Navegando por Autor "Santos, Laura Teresa de Carvalho"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA influência dos videogames na sociedade contemporânea(Universidade do Estado da Bahia, 2024) Santos, Laura Teresa de Carvalho; Santos Filho, Eudaldo Francisco dos; Santos, Rodrigo Luz; Sampaio, Marcus Vinicius CordeiroA pesquisa bibliográfica em questão tem como objetivo explorar a relação recíproca entre videogames e sociedade nos dias atuais. Por meio de uma investigação, é possível identificar como as narrativas dos jogos frequentemente se inspiram em cenas culturais e como os contextos sociais e políticos reverberam na cultura popular, moldando, assim, nosso cotidiano. Os videogames, que em meio século evoluíram de máquinas acionadas por moedas para experiências de realidade aumentada, são mais do que meros passatempos. Eles atingem a todos, mesmo aqueles que nunca pegaram um joystick, e suas histórias permeiam em inúmeras esferas da vida contemporânea. Ademais, a pesquisa ressalta a presença da gamificação nessas criações. A gamificação, fenômeno que incorpora elementos de design de jogos em aplicativos e atividades cotidianas, é um exemplo de como os videogames podem transcender seus próprios limites e se tornar parte integrante de nossa vida diária. Neste sentido, esta pesquisa não somente descreve a influência dos jogos na sociedade, mas também examina como a sociedade intervém nos jogos em retorno. Com isso, espero contribuir para um entendimento mais profundo e matizado do papel dos videogames na contemporaneidade.