Navegando por Autor "Santos, Jânia Cardoso dos"
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- ItemA gestão escolar e a prova do SAEB: planejamento em escolas públicas dos municípios de Angical e Barreiras-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-15) Câmara, Adriana Pereira da; Santos, Jânia Cardoso dos; Ribeiro, Carla Cassiana Lima de Almeida; Melo, Sandra Cristina Lousada deO presente trabalho teve como objetivo geral compreender as ações adotadas pela gestão escolar antes da aplicação da prova do SAEB em escolas públicas do fundamenta 1 dos municípios de Angical e Barreiras – BA. A proposta de pesquisa básica caminhou com a sustentação de dois instrumentos, a saber: análise documental e entrevistas. Foram considerados documentos institucionais para verificação de pontos que delineavam as ações da gestão escolar para aplicação da avaliação externa, nesse sentido, consideraram-se as categorias: gestão escolar democrática, gestão pedagógica, gestão administrativa, avaliação externa. Os aspectos que emergiram desta pesquisa permitiram identificar as fragilidades nas decisões dos gestores no que se refere ao realinhamento dos documentos indenitários, bem como uma política de organização voltada para a qualidade cognitiva e operativa das aprendizagens por meio da aplicação da avaliação ex-terna. Os resultados ainda apontaram algumas poucas ações realizadas pelos gestores antes da aplicação da prova do SAEB, a saber: no que se refere ao apoio emocional aos estudantes, bem como aplicação de simulados como os descritores exigidos pela referida avaliação. Palavras-chaves: Gestão escolar; Avaliação externa; Prova do SAEB; Ações; Planejamento.
- ItemAs práticas pedagógicas de letramento literário no ciclo de alfabetização(Universidade do Estado da Bahia, 0024-07-15) Justo, Daniela de Souza; Oliveira, Caroline Campos da Silva de; Cunha, Débora Anunciação da Silva Bastos; Santos, Jânia Cardoso dos; Santos, Josânia SilvaO presente trabalho de conclusão de curso se propôs a realizar um levantamento e análise das práticas pedagógicas de letramento literário no ciclo de alfabetização, tendo como referência os conceitos de alfabetização e letramento, as habilidades de letramento discutidas pela literatura da área e a proposta pedagógica de uma sequência básica apresentada por Rildo Cosson (2006) que apresenta quatro etapas para o trabalho pedagógico com o letramento literário. A pesquisa de campo de cunho qualitativo, foi realizada em duas turmas de primeiro ano do ensino fundamental sendo uma de escola pública e outra de escola privada. Os dados foram coletados por meio de um roteiro de observação. Os resultados da pesquisa mostraram uma grande defasagem no trabalho pedagógico da escola pública no que concerne às práticas de letramento literário que deveriam ser desenvolvidas no processo de alfabetização. Na escola particular, embora seja dada maior atenção ao letramento literário, ainda há necessidade de avanços. Os dados como um todo indicam a necessidade de atenção à formação de leitores desde do ciclo de alfabetização.
- ItemO processo de inclusão de crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-07) Nascimento, Rosania Vieira do; Ribeiro, Carla Cassiana Lima de Almeida; Santos, Jânia Cardoso dos; Melo, Sandra Cristina Lousada deO presente estudo busca provocar uma discussão salutar e profunda entre os profissionais da educação, acerca do processo de inclusão de crianças com o transtorno do espectro autista na educação infantil. Para tanto, discutimos os aspectos históricos sobre o autismo, suas características e conceitos, para além, das suas peculiaridades no contexto da educação inclusiva e infantil. Buscamos suporte teórico nas produções de: Oliveira (2021); Chiote (2011); Simão (2020); Schmidt (2014); Orrú (2016); Mendes (2010); Carvalho (2006) além de documentos legais voltados para a educação especial. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa de campo os instrumentos e procedimentos para coleta de dados e informações foram a observação e a entrevista estruturada. Os resultados apontaram que existem ações que favorecem o processo de inclusão, no entanto, não de forma plena, cabendo ao professor/a da sala comum um olhar mais atento.
- ItemOs profissionais de apoio e o processo de inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista no ensino médio técnico(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-07) Modesto, Karla Kesia de Oliveira; Ribeiro, Carla Cassiana Lima de Almeida; Santos, Jânia Cardoso dos; Melo, Sandra Cristina Lousada deA presente pesquisa teve como objetivo analisar quais são as contribuições do profissional de apoio no processo de inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista no ensino técnico. Para tanto foi discutido, contexto histórico, conceito e características do Transtorno do Espectro Autista (TEA), o processo de inclusão escolar desses estudantes, a educação especial e os profissionais de apoio escolar (PAE). Os principais teóricos que embasaram a pesquisa, foram: Oliveira e Souza (2021); Beyer (2008); Lopes (2018); Batista e Barbosa (2022); Magalhães (2021); Kokkonen, Barbosa e Batista (2022); Brito e Vasconcelos (2016); Serra (2017), além de aportes legais (regulamentações, termos de referências e notas técnicas) que asseguram uma educação de qualidade e o acesso ao mercado de trabalho para todos sem qualquer distinção. A pesquisa adotou a abordagem qualitativa e o tipo de pesquisa foi bibliográfica. Os resultados da pesquisa apontam que há significativos avanços no processo de inclusão do estudante com transtorno do espectro autista no ensino técnico quando há a presença do profissional de apoio em uma atuação conjunta com professores, família, gestores dos núcleos de apoio e da instituição.