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Navegando por Autor "Santos, Jocemara Nascimento dos"

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    Pesquisa interventiva pedagógica :Itinerário formativo da comissão de implantação do Proeja no IF Baiano de Senhor do Bomfim
    (Universidade do Estado da Bahia, 2022-05-26) Santos, Jocemara Nascimento dos; Silva, José Humberto da; Fernandes, Andrea da Paixão; Costa, Patrícia Lessa Santos; Santos, Antonio Pereira
    O presente estudo tem como objetivo analisar os aspectos da implantação do Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Proeja no Instituto Federal Baiano e a partir desta análise, desenvolver e aplicar uma pesquisa interventiva pedagógica, através de uma formação direcionada a servidores do campus Senhor do Bonfim que compõem a comissão de implantação do referido programa no campus. Esta pesquisa contou com dois momentos: um de investigação e um de intervenção. No momento de investigação, levantaram-se dados práticos, como o de que o Ifbaiano possui 14 campi no estado da Bahia e durante o estudo aqui apresentado foram identificados campi que já ofertavam o programa e o campus Senhor do Bonfim que estava em vias de implementação do mesmo. Esta pesquisa se delineia como uma pesquisa aplicada e foi desenvolvida através de abordagem qualitativa com objetivo descritivo e exploratório, onde foi possível por meio da análise da implementação do programa, construir uma pesquisa interventiva de formação direcionada a servidores que atuassem na implantação do programa, levando em consideração a experiência já registrada em outros campi sobre os aspectos positivos e outros que necessitavam ser revistos para a eficiência do Proeja, a partir de onde se delineia o segundo momento de intervenção. A pesquisa se desenvolveu em cinco etapas: 1) Revisão das categorias teóricas (Educação profissional; Ensino Médio Integrado; Educação de Jovens e Adultos); 2) Análise da base de dados; 3) Análise Documental; 4) Grupo de discussão, realizado com servidores de 04 campi: (Santa Inês, Governador Mangabeira, Serrinha e Guanambi) que já ofertaram o programa; 5) Formação com os servidores do campus Senhor do Bonfim. Proposta Interventiva; O material de análise se constitui através de pesquisa bibliográfica, documental, estudo de caso e entrevista. Os resultados obtidos apontam para a necessidade de um Núcleo direcionado ao Proeja, nos Institutos e Reitoria, que fomentem a implantação, manutenção e continuidade do programa. Política educacional tão importante para o público jovem e adulto. Ademais, a formação ofertada à Comissão de implantação do programa no Campus Senhor do Bonfim, serviu para amadurecer as discussões sobre o programa e dar aos membros da equipe uma visão mais apurada sobre os aspectos positivos e negativos que atravessam a permanência do Proeja no instituto. O resultado da pesquisa interventiva realizada dá ênfase a um produto que pode ser utilizado em qualquer outro campus que esteja em fase de implementação do Proeja.
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    Pesquisa interventiva pedagógica itinerário formativo da comissão de implantação do PROEJA no Ifbaiano de Senhor Do Bomfim
    (2022-05-26) Santos, Jocemara Nascimento dos; Silva, José Humberto da; Fernandes, Andrea da Paixão; Costa, Patrícia Lessa Santos; Santos, Antonio Pereira
    O presente estudo tem como objetivo analisar os aspectos da implantação do Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Proeja no Instituto Federal Baiano e a partir desta análise, desenvolver e aplicar uma pesquisa interventiva pedagógica, através de uma formação direcionada a servidores do campus Senhor do Bonfim que compõem a comissão de implantação do referido programa no campus. Esta pesquisa contou com dois momentos: um de investigação e um de intervenção. No momento de investigação, levantaram-se dados práticos, como o de que o Ifbaiano possui 14 campi no estado da Bahia e durante o estudo aqui apresentado foram identificados campi que já ofertavam o programa e o campus Senhor do Bonfim que estava em vias de implementação do mesmo. Esta pesquisa se delineia como uma pesquisa aplicada e foi desenvolvida através de abordagem qualitativa com objetivo descritivo e exploratório, onde foi possível por meio da análise da implementação do programa, construir uma pesquisa interventiva de formação direcionada a servidores que atuassem na implantação do programa, levando em consideração a experiência já registrada em outros campi sobre os aspectos positivos e outros que necessitavam ser revistos para a eficiência do Proeja, a partir de onde se delineia o segundo momento de intervenção. A pesquisa se desenvolveu em cinco etapas: 1) Revisão das categorias teóricas (Educação profissional; Ensino Médio Integrado; Educação de Jovens e Adultos); 2) Análise da base de dados; 3) Análise Documental; 4) Grupo de discussão, realizado com servidores de 04 campi: (Santa Inês, Governador Mangabeira, Serrinha e Guanambi) que já ofertaram o programa; 5) Formação com os servidores do campus Senhor do Bonfim. Proposta Interventiva; O material de análise se constitui através de pesquisa bibliográfica, documental, estudo de caso e entrevista. Os resultados obtidos apontam para a necessidade de um Núcleo direcionado ao Proeja, nos Institutos e Reitoria, que fomentem a implantação, manutenção e continuidade do programa. Política educacional tão importante para o público jovem e adulto. Ademais, a formação ofertada à Comissão de implantação do programa no Campus Senhor do Bonfim, serviu para amadurecer as discussões sobre o programa e dar aos membros da equipe uma visão mais apurada sobre os aspectos positivos e negativos que atravessam a permanência do Proeja no instituto. O resultado da pesquisa interventiva realizada dá ênfase a um produto que pode ser utilizado em qualquer outro campus que esteja em fase de implementação do Proeja.
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