Navegando por Autor "Santos, Jorge Antônio da Cruz"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemContribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação inicial do/a pedagogo/a: tessituras evidenciadas pelo estado do conhecimento(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-15) Santos, Jorge Antônio da Cruz; Pereira, Glauce Maciel Barbosa; Cardoso, Jusceli Maria Oliveira de Carvalho; Alves, Elivânia Reis de AndradeEsta pesquisa apresenta reflexões sobre a etapa inicial da formação docente em Pedagogia, com ênfase nas contribuições do PIBID para a iniciação à docência. Nesse contexto, discute-se o processo de qualificação dos futuros professores e propõe-se a seguinte pergunta de pesquisa: como o PIBID tem contribuído para a articulação entre teorias e práticas voltadas à formação inicial dos pedagogos, segundo pesquisas recentes disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES? O objetivo geral é analisar o impacto do PIBID na formação inicial dos pedagogos com base na revisão e síntese do estado do conhecimento presente em publicações acadêmicas da área, entre os anos de 2020 e 2024. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa de caráter bibliográfico, do tipo estado do conhecimento, voltada a mapear e refletir sobre a produção acadêmica relacionada ao tema. A fundamentação teórica baseia-se nos pressupostos de Pimenta (1996), Nóvoa (2019), Silva (2019), Brasil (2024), entre outros. Os resultados indicam que a experiência proporcionada pelo programa fortalece a práxis docente, ao favorecer uma compreensão mais ampla da relação entre teoria e prática em diferentes contextos formativos. Conclui-se que o PIBID contribui de forma significativa para a construção da identidade profissional docente de maneira contextualizada.