Navegando por Autor "Santos, Lucas Gabriel de Oliveira"
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- ItemExplorquest - um aplicativo educacional baseado no modelo webquest com adição de elementos de gamificação(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-12) Santos, Lucas Gabriel de Oliveira; Jorge, Eduardo Manuel de Freitas; Lobato, Peterson; Massa Neto, Ernesto de SouzaNas últimas décadas surgiram conceitos como a indústria 4.0 e a economia criativa que por sua vez proporcionaram o surgimento de novas demandas sociais e profissionais. Na educação, novas metodologias, tecnologias e ferramentas vem possibilitando uma maior interação entre alunos e professores e a utilização da internet, desde a década passada, é uma forte aliada na construção do conhecimento, porém como é sabido, a internet é uma rede de informações gigantesca, e quanto mais ela se expande maior é a possibilidade de desvios e desinformações no processo de aprendizagem. A metodologia Webquest surgiu na década de 90 com o objetivo de proporcionar um processo de pesquisa orientado tendo o aluno como foco foi desenvolvida justamente com o objetivo de utilizar os recursos da internet de maneira eficaz, porém, em decorrência da época do seu surgimento, existem alguns elementos que podem ser melhor explorados através de estratégias e a utilização de novos recursos como a inclusão de elementos de gamificação e recursos nativos dos dispositivos móveis. Nesta perspectiva, o presente projeto tem como objetivo a utilização da metodologia Webquests de forma conjunta a inclusão de estratégias de gamificação e recursos nativos dos dispositivos móveis para a construção de um aplicativo educacional que possibilite a realização de desafios orientados de maneira envolvente e agregadora. Esta pesquisa adotou a Design Science Research (DSR), tendo com uma das suas etapas a elaboração de uma revisão sistemática e a construção de um protótipo que foi materializado em um aplicativo denominado ExplorQuests. Através da avaliação dos requisitos foi possível constatar que a aplicação conseguiu englobar os elementos almejados e com a apresentação da ferramenta em conjunto com um questionário foram obtidos resultados que validam as conjecturas teóricas relacionadas a utilização de estrategias de gamificação para aprimoramentos em atividades webquests, a inclusão de conceitos de outras teorias de aprendizagem e a possibilidade de maior envolvimento com a utilização de dispositivos móveis, assim validando e reforçando os benefícios do ExplorQuests