professores, os slides, os materiais trabalhados e socializados nos encontros formativos, para que outros interessados tenham acesso e possam utilizá-los. Acreditamos que, desta forma, iremos contribuir de forma significativa para a concretização dos caminhos possíveis da inclusão dos jovens e adultos com deficiência.