Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Santos, Josenildo dos"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Capoeira: um potencial didático para o ensino de geometria
    (2021-02-01) Santos, Josenildo dos; Santos, Daniela Batista; Queiroz, José Carlos Santana; Bispo, Jaíra de Souza Gomes
    Historicamente, observamos que a Geometria é vista como uma parte isolada da Matemática e consequentemente os conteúdos geométricos, na maioria das vezes, são pouco trabalhados na escola e, quando são abordados, geralmente são ensinados de forma muito técnica, de maneira descontextualizada e sem significado. Assim, advogamos pela necessidade de desenvolver atividades que promovam um ensino e aprendizagem dos conceitos geométricos de forma mais significativa, com potencial lúdico e que aproximem os/as estudantes do cotidiano. Nesta senda, salientamos acerca da Capoeira, expressão cultural afro-brasileira, como uma possibilidade de trabalhar o pensamento geométrico na sala de aula, embasado através da Etnomatemática. Nessa perspectiva, objetivamos com esta pesquisa qualitativa, analisar as potencialidades didáticas da Capoeira para o ensino de conceitos geométricos, estabelecendo diálogo entre a cultura da Capoeira e o ensino de Geometria. Para isto, tivemos como sujeitos/as da pesquisa, estudantes da licenciatura em Matemática e egressos/as deste curso, que atuam em projetos da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus II, na cidade de Alagoinhas, Bahia. Para a produção dos dados, utilizamos dois questionários, que foram aplicados via Google Forms e o desenvolvimento de um minicurso. Para a análise dos dados, utilizamos os pressupostosda Análise de Conteúdo a partir da categorização em conformidade com Bardin (2011). Como suporte teórico, utilizamos autores como: D’Ambrosio (1996), Freire (1987), Aidar (2020), Esteves (2003), Brasil (1998), dentre outros. Através do primeiro questionário foi possível conhecer o perfil dos/as participantes, bem como, a concepção dos/as mesmos/as sobre Capoeira e se tinham conhecimento com relação as suas potencialidades didáticas para o ensino de conceitos geométricos. Os resultados demonstraram que os participantes conheciam um pouco sobre capoeira, tendo em vista que na Bahia esta é uma prática cultural e bem difundida, contudo a maioria destes, afirmaram que nunca tinha pensado sobre a possibilidade da utilização da capoeira como alternativas para aprender Matemática. Com o minicurso trabalhamos algumas questões teóricas sobre a capoeira e suas potencialidades para a aprendizagem de conceitos geométricos. Podemos inferir a partir da interação e dos comentários dos participantes, bem como com a análise do segundo questionário, que atingimos os objetivos propostos e que todos os participantes conseguiram perceber e estabelecer relação entre a Capoeira e a geometria, assim como sobre sua importância como uma expressão cultural e de resistência para a população negra, principalmente no período da escravidão. Assim, creditamos que é fundamental trabalhar com atividades culturais, como a Capoeira, nas aulas de Matemática, de maneira a aproximar os/as estudantes dos conceitos matemáticos de forma significativa e interdisciplinar, de modo a evidenciar o respeito às diversas formas de conhecimento, de matemáticas e de cultura.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais