Navegando por Autor "Santos, Jocenildes Zacarias"
Agora exibindo 1 - 20 de 50
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA (inter)conexão da formação de coordenadoras(es) pedagógicas(es) da EJA e universidade: diálogos possíveis(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-31) Silva , Rita de Cassia Quintela da; Faria, Edite Maria da Silva de; Santos, Jocenildes Zacarias; Borghi, Idalina Souza MascarenhasEsta dissertação tem como tema central o diálogo entre Universidade e Escola Básica, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) por meio da proposta do Núcleo de Estudos e Pesquisas em EJA Cabula (NEPEJA Cabula), como meio de construção de possibilidade formativa, a partir de ações dos grupos de pesquisa ligados ao MPEJA-UNEB. Fundamentada na formação crítica, a qual implica transformação social das(os) educandas(os). A pesquisa teve como pergunta de partida: de que forma o Núcleo de Estudos e Pesquisas em EJA pode contribuir para o processo de formação continuada de coordenadoras(es) pedagógicas(os) da EJA que atuam em escolas da Gerência Regional de Educação (GRE) Cabula da Rede Municipal de Ensino de Salvador? Como objetivo geral a pesquisa busca propor uma organização do Núcleo de Estudos e Pesquisas em EJA, formado por um coletivo de coordenadoras(es) pedagógicas(os) da Rede Municipal de Ensino de Salvador, atuantes na EJA da GRE Cabula e em grupos de pesquisa ligados ao MPEJA-UNEB. Tendo como objetivos específicos: analisar os desafios e perspectivas formativas dos Coordenadores Pedagógicos e Coordenadoras Pedagógicas que atuam na EJA; fomentar a reflexão crítica das(os) Coordenadoras(es) Pedagógicas(os) da EJA e construir uma proposta formativa para Coordenadoras e Coordenadores da EJA atuantes nas escolas da GRE Cabula na Rede Municipal de Ensino de Salvador, visando contribuir com o processo de ensino e aprendizagem na modalidade da EJA, por meio de propostas curriculares adequadas a esta modalidade de ensino. O percurso metodológico para o desenvolvimento desta pesquisa de natureza aplicada teve a abordagem qualitativa e como procedimento, a pesquisa colaborativa. Os instrumentos utilizados para produção de dados foram: questionário no Google Forms, entrevista semiestruturada, rodas de conversa e ação do projeto piloto. A amostragem da investigação foi constituída por 4 coordenadoras pedagógicas, atuantes na EJA, da Rede Municipal de Ensino de Salvador, na GRE Cabula. A análise dos dados produzidos junto aos sujeitos da pesquisa contribuiu significativamente para a construção da proposta do Núcleo de Estudos e Pesquisas em EJA-Cabula, o que foi bastante relevante para a consolidação do projeto piloto, assim como para a sua criação e implementação. Os resultados sugeriram instituir o NEPEJA Cabula, com vistas a discutir temáticas que fortaleçam a formação dos(as) coordenadoras(es) pedagógicas(os) da EJA, como o elemento central do debate em torno da melhoria do processo ensino aprendizagem na EJA.
- ItemA mediação tecnológica e as práticas pedagógicas no contexto da educação de jovens e adultos- EJA(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-20) Menêzes, Jandira Peluso; Santos, Jocenildes Zacarias; Souza, Lanara Guimarães de; Pereira, Inaiá BrandãoEste estudo aborda o tema A Mediação Tecnológica e as Práticas Pedagógicas no Contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O problema em questão se debruça diante do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e a sua contribuição para mediar as práticas pedagógicas e o processo de ensino e aprendizagem dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas unidades públicas de ensino. Trata-se de uma pesquisa que tem como objetivo geral compreender como o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) faz a mediação no processo de ensino e aprendizagem dos discentes e docentes da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e as relações destes com o mundo em que vivem. De modo complementar, os objetivos específicos visam: entender de que forma as mediações tecnológicas podem ser utilizadas como instrumento de ensino na EJA; investigar como o uso das TIC pode ressignificar as práticas pedagógicas educacionais e; analisar como as mediações tecnológicas, por meio do uso pedagógico dos blogs, potencializam o processo de ensino e aprendizagem na EJA. O desenvolvimento desta investigação se deu por meio de uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, de cunho metodológico da pesquisa-ação, visando ao contato direto do pesquisador com o objeto de estudo, com enfoque em uma pesquisa colaborativa e participativa. Para o levantamento de dados bibliográficos e aprofundamento da pesquisa, foram consultados estudiosos e autores, como: Moran, Masetto; Behrens (2006; 2013); Levy (1993; 2010); Dantas (2012; 2016; 2017; 2018); Freire (1967; 1997), entre outros teóricos. O produto final desenvolvido consistiu em um blog construído colaborativamente com os participantes da pesquisa e composto por textos, vídeos e links que direcionam para sites de atividades de fins pedagógicos os quais contribuem e auxiliam no percurso do ensino e aprendizagem na EJA. Os resultados obtidos permitiram concluir que o uso do blog contribuiu significativamente para a interação entre professores e alunos na sala de aula, possibilitando o aperfeiçoamento da leitura e interpretação pela turma, bem como viabilizou que o processo de ensino e aprendizagem realizada por meio da mediação tecnológica incrementasse e renovasse as práticas pedagógicas de ensino, contribuindo para o fortalecimento das aprendizagens vivenciadas cotidianamente por todos os envolvidos no processo
- ItemA prática pedagógica do tutor no processo formativo dos discentes jovens e adultos do curso de licenciatura em pedagogia da UNEB/UNEAD(Universidade do Estado da Bahia, 2024-09-09) Badaró, Ednelza Ribeiro; Santos, Jocenildes Zacarias; Ferreira, Maria Conceição Alves; Barbosa, Elisiana Rodrigues OliveiraO estudo teve como objetivo principal compreender as práticas pedagógicas dos tutores no processo de formação de estudantes jovens e adultos no Curso de Licenciatura em Pedagogia da UNEB, na modalidade EaD. A pesquisa partiu da premissa de que a prática do tutor pedagógico deve ser baseada em uma interação significativa e colaborativa, onde ocorre uma troca de ensino aprendizagem mútua. Os objetivos específicos incluíram investigar os critérios de seleção de tutores para o curso, analisar a formação contínua dos tutores, e criar um blog direcionado a tutores de cursos EaD ou público interessado no assunto. A pergunta central do estudo foi: como as práticas pedagógicas dos tutores se desenvolvem na formação dos estudantes jovens e adultos do curso de Pedagogia EaD da UNEB?. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, baseado em autores como Yin, André e Ludke, que buscam analisar fenômenos reais considerando seu contexto e variável. A coleta de dados incluiu entrevistas semiestruturadas, cuja análise seguiu os princípios da análise de conteúdo de Bardin, Laville e Dionne. Os resultados apontaram que os tutores acreditam que sua atuação na modalidade EaD contribui para a construção do conhecimento dos alunos, embora reconheçam a necessidade de maior interação com os Professores Formadores para aprimorar as práticas didáticas. A pesquisa identificou áreas que necessitam de ajustes e aperfeiçoamentos, desde a seleção dos tutores suas condições de trabalho, incluindo a criação de espaços formativos para melhor desempenho de suas funções. Os tutores enfatizaram a necessidade de planejamento mais interativo e colaborativo, bem como de considerar todas as partes envolvidas no Projeto Pedagógico do Curso. Sugere-se também a profissionalização da função de tutor, alterando o título para "Professor Tutor", e melhoria da bolsa vigente. Como resultado adicional, foi criado um blog direcionado aos tutores de EaD, visando não apenas contribuir para sua formação, como também para suas ações didáticas, como também para todo público que se interesse por esta temática.
- ItemAbordagem sistêmica colaborativa: uma possibilidade de ressignificação para o ensino na educação de jovens e adultos(2020-04-27) Nunes, Márcia Laís de Oliveira Vidal; Santos, Jocenildes Zacarias; Santos, José Jackson Reis dos; Fonseca, Marcia TerezaA pesquisa aqui apresentada faz parte de uma reflexão desenvolvida coletivamente sobre o ensino e as práticas metodológicas que vem compondo as dinâmicas em salas de aula da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Dessa forma, estabeleceu-se como objetivo geral: Ressignificar o ensino na EJA fundamentado na abordagem sistêmica colaborativa. E corroboram para o êxito desta questão os seguintes objetivos específicos: 1). Identificar quais saberes experienciais estão presentes nas práticas metodológicas dos professores colaboradores a partir de suas memórias profissionais; 2) Refletir de que forma as categorias da Educação Popular estão presentes nas práticas metodológicas dos professores colaboradores; 3) Construir coletivamente orientações metodológicas para o ensino na EJA, a partir da abordagem sistêmica colaborativa. A pesquisa intitulada: Abordagem sistêmica Colaborativa: Uma possibilidade de ressignificação para o ensino na educação de Jovens e adultos, adota os pressupostos teóricometodológico da pesquisa colaborativa em IBIAPINA (2008), com abordagem qualitativa, tendo como estratégias de investigação e autoformação professor os Círculos de Estudos Geográficos (CEG). O trabalho encontra-se organizado em capítulos, aqui chamados de Capítulos, onde o primeiro Capítulo expõe o memorial da pesquisadora, e a construção do objeto de estudo. No segundo Capítulo destaca a ciência geográfica, enquanto representante da abordagem sistêmica, o ensino na EJA e a Educação Popular e a sua influência no ensino na EJA. O terceiro Capítulo apresenta a cartografia da pesquisa, detalhando os cinco CEG. No quarto Capítulo temos as análises das informações construídas. Seguindo-se da conclusão da pesquisa e referências. IBIAPINA (2005, 2008, 2009, 2016), SANTOS (2011, 2017), SOUZA (2011), FREIRE (2003, 2011, 2016), e MACEDO (2011, 2016, 2018), trazem escritos que embasam a pesquisa proposta. Os resultados da pesquisa revelam que o ensino na EJA está diretamente associado a autonomia que devem ter os professores na escolha e construção dos caminhos metodológicos destinados ao trabalho na EJA, e que a abordagem metodológica aqui identificada como sistêmica colaborativa apresentase como mais uma possibilidade concreta para o trabalho de formação e autoformação dos professores na EJA enquanto mecanismo de ressignificação do ensino.
- ItemAcessibilidade e inclusão no programa de mestrado profissional de jovens e adultos (MPEJA) no municipio de Salvador - BA: um estudo de caso(2022-03-04) Barbosa, Nildete Ferreira Lopes; Correia, Patrícia Carla da Hora; Bordas, Miguel Angel Garcia; Vitorino, César Costa; Santos, Jocenildes ZacariasEsta dissertação apresenta os resultados de uma investigação sobre as condições de acessibilidade para pessoas público alvo da educação na perspectiva inclusiva no Programa da Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos, no CAMPUS I da Universidade do Estado da Bahia. A pergunta que orientou a pesquisa foi formulada nos seguintes termos: Como a política de ações afirmativas da UNEB, contribui para a acessibilidade e inclusão do público alvo da educação especial na perspectiva inclusiva no MPEJA? O objetivo geral consiste em: Compreender como as ações afirmativas da UNEB contribuem para a acessibilidade e inclusão de alunos com deficiência, os objetivos específicos: i.Identificar as possíveis barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiência para acessar e permanecer no Programa de Pós-graduação MPEJA; ii. Analisar a percepção dos envolvidos em relação à política de acessibilidade no lócus investigado; iii. Elaborar um guia de orientação digital com a finalidade de contribuir para a acessibilidade e permanência de pessoas com deficiência no Programa de pósgraduação em Educação de Jovens e Adultos da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) vinculado ao Departamento de Educação. Usamos nesta pesquisa uma abordagem qualitativa. Como procedimento metodológico foi selecionado o estudo de caso e análise documental das ações afirmativas do PDI da UNEB (2017-2022). Além da análise dos documentos, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com docentes, técnicos (escolhidos de forma aleatória) e estudantes com deficiência que adentraram no Programa através do sistema de cotas. Para fundamentação teórica dialogamos com Dantas (2018), Freire (2011), Arroyo (2016), Haddad e Di Pierro (2000), Brandão (2006, 1999, 1984), Correia (2013), Galvão (2009), Diniz (2010) Alencar (2013). A pesquisa evidencia que a UNEB possui um viés inclusivo e que busca melhorar neste aspecto criando políticas internas para este fim. Ademais o MPEJA segue nesta vertente seguindo o que rege o PDI e com ele as ações afirmativas dentro do processo de acesso. Quando o tema é permanência percebe-se que há muito o que se fazer para um atendimento pedagógico e arquitetônico equitattivo. A pesquisa evidenciou barreiras arquitetônicas, tecnológicas e atitudinais, as quais comprometem a autonomia, a equidade no acesso, permanência e conclusão dos cursos por parte dos alunos com necessidades educacionais especiais. A pesquisadora conclui a investigação com um guia de orientação digital, indicando os aspectos a serem considerados na proposição de acessibilidade estudantil e comunitário.
- ItemAdoção de metodologias ágeis como ferramenta de gestão escolar pública em educação de jovens e adultos(Universidade do Estado da Bahia, 2024-02-05) Barbosa Filho, Benedito Rodrigues; Silva, Marta Rosa Farias de Almeida; Souza, Lanara Guimarães de; Santos, Jocenildes ZacariasA gestão escolar exerce função fundamental na eficácia e qualidade do processo educativo para jovens e adultos. As metodologias ágeis emergem como um paradigma proeminente na otimização dos processos de gestão em organizações, abrangendo uma variedade de áreas no contexto da dinâmica do trabalho do conhecimento. Estas estratégias constituem uma abordagem integrativa e diversificada de métodos, estruturas e técnicas, almejando a simplificação, adaptabilidade, flexibilidade, dinamismo e iteratividade na execução das operações. A configuração tradicional, ainda amplamente empregada em entidades governamentais, revela-se inadequada e com limitações para solucionar e enfrentar os desafios cotidianos da população. Sendo assim, a pesquisa investigou quais os desafios para implementação das metodologias ágeis na gestão escolar pública em Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo como objetivo geral identificar dificuldades e benefícios provocados a partir da sua implementação. Para atingi-lo, foram definidos os objetivos específicos: Diagnosticar como e de que maneira a gestão escolar está realizando suas rotinas de trabalho; demonstrar a viabilidade do uso de métodos ágeis analisando o contexto local, suas dificuldades e benefícios; propor adoção de metodologias ágeis nos processos de gestão escolar para a EJA. A pesquisa utilizou procedimento de estudo de caso e foi fundamentada mediante abordagem qualitativa com análise de dados que permitiu explorar e compreender aspectos subjetivos e contextuais do fenômeno estudado, enfatizando a interpretação dos significados e das experiências dos participantes. Tal procedimento emprega uma variedade de técnicas onde foram realizadas entrevistas com aplicação de questionários, coleta, observação, avaliação e análise dos dados para melhor compreensão. Foi realizado uma proposta de iniciação de método ágil no lócus da pesquisa. Para esse estudo, apenas o setor da secretaria escolar recebeu inicialização de metodologia ágil, de modo que foi implementado o método Kanban através da ferramenta Trello. Aos poucos as atividades eram lançadas no Trello e seu progresso foi lento. Os esforços para adaptação geraram resultados que evidenciaram dificuldades inerentes à mudança de cultura organizacional, uso de ferramentas tecnológicas além do desconhecimento das metodologias ágeis. Por outro lado, a implementação possibilitou ao gestor e sua equipe registrar e visualizar o fluxo do trabalho realizado, otimizando a eficiência, organização e agilidade na execução das tarefas na ferramenta.
- ItemApp-learning na EJA em socioeducação: possibilidades e ressonâncias do app banco de aulas zuppa do saber na formação continuada das professoras(2020-12-15) Souza, Eliane Silva; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Santos, Jocenildes Zacarias; Santos, Edméa Oliveira dos; Lago, Ana Cristina Castro doTrata-se da dissertação resultante de uma experiência de pesquisa e formação construída com professoras da Educação de Jovens e Adultos que atuam na socioeducação em contexto de privação de liberdade em uma escola da Rede Municipal da Educação de Salvador, Bahia. A experiência propiciou o entrelaçamento entre teoria e prática em um estudo sobre a formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos envolvendo dispositivos digitais móveis na construção de experiências formacionais próprias da cibercultura. A pesquisa envolvendo App-learning, um novo processo de aprendizagem que envolve aplicativos para dispositivos digitais móveis, foi mobilizada pela seguinte questão: Como o uso do App Banco de Aulas Zuppa do Saber ressoa na formação continuada dos docentes da Educação de Jovens e Adultos no contexto da socioeducação com privação de liberdade? O objetivo principal da pesquisa foi compreender as possibilidades e ressonâncias do uso do App Banco de Aulas Zuppa do Saber na formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos no contexto da socioeducação com privação de liberdade. Os objetivos específicos foram: discutir o contexto histórico da Educação de Jovens e Adultos, a formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos na socioeducação com privação de liberdade e os cenários de formação na cibercultura; experimentar, através da Etnopesquisa Crítica/Formação, um processo formacional envolvendo o App Banco de Aulas Zuppa do Saber; apresentar as compreensões construídas a partir dos sentidos produzidos pelos sujeitos participantes do processo de pesquisa envolvendo App-learning com o App Banco de Aulas Zuppa do Saber; e, como produto do mestrado profissional, criar diretrizes para a construção de percursos de formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos com o App Banco de Aulas Zuppa do Saber. Tratase de uma pesquisa de abordagem qualitativa, baseada no referencial epistemológico da multirreferencialidade e efetivada com a Etnopesquisa Crítica/formação, envolvendo como dispositivos: oficinas formativas, diário reflexivo online e questionários online para feedback referente ao processo formacional. O corpus da análise foi constituído pelo conjunto de informações produzidas com as professoras participantes da pesquisa e as compreensões foram elaboradas com base nos princípios da análise interpretativa. Com as experiências construídas com a pesquisa é possível compreender que na articulação da formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos com App-learning cada participante pode transformar-se e construir os seus processos de autorização em coautoria com seus pares, em um complexo processo de interação e alteração. O App Banco de Aula Zuppa do Saber revela-se como um dispositivo carregado de potencialidades que reflete no processo de formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos, oportunizando a mobilização de interatividade e construção de autoria, bem como oportunizando a construção de uma dinâmica hipertextual no processo formacional. O resultado apresentado é uma obra aberta que pretende colaborar com o diálogo acerca de App-learning na formação continuada de professores e, especialmente, despertar interesses para a elaboração de outras experiências formativas.
- ItemAprendizagem da lectoescrita das crianças no primeiro ano do ensino fundamental no Moodle(2013-12-18) Santos, Jocenildes Zacarias; Lima Junior, Arnaud Soares de; Sodré, Liana Gonçalves Pontes; Marinho, Ana Glória da Silva; Magalhães, André Ricardo; Dias, Adelaide Alves; Beltrão, Lícia Maria FreireO século XXI assinala mudanças em direção a um conjunto de condições sociais que estão reconstituindo os mapas culturais e geográficos do mundo, produzindo, ao mesmo tempo, novas formas de aprendizagem, de políticas pedagógicas e de ensino. As Tecnologias da Informação e Comunicação- TIC estão possibilitando romper com uma lógica linear de aprendizagem da lecto-escrita, apresentando espaços para interlocuções entre as crianças, os textos e as redes colaborativas e sociais. O processo dialógico de interação, entre a criança e esses espaços, se constitui articulando significados, dialogando, emergindo de uma perspectiva contextual na tentativa de responder às demandas do individual, dentro de um determinado contexto de produção de conhecimentos e, conseqüentemente, de aprendizagem. O contato da criança com a rede Internet por meio de chats, redes sociais, jogos online e games, possibilita o reconhecimento acerca de novas estruturas informacionais que podem contribuir de forma significativa na construção da sua aprendizagem. Nesse contexto, a tese tem por objetivo de estudo compreender, teoricamente as possibilidades de as criança no Primeiro Ano do Ensino Fundamental aprenderem a lectoescrita no contexto AVA- Moodle. Por conseguinte, nesta produção textual, essa aprendizagem é vista como um processo de construção e reconstrução da linguagem, que envolve o desejo, a socialização dos conhecimentos e as experiências apresentadas pelas mesmas, enquanto sujeitos históricos. Assim, parte-se da utilização da epistemologia da pesquisa qualitativa que compreende as experiências humanas elaboradas no cotidiano da ação-pensamento-ação, compreendendo que o objeto da pesquisa faz o seu desvelamento nas relações que estabelece entre as experiências existentes e o conhecimento.
- ItemAs lives como processo formativo no PROEJA(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-18) Pinho, Ivã Carlos de; Santos, Jocenildes Zacarias; Ferreira, Maria Conceição Alves; Sousa, Karine FreitasA presente pesquisa buscou a análise de como a aprendizagem por meio das redes sociais, no contexto pandêmico, pôde contribuir para a formação dos discentes, com o intuito de refletir sobre o processo formativo dos estudantes do PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adul tos) do Centro Educacional Edgard Santos, situado no bairro do Garcia, na cidade de Salva dor-Bahia. O objetivo desta pesquisa consiste em compreender como as lives potencializam a aprendizagem dos estudantes do PROEJA, além de analisar as possíveis influências no pro cesso ensino-aprendizagem e identificar suas potencialidades para a aprendizagem por meio dos ambientes digitais, a partir de processos formativos. Este estudo buscou também, promo ver diferentes formas de atividades educacionais e sociais, por meio da produção e desenvol vimento das lives, compreendendo a potência do virtual na contemporaneidade, uma vez que as mudanças culturais ocorrem a todo o momento. O diálogo com os pesquisadores Lévy (1999), Hetkowski (2016; 2020), Pretto (2011; 2020), Santos (2009; 2021), Arroyo (2002), Castells (2003); Di Pierro (2010); Recuero (2009; 2012) entre outros oportunizou a ampliação do conhecimento nas áreas de estudo exploradas. Os procedimentos metodológicos basea ram-se numa abordagem qualitativa, já que o objeto de estudo nasceu das relações sociais, mais precisamente àquelas construídas no contexto da educação escolar. A pesquisa apoiou-se na natureza exploratória, descritiva e explicativa seguindo os pressupostos de Gil (2008), en tretanto também percorreu caminhos de intervenção, pautados em Barbier (2007). O desenho de estudo seguiu a pesquisa aplicada em Educação, conforme propõe Gerhardt e Silveira (2009), Villaça (2010), Gil (2008) e Hetkowski (2016). As análises refletem que todo o per curso da pesquisa colaborou para a escuta, o diálogo e a partilha. As lives desenvolvidas entre os meses de outubro e novembro de 2022 favoreceram para a reelaboração dos sentidos, da reflexão e recriação das relações. Desta forma, os resultados finais apontam que promover encontros on line, pode ser um caminho para disseminação e ressignificação do conhecimento atrelado às práticas pedagógicas. Acredita-se que as experiências vivenciadas a partir das a ções no campo empírico contribuíram para produção de saberes e significados da própria exis tência social dos sujeitos partícipes.
- ItemAs lives como processo formativo no PROEJA(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-18) Pinho, Ivã Carlos de; Santos, Jocenildes Zacarias; Ferreira, Maria Conceição Alves; Sousa, Karine FreitasA presente pesquisa buscou a análise de como a aprendizagem por meio das redes sociais, no contexto pandêmico, pôde contribuir para a formação dos discentes, com o intuito de refletir sobre o processo formativo dos estudantes do PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adul tos) do Centro Educacional Edgard Santos, situado no bairro do Garcia, na cidade de Salva dor-Bahia. O objetivo desta pesquisa consiste em compreender como as lives potencializam a aprendizagem dos estudantes do PROEJA, além de analisar as possíveis influências no pro cesso ensino-aprendizagem e identificar suas potencialidades para a aprendizagem por meio dos ambientes digitais, a partir de processos formativos. Este estudo buscou também, promo ver diferentes formas de atividades educacionais e sociais, por meio da produção e desenvol vimento das lives, compreendendo a potência do virtual na contemporaneidade, uma vez que as mudanças culturais ocorrem a todo o momento. O diálogo com os pesquisadores Lévy (1999), Hetkowski (2016; 2020), Pretto (2011; 2020), Santos (2009; 2021), Arroyo (2002), Castells (2003); Di Pierro (2010); Recuero (2009; 2012) entre outros oportunizou a ampliação do conhecimento nas áreas de estudo exploradas. Os procedimentos metodológicos basea ram-se numa abordagem qualitativa, já que o objeto de estudo nasceu das relações sociais, mais precisamente àquelas construídas no contexto da educação escolar. A pesquisa apoiou-se na natureza exploratória, descritiva e explicativa seguindo os pressupostos de Gil (2008), en tretanto também percorreu caminhos de intervenção, pautados em Barbier (2007). O desenho de estudo seguiu a pesquisa aplicada em Educação, conforme propõe Gerhardt e Silveira (2009), Villaça (2010), Gil (2008) e Hetkowski (2016). As análises refletem que todo o per curso da pesquisa colaborou para a escuta, o diálogo e a partilha. As lives desenvolvidas entre os meses de outubro e novembro de 2022 favoreceram para a reelaboração dos sentidos, da reflexão e recriação das relações. Desta forma, os resultados finais apontam que promover encontros on line, pode ser um caminho para disseminação e ressignificação do conhecimento atrelado às práticas pedagógicas. Acredita-se que as experiências vivenciadas a partir das ações no campo empírico contribuíram para produção de saberes e significados da própria existência social dos sujeitos partícipes.
- ItemO blog no ensino da língua portuguesa na EJA(2020-07-24) Oliveira Neta, Justina; Santos, Jocenildes Zacarias; Oliveira, Rosemary Lapa de; Souza, Lanara Guimarães deO trabalho em questão, intitulado “O uso do blog no ensino da Língua Portuguesa na EJA” discute a cerca da utilização do blog como uma prática de ensino de leitura e escrita associada às tecnologias digitais, pois na sociedade contemporânea temos percebido que os educandos têm utilizado elementos da tecnologia com bastante frequência para fins de entretenimento, e que esse uso pode ser direcionado para fins pedagógicos. Sendo assim, a pesquisa em questão aborda o uso do blog no ensino de Língua Portuguesa na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), numa escola pertencente à rede estadual de Ensino de Salvador. Nessa perspectiva, a questão problema norteadora do objeto de ensino foi a seguinte: “Como a utilização do blog potencializa o ensino da Língua Portuguesa na EJA?”. Para alcançar o entendimento dessa questão, foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa por ser um campo que envolve as Ciências Humanas e Sociais, desmembrando-se numa pesquisa-ação, como procedimento metodológico, buscando responder a esse questionamento, o estudo teve como objetivo geral: compreender como a utilização do blog potencializa o ensino da Língua Portuguesa na EJA. Para viabilizar o estudo estabeleceram-se os seguintes objetivos específicos: investigar as possibilidades de interações entre tecnologias digitais e a EJA, revisitar alguns aspectos históricos concernentes a formalização da Língua Portuguesa como componente curricular escolar, implementar a construção coletiva e uso do blog como suporte digital hipertextual nas aulas de Língua Portuguesa na EJA. Esta pesquisa buscou meios contemporâneos para atender às demandas educacionais que emergem da atual sociedade, submergida nas conexões da cibercultura e suas articulações com a aprendizagem na EJA. Neste processo, interagiu-se teoricamente com Levy (1999), Moran (2013), Cheuen Neto (2012), dentre outros. O processo investigativo propôs ressignificações e redirecionamentos locais na EJA, numa dimensão pedagógica e social, a qual atingiu todos os agentes envolvidos na pesquisa, tais como: pesquisadores, educadores e educandos. O produto final desenvolvido foi um blog construído coletivamente e composto por textos editados pela turma participante da investigação. Os resultados obtidos permitiram concluir que: o uso do blog contribuiu favoravelmente no aperfeiçoamento da leitura, escrita e interpretação da turma, possibilitando novas aprendizagens no âmbito das tecnologias digitais, bem como, o fortalecimento da aprendizagem cooperativa para todos os envolvidos no processo.
- ItemCurrículo da EJA na socioeducação: construção colaborativa com sujeitos envolvidos coma medida socioeducativa de internação(2020) Lago, Cristiani Castro do; Santos, Jocenildes ZacariasEsta pesquisa trata sobre o Currículo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Socioeducação numa perspectiva de construção colaborativa, comvistas àumaMatrizde Saberes para os componentes curriculares diversificado doPercursoEducativo–EJA. O estudobeneficia-sedaexperiênciadeseteanosdapesquisadoranacoordenaçãopedagógica dasunidadesescolaresdomunicípiodeSalvador,instaladasnasdependênciasdaComunidade deAtendimentoSocioeducativo(CASE)emSalvadorenoCentroIndustrialdeAratu(CIA)e queseconstituemoslócusdapesquisa.Paratal,questiona-se:Oqueéecomo construiruma proposta de Matriz de Saberes temáticos contemporâneos, interdisciplinares e contextualizadosparaaSocioeducaçãonasEscolasMunicipaisProfessorCarlosFormigli e Yves de Roussan? Define-se como objetivo geral: Construir uma proposta deMatriz Curricular deSaberes, comtemáticas contemporâneas, interdisciplinares econtextualizados paraaSocioeducaçãonasEscolasMunicipaisProfessorCarlosFormiglieYvesdeRoussan;e os específicos: a) dialogar sobreconcepçõesdecurrículo, compreendendooquepensamas professoras pesquisadas sobre as narrativas formais e dialógicas do saber curricular; b) verificar oqueasprofessoraspesquisadas entendemsobreMatrizdeSaberes ecomoesse documento impacta na sua práticapedagógica; c) produzir colaborativamenteaMatrizde Saberes para os componentes curriculares diversificados do Percurso Educativo-EJA. Ressalta-se omomento histórico enfrentado no anode 2020, coma pandemia do novo Coronavírus, que impediu o desenvolvimento da pesquisa envolvendo a completude dos sujeitos.Dessaforma,contou-secomacolaboraçãodeoitoprofessorasqueatuamno contexto socioeducativoesecolocaramàdisposiçãodestapesquisa.Sobreaclassificação desteestudo trabalhamos comapesquisaaplicada(THIOLLENT, 2009;SILVEIRA; CÓRDOBA, 2009; GIL,1987);pesquisaexploratória(GIL,2012;FERREIRA,1985); conformeChizzotti(2003) eMinayo(2012);bemcomo,aabordagemqualitativa,queabraça asdescontinuidades,além de interventiva, aberta, propositiva, semrigidez,mascomrigor, mediantea inspiraçãonos procedimentosdapesquisaparticipante,que,naturalmente,precisa sealinharàrealidadedas pessoas, porqueapesquisasãopessoasemmovimento,consonante comMirandaeResende (2006)eDamiani (2012).Apandemiaexigiuaressignificaçãodos instrumentosdeatuação, porque senãoseria impossívelfinalizaresteprocesso.Então, utilizou-seGruposDialógicos condizentes (RASERA; JAPUR, 2007; DEMO,2012), questionários e entrevista semiestruturada (GIL, 1999; 2002; SOUSA, 2006), e, para análise e interpretação dos resultados, contamos comBardin (2011), eMinayo (1998). Chega-se à conclusãodesta pesquisacomdiversosquestionamentos,mas,também,comalgumas certezas.Construímosde forma colaborativa a proposta final do estudo que foi aMatriz de Saberes para os componentes curricularesdiversificadosdoPercursoEducativo I e II, alémde indicarum processo formativo sobre currículo, baseados emFreire (1973, 1975), Arroyo (2013) e fundamentadana teoria-açãocurricular formacionalEtnoconstitutivapropostapor Macedo (2017).
- ItemO currículo na perspectiva crítico-multirreferencial: uma possibilidade de aprendizagem e ressignificação dos educandos e educandas do Colégio Professor George Fragoso Modesto(2020-03-31) Coelho, Evandro Vilas Boas; Santos, Jocenildes Zacarias; Santos, Antonio Pereira; Macedo, Roberto Sidnei Alves; Onofre, Elenice Maria CammarosanoInquietações sobre o papel da educação escolar para uma população que se encontra em situação de restrição e privação de liberdade nos estabelecimentos penais a partir das vivências como professor nestes ambientes, provocou a concepção da pesquisa intitulada: O currículo na perspectiva crítico-multirreferencial: uma possibilidade de aprendizagem e ressignificação dos educandos e educandas do Colégio Professor George Fragoso Modesto, analisando como esta perspectiva pode contribuir no processo de aprendizagem e para uma ressignificação do eu, sujeito social, e da visão de e do mundo dos educandos e educandas. Desenvolveremos uma pesquisa com abordagem qualitativa, apoiada na pesquisa-ação, na qual o envolvimento e a participação das pessoas implicadas permitirão uma análise mais aproximada dos fenômenos ao experienciarmos o currículo na perspectiva crítico-multirreferencial. O percurso metodológico proposto para o desenvolvimento da pesquisa será pautado, ao longo do processo, na observação participante, na aplicação e análise de questionários semiestruturados, nas narrativas em salas de aula durante rodas de conversa. O primeiro capítulo apresenta as inquietações e o percurso desenvolvido pelo professor/pesquisador. O segundo e terceiro capítulos, expõem a educação escolar que acontece nos espaços prisionais, propondo um mergulho, mesmo que em águas rasas, sobre currículo e a perspectiva crítico-multirreferencial associados a esse contexto, articulando as reflexões encontradas em escritos de Onofre (2007, 2010, 2011, 2014) e Macedo (2011, 2012, 2013, 2016). Traremos também a Tecnologia da Informação e Comunicação como potencializadora das multiplicidades, apoiado em escritos de Lévy (1998, 1999) e Santos (2006, 2013). O quarto capítulo, traz o aspecto metodológico, cartografando os caminhos pensados, percorridos e as ferramentas utilizadas neste processo, tendo como referência inicial os autores como Triviños (1987), Bogdan e Biklen (1994), Barbier (2002, 2005), Thiollent (2011) e Macedo, Galeffi e Pimentel (2009). As percepções construídas no diálogo com estes autores serão unidas à perspectiva de educação, de sujeito e de educando proposto em Freire (2011, 2016). O tratamento e análise dos achados, bem como a conclusão, complementam a pesquisa sendo capítulos à parte evidenciando de maneira mais fidedigna as nuances de um processo complexo.
- ItemEducação de jovens e adultos: sentidos da formação a partir da interface do blog(2018-05-17) Almeida, Lucimeire Lobo de Oliveira; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Brito, Talamira Taila Rodrigues; Santos, Jocenildes ZacariasA presente pesquisa, intitulada Educação de Jovens e Adultos: Sentidos da formação a partir da interface do blog, teve como objetivo compreender os sentidos atribuídos pelos educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ao processo formativo, a partir da implementação do projeto de investigação / formação Narrativas de si: Construindo Sentidos à formação. O referido trabalho de dissertação teve o blog como interface pedagógica, mediado por estratégias pedagógicas, as quais possibilitaram aos educandos da pesquisa resgatarem na memória trajetórias de formação escolar, a partir de um olhar retrospectivo e prospectivo, construindo uma visão mais consciente sobre si e sobre o processo de formação em que estão inseridos. Pensando na necessidade de dar visibilidade às vozes dos educandos, através das suas narrativas autobiográficas, esta pesquisa partiu do seguinte questionamento: Quais os sentidos atribuídos pelos jovens e adultos ao processo de formação escolar vivenciado por eles? O estudo foi realizado em uma escola estadual, localizada no Município de Feira de Santana, com uma abordagem qualitativa, ancorado na pesquisa autobiográfica, tendo como dispositivos de produção de informações as sessões dialogadas e as narrativas escritas no blog. As informações produzidas foram investigadas através da análise interpretativa / compreensiva e os colaboradores da pesquisa foram nove educandos, inseridos na Educação de Jovens e Adultos, no curso Tempo Formativo III: Aprender a fazer, os quais se encontram na faixa etária entre 19 e 40 anos. Tendo em vista compreender os sentidos atribuídos pelos educandos ao processo formativo, esta pesquisa teve como objetivos específicos: analisar a trajetória de formação escolar dos jovens e adultos inseridos no curso Tempo Formativo III: Aprender a fazer; interpretar/compreender, a partir das narrativas autobiográficas dos educandos, os projetos de vida desses após a conclusão do Ensino Médio; e, implementar um projeto de investigação/formação mediado por estratégias pedagógicas que fazem uso do blog como interface pedagógico na construção das narrativas autobiográficas dos educandos. A pertinência da pesquisa ancora-se na possibilidade de investigar o processo formativo desses jovens e adultos a partir da sua concepção, dando visibilidade às vozes dos educandos da EJA (Educação de Jovens e Adultos). A partir da análise das informações produzidas foi possível evidenciar que os jovens e adultos colaboradores da pesquisa apresentam uma trajetória de formação escolar descontínua, sendo que eles atribuem como sentidos para o processo formativo em que estão inseridos: concluir o Ensino Médio; inserir-se no mundo do trabalho; conseguir um emprego melhor; buscar seus direitos; e, ampliar seus conhecimentos para assim mudar sua posição na hierarquia social. Após a conclusão do curso, pretendem se inserir em novos processos formativos e no mundo do trabalho, permitindo-lhes, dessa forma, buscar uma melhor qualidade de vida.
- ItemEducação financeira de jovens e adultos: uma proposta de intervenção a partir da base nacional comum curricular(2019-09-02) Santos, Deyse Queirós; Alves, Érica Valeria; Fernandes, Manoel Joaquim; Moraes, Climério Manoel Macêdo; Santos, Jocenildes ZacariasEsta pesquisa tem como finalidade demonstrar como a Matemática pode servir como ferramenta para a promoção da Educação Financeira nas escolas. A utilização da Educação financeira como metodologia já é utilizada pelas nações desenvolvidas para provocar os indivíduos e desenvolver as sociedades, tendo como objetivo melhorar o seu entendimento na compreensão dos conceitos de produtos financeiros. O objetivo desta investigação é descrever e analisar como a Matemática Financeira, trabalhada nas aulas de Matemática da Educação de Jovens e Adultos (EJA), pode influenciar a tomada de decisão financeira, ratificando a importância da utilização de metodologias mais apropriadas para as aulas de Educação Financeira aos alunos da EJA, e responder à seguinte indagação: Como as aulas de Matemática podem viabilizar a abordagem do tema transversal Educação Financeira na Educação de Jovens e Adultos em uma turma de uma escola pública da rede estadual de ensino da Bahia. O tipo de pesquisa de campo desta pesquisa qualitativa foi delineada pela Pesquisa-ação, realizada com o corpo de gestores, docentes e discentes de uma turma da EJA do Colégio São Vicente de Paulo, no interior do estado da Bahia. Teve como suporte teórico autores como: Arroyo (1996, 2004), Barros (2011), Freire (1996, 2014), Gadotti (2011, 2014), Haddad e Di Pierro (2000), Paiva (1984, 1987), Skovsmose (2000, 2007); D’Ambrósio (1999, 2004), Duarte (2009), Fonseca ( 2012), Bauman (2007), Cerbasi (2015) e Gitmann (2008), Thiollent (2011), dentre outros que retratam os temas abordados neste estudo. Os dados e informações que foram avaliados pela Análise Qualitativa das informações indicaram que a modalidade carece de metodologias mais apropriadas sobre Educação Financeira e que pode compor a parte diversificada da Base Nacional Comum Curricular, fortalecendo o letramento financeiro deste público invisibilizado pela proposta atual.
- ItemA educação matemática de jovens e adultos: possibilidades e entraves de uma comunidade virtual de prática(2018) Correia, Eduardo Brito; Alves, Érica Valéria; Santos, Jocenildes Zacarias; Dobarro, Viviane ReziA presente pesquisa teve como objetivo identificar entraves e possibilidades, a partir do uso de um aplicativo de smartphones, para delinear uma comunidade virtual de prática, nas aulas de Matemática, na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O referido trabalho de dissertação teve o aplicativo WhatsApp como interface pedagógica, mediado por estratégias pedagógicas, as quais possibilitaram aos sujeitos da pesquisa, um espaço de socialização e busca de aprendizados vivenciados na disciplina Matemática. Pensando na necessidade de dar visibilidade às vozes dos interlocutores do processo formativo, através da pesquisa-ação, partiuse do seguinte questionamento: “Aplicativos de troca de mensagens utilizados em dispositivos móveis podem favorecer a instituição de comunidades virtuais de prática nas aulas de Matemática na EJA?” O estudo foi realizado no Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho, localizado no município de Feira de Santana, numa abordagem qualitativa, cuja coleta de dados ocorreu por meio de algumas estratégias fundamentais, como: entrevista semiestruturada, a análise do protocolo das discussões realizadas por meio do aplicativo e o diário de campo. Foi estabelecido um diálogo com os autores que abordam as categorias de análise da temática em questão, entre eles, Freire (1987), Gadotti (2007), Wenger (1991), Thiollent (2011), Fonseca (2005), Matos (2002), e outros. A partir da análise dos resultados foi possível evidenciar as aprendizagens realizadas e algumas perspectivas possíveis, mas nunca inesgotáveis, acerca do estudo da constituição de uma comunidade virtual de prática na EJA, bem como os entraves em torno deste assunto.
- ItemEnegrecer a prática pedagógica da educação de jovens e adultos: um estudo sobre a formação de professores em uma escola no município de Valença - Bahia(2019-10-02) Paixão, Jones César da; Faria, Edite Maria da Silva de; Santos, Jocenildes Zacarias; Souza, Florentina da Silva; Stopilha, Ana Lícia de SantanaA presente dissertação teve por objetivo analisar como os professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) desenvolviam suas práticas pedagógicas na perspectiva da implementação da Lei nº 10.639/03, e a partir disso propor e desenvolver ciclos formativos sobre as questões étnico-raciais. Esta pesquisa teve como lócus de estudo a Escola Municipal Dario Galvão de Queiroz, localizada no município de Valença – Bahia, tendo por colaboradores professores que ensinam na EJA, no turno noturno. Trata-se de uma pesquisa aplicada. Para o desenvolvimento da investigação, optamos pela abordagem qualitativa a partir de um estudo de caso com um viés colaborativo e utilizamos como instrumentos de coleta de dados e informações a análise documental, observações, questionários e os ciclos formativos. Constatamos que não havia a institucionalização das questões étnico-raciais no Projeto Político Pedagógico da escola, assim como um projeto pedagógico sobre a temática em análise. Os sujeitos colaboradores, ao serem sensibilizados a colaborar, transformaram a proposta inicial desta pesquisa em objetivo comum, o que possibilitou a produção de saberes e intervenção da realidade. A pesquisa revelou que existem ações pedagógicas pontuais sobre as questões raciais que são realizadas, geralmente, no mês de novembro, o que nos levou a compreender que as práticas pedagógicas desenvolvidas não possibilitavam a implementação da Lei n°10.639/03, haja vista o caráter pontual com que os diálogos sobre as questões antirracistas eram abordados na instituição. Concluímos que os professores da EJA a partir dos ciclos formativos demonstraram interesse na implementação da Lei nº 10.639/2003 no cotidiano escolar, por meio de práticas pedagógicas que contemplem as questões étnico-raciais na perspectiva de educação inclusiva da diversidade.
- ItemO estágio curricular no PROEJA: desafios na formulação de uma nova proposta de estágio(2018-10-31) Teixeira, João Paulo Oliveira; Santos, Jocenildes Zacarias; Correia, Patrícia Carla da Hora; Barbosa, Elisiana Rodrigues OliveiraA presente pesquisa teve como objetivo, investigar sobre a prática do estágio supervisionado de jovens adultos que, pertencem ao Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos - PROEJA - a partir das dificuldades que os mesmos apresentam para realização desse estágio. A delimitação temporal de realização da pesquisa foi de 04 de maio de 2017 à 07 de dezembro de 2017. O problema apresentado nessa dissertação consistiu em: Quais os desafios enfrentados pelos alunos do PROEJA do Centro Estadual de Educação Profissional em Informática e Gestão Lourdes Carvalho Neves Batista, em Cícero Dantas-BA, em relação à prática do estágio curricular? Para além, decompõem-se os seguintes objetivos específicos: discutir sobre a proposta do estágio no PROEJA, possibilitando a realização da prática de estágio; refletir com gestores, educadores e discentes o processo de ensino/aprendizagem para garantir na unidade escolar a coerência da prática do estágio; propor um estágio aos estudantes/trabalhadores considerando a diversidade da realidade laboral dos mesmos. O tipo de pesquisa foi de abordagem qualitativa, delineada pela pesquisa-ação, realizada com os discentes e docentes do Centro Estadual de Educação Profissional Lourdes Carvalho Neves Batista, no município de Cícero Dantas-BA. O material de análise foi constituído por pesquisas bibliográfica e documental, entrevistas semiestruturadas e questionários. Para tanto, utilizamos como aporte teórico os autores: Fichtner (1998), Paulo Freire (1992), Libâneo (2004), Moura (2004), Toaldo (1997), Markoni & Lakatos (1996) e outros. Os resultados obtidos possibilitaram constatar que, esses jovens adultos necessitam desenvolver suas atividades durante a prática do estágio, para que esses sujeitos da EJA tenham uma formação técnica de qualidade e que esta seja assegurada aos alunos, preparando-os para o exercício de cidadania como ser integral no mundo do trabalho. Assim, para a concretude da resolução da problemática, consiste nos convênios firmados entre a Direção deste Centro de Educação Profissional e algumas Empresas (públicas e privadas). Para tanto, foi discutido com os empresários responsáveis pelos estabelecimentos sobre a problemática e, a partir dos relatos provenientes nas respostas dos questionários aplicados aos docentes e discentes, foi construída uma proposta participativa.
- ItemFormação continuada: uma luz no caminho do(a) coordenador(a) pedagógico(a) da educação de jovens e adultos(2021-06-28) Sales, José Mario de Jesus Uzêda; Almeida, Márcia Tereza Fonseca; Santos, Jocenildes Zacarias; Santana, Poliana Marina Mascarenhas deEsta pesquisa ressalta a necessidade de formação continuada para Coordenadores(as) Pedagógicos(as) que atuamnaEducação de Jovens eAdultos tendo comoobjetivogeral analisar aatuaçãodos (as)Coordenadores (as)Pedagógicos (as)queatuamnaEJAecomo objetivosespecíficos:contextualizaropapeldo(a)coordenador(a)pedagógicodaEJA; refletir sobreas especificidadesdapráticapedagógicado(a)coordenador(a)daEJAeconstruirum planodeaçãoparanortearaelaboraçãodeumapropostadeformaçãocontinuadaparaos(as) coordenadores(as)queatuamnaEJA, nomunicípiodeVeraCruz‒Bahia.Trata-sedeuma pesquisa qualitativa de natureza aplicada, que contou com a participação de seis Coordenadores(as) Pedagógicos(as) e vinte e dois professores(as) que atuamna EJAe responderamumquestionáriosemi estruturado.Comoinstrumentodecoletaeproduçãode dados tambémfoiutilizadaaobservaçãodiretadurantearealizaçãodereuniõespedagógicas comos(as)colaboradores(as)desta investigação.Comofundamentaçãoteóricarecorremosa estudosdeautoresquediscutemaEducaçãodeJovenseAdultos, taiscomo:Freire(2002), Paiva (1987) e Arroyo (2005). Acerca da Formação do(a) Coordenador(a) Pedagógico(a)recorremosaMagalhães (2014),Placo,SouzaeAlmeida(2012),dentreoutros quetratamsobreaimportânciadaformaçãodo(a)Coordenador(a)Pedagógico(a).Oresultado da pesquisa aponta para a necessidade de uma formação continuada para os(as) Coordenadores(as) Pedagógicos(as) daEJAnomunicípio deVeraCruz–Bahia, visando produzir uma melhor qualificação e construção de saberes que permitam a esses(as)profissionaisodesenvolvimentodepráticassignificativasparaoacompanhamentodo trabalho docente realizado pelos(as) professores(as) da EJA.
- ItemFormação de professores da educação de jovens e adultos de Camaçari/Bahia: histórias e demandas formacionais contemporâneas(2022-09-16) Santos, Aristela Evangelista dos; Conceição, Ana Paula Silva da; Santos, Jocenildes Zacarias; Laffin, Maria Hermínia Laje FernandesEsta dissertação trata de uma pesquisa cuja temática é: Formação de professores da Educação de Jovens e Adultos-EJA de Camaçari/Bahia: histórias e demandas formacionais contemporâneas. Elegemos como problemática desta pesquisa:Quais as histórias e demandas da formação de professores relacionadas à prática educativa na EJA no município de Camaçari-BA no perido de 2011 a 2022? Metodologia escolhida é de uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, em que se utilizará das pesquisas bibliográfica, documental e participante, tendo seus fundamentos embasados por Flick (2009), Minayo (2010, 2017), Gil (2009, 2010, 2021) e Pereira (2019).O objetivo geral é caracterizar a história e as demandas formacionais contemporâneas da prática educativa de professores municipais da Educação de Jovens e Adultos-EJA de Camaçari/Bahia. E os Objetivos Específicos são: levantar os aspectos históricos da formação de professores da EJA, a partir dos documentos públicos existentes, no município de Camaçari-Ba, no período de2011 a 2020; identificar as demandas contemporâneas dos professores para a prática docente cotidiana na EJA em termos pedagógicos, éticos e políticos; Organizar a história da formação de professores da EJA de Camaçari/BA, enquanto dispositivo de memória e formação, junto com as colaboradoras desta pesquisa, através da construção de uma plataforma digital. A fundamentação teórica do trabalho foi construída destacando Educação de Jovens e Adultos:Arroyo (2005;2017), Freire (1967; 1987; 2015), Paiva (2004) e Haddad (2000;2015), em formação de professores da EJA- Dantas (2017; 2018), Nòvoa (1995, 2002; 2019; 2022), Machado (2014; 2008, 2016; 2017; 2021) Soares (2011). Os resultados encontrados nesta pesquisa demonstraram a necessidade do acesso dos professores da EJA de Camaçari aos documentos oficiais sobre a EJA, trazendo nesse aspecto também a memória do processo formacional dos professores da EJA, bem como a necessidade de uma formação continuada consistente e implicada com as demandas da prática docente na EJA no município em questão.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »