Navegando por Autor "Santos, Jacimara Vieira dos"
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- ItemA feira é o começo do mundo: cultura, trabalho e sustentabilidade das famílias Feirantes Ipiraenses.(2023-12-06) Alves, Bianca Bastos Pereira; Oliveira, Josivaldo Pires de; Santos, Hamilton Rodrigues dos; Santos, Jacimara Vieira dosO presente artigo busca apresentar como o processo de transferência da feira livre de Ipirá-Bahia implicou consideravelmente na sustentabilidade dos feirantes ipiraenses, em que ao vivenciarem uma mudança do centro da cidade para um espaço isolado e distante, se encontraram numa realidade desafiadora tanto no que diz respeito ao alocamento realizado, quanto nas condições precárias em que enfrentaram no novo local. Dessa forma, o recorte temporal analisado compreende o ano de 2005, período que antecede a mudança da feira livre, sendo concluída em 2012 com o término das obras no Centro de Abastecimento. A pesquisa se debruça em torno da importância social, cultural e econômica estabelecidas no espaço da feira livre, ressaltando as trocas vivenciadas entre rural e urbano desde aos produtos artesanais e mercadorias comercializadas, como a rede de solidariedades, laços identitários e de pertencimento, bem como os conflitos protagonizados durante esse processo.
- ItemA lei 10.639/03 como ferramenta contra o racismo religioso: estudo de caso em uma unidade Escolar no distrito de João Amaro – BA(Universidade Do Estado Da Bahia, 2024-06-14) Jesus, Maciel Santos de; Santos, Jacimara Vieira dos; Lopes, Regiane Luzia; Brasileiro, Osmando JesusOs estudos que relacionam as implicações do racismo e do racismo religioso no Brasil seguem crescendo vertiginosamente, expressando a qualificação de profissionais brasileiros na construção de uma educação equânime. Contudo, por mais que os avanços demonstrem a mudança do contexto educacional, a realidade das escolas brasileiras ainda aponta horizontes a serem observados para as melhorias na educação. Desse modo, o objetivo geral deste trabalho teve em vista analisar as estratégias para desestigmatização das religiões de matrizes africanas candomblé dentro da escola estadual Lauro Farani Pedreira de Freitas em João Amaro, Bahia. A pesquisa se caracteriza como descritiva exploratória, de abordagem qualitativa, cujo método utilizado foi o estudo de caso. Os resultados alcançados demonstraram que o tratamento da Lei 10.639/03 vem alcançando resultados satisfatórios, mas que ainda devem ser trabalhados para o enfrentamento ao racismo religioso na instituição.
- ItemAs parteiras tradicionais e suas memórias: saberes, experiências e contribuições para a saúde pública em Iaçu 1988 a 2011.(2025-01-14) Bastos, Lucileide Ferreira Couto; Oliveira, Josivaldo Pires de; Santos, Hamilton Rodrigues dos; Santos, Jacimara Vieira dosO presente trabalho busca evidenciar as contribuições e a relevância das parteiras para o povo Iaçuense, bem como suas práticas, saberes e os desafios por elas enfrentados ao longo dos anos. O ímpeto propulsor para o desenvolvimento desta pesquisa partiu de minha experiência pessoal, pois eu mesma nasci graças à contribuição de uma parteira. Vavy Pacheco Borges aponta que “a história procura especificamente ver as transformações pelas quais passaram as sociedades humanas. A transformação é a essência da história” (BORGES, 1993, p. 50). Nessa esteira, ficou perceptível que, com a chegada da família real portuguesa ao Brasil e a fundação da Faculdade de Medicina da Bahia, as parteiras, que desempenhavam o papel de protagonistas durante o parto, foram gradualmente substituídas por médicos e cirurgiões, ilustrando que nem mesmo as mulheres que desempenhavam um importante papel dentro da sociedade baiana escaparam das transformações impostas pelo tempo.
- ItemAs vivências do docente de história no ensino fundamental II: um estudo sobre escolas públicas no município de Itaberaba – Ba no pós pandemia.(2023-12-19) Santos, Priscila Cristina Melo; Oliveira, Josivaldo Pires de; Silva, Vinicius Santos da; Santos, Jacimara Vieira dosO presente artigo reflete sobre as observações dos professores de História do 6º Ano do Ensino Fundamental II, em três escolas da rede pública do município de Itaberaba Ba, sobre suas vivências em sala de aula nos períodos de pandemia e pós pandemia. Para a construção deste artigo foi utilizada a metodologia de pesquisa de campo qualitativa, através da oralidade, com entrevistas semiestruturadas que destinou atenções sobre os relatos a respeito da importância do ensino de História na educação escolar. Como resultado foi identificado as dificuldades encontradas na regência das aulas remotas, as políticas públicas aplicadas para mitigar as adversidades momentâneas e as observações dos professores sobre a conduta do principal sujeito, que é o estudante pré-adolescente no retorno a dita normalidade.
- ItemEscolas rurais em tempos de pandemia: desafios para as/os estudantes do 5º ano da Escola Santo Antônio, na cidade Marcionílio Souza – BA, no ano de 2020.(2024-07-11) Silva, Maria de Jesus; Santos, Jacimara Vieira dos; Santos, Hamilton Rodrigues dos; Lopes, Rodrigo FreitasAs concepções sobre a Educação brasileira sempre estiveram restritas ao meio urbano. Com isso, por muitas décadas, a Educação do campo foi desconsiderada quanto às suas demandas e particularidades no processo de ensino. Diante do movimento político de reconstrução de uma educação que estivesse voltada aos saberes historicamente produzidos pelas pessoas da zona rural e às inconsistências que permeiam a percepção dos aspectos mais relevantes da educação do campo, esta pesquisa teve como objetivo analisar os caminhos pedagógicos adotados pelos professores de uma escola no município de Marcionílio de Souza, Bahia, no período da pandemia de COVID-19, no ano de 2020. A presente pesquisa se tratou de um estudo de caso, cujos instrumentos de coleta foram a pesquisa de campo e a aplicação de entrevistas semiestruturadas. Foi realizado também um levantamento bibliográfico nos principais bancos de dados brasileiros, como os Periódicos da CAPES e o SciELO, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento do assunto e aumentar a familiaridade com o tema. Este estudo se justifica pela necessidade de produções que colaborem científica e socialmente com a Educação Rural, trazendo para o meu Território geopolítico e cultural o debate sobre um assunto tão pertinente. Os resultados obtidos demonstraram que as estratégias pedagógicas adotados pelo corpo pedagógico da unidade escolar selecionada foi de fundamental importância para a contribuição da formação e para a reversão do quadro de evasão escolar. Foi percebido também que a educação do campo, na Bahia, ainda vem sofrendo um apagão tanto no sentido de produção científica quanto de políticas públicas que colaborem para o enfrentamento das desigualdades existentes.
- ItemOs impactos da pandemia na educação inclusiva – enfoque às aulas de história no IFBA – campus Seabra(2022-12-19) Moraes, Lucas Pereira; Santos, Jacimara Vieira dosO presente trabalho teve como objetivo investigar os impactos causados pela pandemia da COVID-19, dentro do cenário da Educação Inclusiva. Para isso, foi realizada uma pesquisa etnográfica na sala de aula inclusiva (Cançado, 1994), da turma de História do 10 ano do Ensino Médio, no INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA – Campus Seabra.
- ItemMovida Madrileña: a contracultura na Espanha através do filme Laberinto de Pasiones (1982), de Pedro Almodóvar(2022-12-22) Borges, Ismenia Meireles Costa de Almeida; Santos, Jacimara Vieira dos; Santos, Hamilton Rodrigues dos; Nascimento Neto, João Evangelista doApós a morte de Franco, a Espanha passa por um pujante processo de modernização cultural e política. Essa transição na atmosfera cultural da época motivou as pessoas à mudança e à conquista de novos espaços. Tendências iam surgindo e se consolidando. Nesta perspectiva, a corrente contracultural que viria a ser conhecida como Movida Madrileña, imprimiu nova perspectiva artística e atmosférica no campo sociocultural espanhol, rebento de uma sociedade que clamava por liberdade de expressão artística e sexual, campos que haviam sido oprimidos durante os quase 40 anos de ditadura franquista. O cinema de Pedro Almodóvar é fruto desse período pós-franquista e, nesse sentido, seus filmes evidenciam a liberdade de expressão, apresentando um ideal democratizador, moderno, as vozes marginais e dialogando com a cultura de outros países, principalmente com inspirações norte-americanas. É nesse contexto que, assim, a partir do filme Laberinto de pasiones, lançado em 1982, discutirei aspectos da importância desse movimento, o impacto da Movida em grande parte da sociedade daquela época, com base no método da análise fílmica em conjunto com a análise da documentação existente sobre o assunto.
- ItemMudanças e permanências no ensino fundamental II, no ensino de história na rede municipal de Itaberaba durante e pós o período de aulas remotas e hibridas.(2022-12-21) Santos, Fernanda Jesus dos; Lima, Ivaldo Marciano de França; Santos, Jacimara Vieira dos; Rezende, Rodrigo CastroResumo: Este artigo reflete sobre as mudanças e permanências nos métodos de ensino na disciplina de História no Ensino Fundamental II na rede pública do Município de Itaberaba-BA. O intuito é conhecer as alterações sofridas em tais métodos de ensino, e de como estes reverberaram na atuação dos professores e alunos na rede de ensino. A metodologia aplicada foi o estudo de caso, sob natureza de uma pesquisa qualitativa, elaborada em três etapas, a saber, revisão bibliográfica e documental, onde foram analisados livros de diversos autores; entrevistas semiestruturadas com professores e professoras atuantes na citada rede de ensino; e análise dos dados, como forma de construir o artigo balizado nas referências e resultados obtidos. Desta forma, foi possível verificar como estes profissionais atuaram no período em que foram utilizados os mecanismos de mediação tecnológica, com aulas remotas e a posterior volta às aulas em modo presencial.
- ItemO ensino da cultura afro-brasileira nas séries finais do ensino fundamental II de 8º e 9º anos(2024-07-12) Lima, Isamara Azevedo; Oliveira, Josivaldo Pires de; Santos, Jacimara Vieira dos; Silva, Vinicius Santos daA presente pesquisa realiza uma abordagem sobre a importância dos manuais de História na educação brasileira, visto que o ensino é apontado como uma política pública educacional que deve considerar que todos o(a)s aluno(a)s, sem exclusão de nenhuma faixa etária de idade possuem direito de estar na escola e envolvido no processo de atividades culturais. A pesquisa será realizada em livros didáticos do Fundamental II de 8º e 9º ano, onde buscar-se-á analisar como se trabalha as questões voltadas para o trabalho escravo e o trabalho livre que fizeram e fazem parte da história dos povos e como aparecem nestes livros e se, da forma como são apresentadas, podem representar parâmetros de emancipação na formação intelectual e representativa da sociedade.
- ItemSilenciados, esquecidos ou apagados? aspectos da história e da memória de um lugar onde o seu próprio povo não é valorizado (IPIRÁ-BA).(2023-12-05) Souza, Tarcísio Marques; Santos, Jacimara Vieira dos; Gonçalves , Aline Najara; Santos, Hamilton Rodrigues dosPartindo da perspectiva de que a memória é um dos campos formadores de identidades individuais e coletivas, é que a presente pesquisa buscará analisar o processo de construção memorialística que constitui a história da cidade de Ipirá. Desta forma, refletir-se-á por aspectos comumente propagados, mas, principalmente, por aquilo que não é dito pela “história oficial”. Buscando assim, trazer a superfície da história, o que foi esquecido no tempo.