Navegando por Autor "Santos, Lorena Michelle Silva dos"
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- ItemA representação da sexualidade feminina negra em poemas de Miriam Alves(Universidade do Esta da Bahia, 2021-08-06) Fonseca, Arlete Borba De Souza; Santana, Suely Santos; Souza, Ana Carolina Cruz; Santos, Lorena Michelle Silva dosOs textos literários da escritora negra Miriam Alves assumem um lugar na produção literária brasileira marcado pela raça e pelo gênero. Esta escrita engajada é denominada de literatura afro-feminina. Em seus escritos, a autora se dedica a discutir problemáticas ligadas à subjetividade feminina negra, como por exemplo a expressão do corpo e da sexualidade a fim de construir novas formas de representar a mulher negra literatura, bem diferentes das representações estereotipadas presentes em produções literárias de autoria masculina branca. A partir do exposto, este trabalho de conclusão de curso propõe uma análise sobre o erótico e a sexualidade feminina negra nos poemas de Miriam Alves. O objetivo desta pesquisa é analisar a representação não hegemônica da sexualidade feminina negra nos poemas Objetando (1990), Pedaços de mulher (1985) e Despudor (1978) da referida autora. Neste trabalho foi utilizado os teóricos Domício Proença Filho (2004); Conceição Evaristo (2009); Eduardo de Assis Duarte (2010); Dawn Duke (2016); Aníbal Quijano (2005) e Grada Kilomba (2019), entre outros.
- ItemMemórias e narrativas de professores/as de História: reflexões sobre a formação e experiência docente no Município de Eunápolis (2009-2018)(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Fernandes, Lorrany Oliveira; Santos, Lorena Michelle Silva dos; Santos, Mariane Nascimento dos; Fernandez, Thais VinhasO presente trabalho tem por objetivo investigar através das memórias e narrativas, a trajetória formativa e atuação profissional de professores/as de História no município de Eunápolis. Foram entrevistados oito professores/as que estão atuando no ensino de História, no Ensino Fundamental II. A condução metodológica da pesquisa foi pautada na fonte oral e escrita. Tendo como referenciais Maurice Halbwachs, Lucília Delgado, Verena Alberti. O cruzamento dessas fontes nos possibilitou compreender os processos formativos vivenciados por esses profissionais, e como suas experiências são importantes para sua prática na sala de aula. O ensino de História é fundamental, pois permite a compreensão da temporalidade, estimula o pensamento reflexivo, e promove a consciência histórica. Tendo como suporte os autores: Rusen (2001); Pimenta (2012); Cerri (2011); Bloch (2001). As narrativas, e o ato de rememorar suas histórias de vida são essenciais para a compreensão da constituição de um ser/fazer docente. Esse estudo teve como recorte temporal o período de 2009-2018, sua escolha é justificada por delimitar o período da formação em nível superior dos professores/as entrevistados/a.
- ItemRepresentações acerca da população negra no pós-abolição brasileiro da telenovela Lado a Lado (2012-2013)(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-16) Rocha, Eva Brasil; Santos, Lorena Michelle Silva dos; Lima, Caroline de Araújo; Santos, Denilson Lessa dosEste trabalho tem como objetivo principal analisar as representações sociais sobre a população negra no pós-abolição da telenovela Lado a Lado (2012), Rede Globo. Inicialmente, busca-se compreender aspectos históricos da Telenovela no Brasil, suas características e abordagem da população negra na Rede Globo ao longo dos anos. Posteriormente, é apresentado o objeto-fonte da pesquisa, Lado a Lado, em suas abordagens gerais e a importância do seu contexto histórico de produção (2012-2013), com base em Kornis (2008), na correlação dos conteúdos abordados na obra em relação à população e cultura negra. Compreendendo a novela Lado a Lado enquanto fonte histórica, a partir da linguagem verbal e visual, a representação da população negra no contexto de pós-abolição brasileiro, as características daquele período e desafios enfrentados por tal população, compreendendo as representações a partir de Chartier (2002) como sendo historicamente construídas a partir de um contexto específico de quem as constroi. Dessa forma, identificar em Lado a Lado possíveis mudanças nos padrões de representação da população negra, comumente estereotipadas ou excluídas na teledramaturgia brasileira.