Navegando por Autor "Santos, Kaline Moura dos"
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- ItemContributos da abordagem da etnomatemática no processo de ensino e aprendizagem da geometria na educação de jovens e adultos no ensino médio(Universidade do Estado da Bahia, 2018) Santos, Kaline Moura dos; Silva, Sidinéia Chagas; Oliveira, Sandra Alves de; Reis, Sônia Maria Alves de Oliveira; Matos, Robson Aldrin LimaEste estudo busca analisar e compreender as contribuições da etnomatemática no processo de ensino e aprendizagem da geometria na Educação de Jovens e Adultos do último ano do Ensino Médio. Para tanto, buscamos verificar as contribuições e os desafios da geometria no processo de ensino e aprendizagem na EJA; identificar a geometria nas práticas cotidianas dos alunos participantes da pesquisa e analisar atividades de etnomatemática desenvolvidas nas turmas do eixo VII. Para orientar a realização deste estudo, destacamos Rios, Fonseca, D’ Ambrósio, Carvalho, Lorenzato, Paiva, Fragoso, Pais, Selbach, dentre outros. A compreensão dos dados baseia-se nas conjeturas da abordagem qualitativa. Os procedimentos e instrumentos metodológicos utilizados nesta investigação foram as observações no espaço educativo estadual que oferta a modalidade da EJA, questionário, roda de conversa, oficina e o diário de campo construído a partir da observação no espaço educativo e das atividades realizadas. Os resultados da investigação reafirmam que a maioria dos estudantes da EJA apresenta dificuldades no processo de aprendizagem da geometria e concebe-a como difícil, no entanto compreendem a importância que esta tem para a sua vida. Foram apontados os seguintes desafios em relação ao ensino e aprendizagem, as dificuldades em compreender o conceito para aplicar na resolução dos problemas, a auto-avaliação de incapacidade para a aprendizagem dos conteúdos, a falta de dialogo entre professor e aluno, a metodologia de ensino utilizada pelo professor e principalmente a falta de conexão entre os conhecimentos prévios dos alunos e os conhecimentos científicos trabalhados na sala de aula, o que não contribui para uma aprendizagem significativa dos estudantes. Por fim constatamos que esta pesquisa é de extrema importância tanto do ponto de vista acadêmico quanto das políticas públicas, pois lida com questões referentes ao ensino e aprendizagem da geometria para jovens e adultos. A valorização dos conhecimentos dos estudantes por meio da etnomatemática possibilita uma aprendizagem significa
- ItemJogos africanos em aulas de matemática nos anos finais do ensino fundamental: uma revisão sistemática de pesquisas(2023-03-28) Santos, Kaline Moura dosEsta investigação tem como objetivo analisar as contribuições dos jogos africanos no processo de ensino e aprendizagem da matemática com ênfase na geometria nos anos finais do Ensino Fundamental por meio de uma revisão sistemática de pesquisas. Nesta pesquisa de abordagem qualitativa baseada em uma fundamentação teórica que reflete sobre o contexto histórico da geometria e dos jogos africanos que apresentam uma relação direta com as práticas culturais, cujo entrelaçamento da matemática e da cultura africana foi realizado um estudo numa perspectiva pedagógica da etnomatemática. A pesquisa bibliográfica incluiu também o estudo da geometria nos anos finais do Ensino Fundamental e a utilização dos jogos africanos como recurso pedagógico. A revisão sistemática realizada neste trabalho apresenta produções publicadas nas bases de dados: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Portal de Periódicos Capes que relatam experiências vivenciadas na utilização de jogos de origem africana em aulas de matemática. A análise dessas produções evidenciou a importância e as contribuições da utilização dos jogos africanos em sala de aula como recurso pedagógico para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da geometria plana, garantindo uma maior participação dos estudantes nas atividades que são propostas, respeitando e valorizando as relações culturais e de identidade.