Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Santos, Juliana Laranjeira Pereira dos"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O projeto pedagógico como estratégia de prevenção das dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso em uma escola da rede municipal de Salvador/Bahia
    (2009-10-23) Santos, Juliana Laranjeira Pereira dos; Novaes, Ivan Luiz; Pimental, Susana Couto; Hetkowski, Tânia Maria
    Essa dissertação contemplou como objeto de pesquisa, a prevenção das dificuldades de aprendizagem no projeto pedagógico, que foi investigado em uma escola municipal na cidade do Salvador. Seu objetivo foi identificar, a partir dos dados do projeto pedagógico, das entrevistas e observações estratégias utilizadas para a prevenção das dificuldades de aprendizagem dos alunos na escola pesquisada. Para o desvendamento dessa problemática, foi utilizado como aporte teórico fundamentos e conceitos de teóricos envolvidos no campo da gestão escolar e da aprendizagem humana. Entre os autores consultados os que melhor atenderam aos objetivos desse objeto de pesquisa foram: Lima (2000); Paro (2000); Visca e Visca (1999); Piaget (1983 e 1995) e Fonseca (1995). Para trilhar esse percurso investigativo, consideramos a abordagem metodológica qualitativa do estudo de caso como pertinente para investir nesse fenômeno educacional. No processo de análise dos dados encontramos um grupo de profissionais com formação universitária e com conceito e práticas estabelecidas sobre gestão escolar democrática. No entanto, ficaram evidenciadas as fragilidades como a compreensão dos conceitos e processos de aprendizagem. Dessa maneira, concluímos que não é suficiente conhecer e praticar a gestão escolar democrática, que sem dúvida é um avanço. Todavia, a formação dos professores e a construção de um projeto pedagógico fundamentados em concepções de aprendizagem que possam transpor para a prática no cotidiano escolar é o que possivelmente pode minimizar o insucesso escolar.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais