Navegando por Autor "Santos, Ione Araújo dos"
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- ItemBooktubers: literatura compartilhada nas redes e a formação de (novos) leitores(2019-07) Santos, Ione Araújo dos; Santos, Roberta Mota; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Oliveira, Davi Alves; Subrinho, Abinálio Ubiratan da CruzCom o surgimento da internet e posteriormente a sua democratização, mudanças foram introduzidas ao cotidiano das pessoas, impactando também nas práticas de leitura literária. Tendo em vista que a internet e as mídias digitais permeiam o contexto social contemporâneo, bem como o lugar que a leitura literária assume nessa conjuntura, esta pesquisa busca responder em que medida os canais de compartilhamento de vídeos sobre livros de literatura no YouTube contribuem na formação de (novos) leitores literários e como se dá a difusão de livros literários através da comunidade virtual dos booktubers. Realizamos discussões acerca das principais revoluções comunicativas da leitura e do leitor literário, bem como as mudanças provocadas pelo advento da web 2.0. A pesquisa tem caráter explorativo, seguida de revisão de literatura, desenvolvida a partir da análise de seis vídeos e dezoito comentários dos canais das booktubers brasileiras Tatiana Feltrin e Isabel Rodrigues. À luz dos conceitos de Bragança (2009); Bordenave (1996); Lemos (2009); Castels (2003); Levy (1996); Rheingold (1994); Jenkins (2009); Burgess e Green (2009); Morelli (2017); Silva (2017); Antunes (2003); Yunes; Petit (2009); Todorov (2009); Solé (1998); Rojo (2004, 2015) dentre outros aportes teóricos, selecionamos como categorias de análise as técnicas e os recursos utilizados pelas booktubers na promoção e formação leitora pela Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Foi possível constatar que as booktubers exercem uma influência sobre a formação de (novos) leitores literários e que contribuem para o fomento da leitura literária no Brasil.
- ItemEntre booktubers e booktokers: a formação leitora no ambiente das redes sociais(UNEB, 2024-03-19) Santos, Ione Araújo dos; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Anecleto , Úrsula Cunha; Silva, Obdália Santana FerrazA presente investigação apresenta discussões acerca da formação leitora e das práticas de leitura que ocorrem nas comunidades dos booktubers e dos booktokers nas redes socias Youtube e Tiktok. Tendo em vista que o cenário mundial envolto pelas Tecnologias Digitais gerou implicações diretamente na maneira como os sujeitos escrevem, leem, falam e se comunicam, principalmente o público jovem e adolescente, esta pesquisa norteia-se com o objetivo geral de compreender como as práticas de leitura realizadas nas comunidades virtuais dos booktubers e booktokers podem contribuir para a formação de leitores/as literários/as. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, ancorada no método netnográfico, sendo o corpus três canais literários no Youtube e dois perfis no Tiktok, nos quais foram analisadas as práticas e atividades de leitura, bem como a interação e o envolvimento dos/as leitores/as com os perfis e os conteúdos produzidos. Assim, foram identificadas cinco práticas de compartilhamento de leitura mais comuns dentro da comunidade virtual como as videorresenhas, bookshelfs tours, listas de recomendação/leituras, receitas literárias e fofocas literárias, através dos canais e perfis de Tatiana Feltrin, Ler Antes de Morrer, Pam Gonçalves, Tiago Valente e Patzzic. A análise dos dados ocorreu por meio de passos analíticos da própria netnografia, que envolve codificação, anotações, abstração e comparação, verificação e refinamento, generalização e teorização. O lócus situou-se nas redes sociais da internet, o YouTube e o TikTok, tomando como colaboradores/as os/as leitores/as, interactantes delas. A pesquisa discutiu os eixos temáticos leitura literária e formação leitora, na perspectiva de Cândido (2011), Yunes (1995), Petit (2009), Santaella (2004), Chartier (1994,1998, 2002) e Cosson (2009), e cibercultura e ambiente digital, no viés de Castels (2003), Dizard (2000), Levy (1999), Moreli (2017) e Jenkins (2009). Percebeu-se que as práticas de leitura literária das comunidades inauguraram formas diferentes de tratar o texto literário no ambiente virtual, envolvendo os/as leitores nas experiências diversas de contato com o livro e o universo literário. Além disso, a interação dos/das interactantes via comentários, desafios e maratonas demostraram que a comunidade virtual proporciona um espaço para a troca de informações, fortalecimento dos gostos literários, diálogos sobre temas literários distintos, descoberta de gêneros e autores/as, que alimenta o entusiasmo pela leitura, cria conexões emocionais e relações íntimas, contribuindo para uma comunidade leitora participativa e conectada. Como produto educacional, foi criado um perfil na rede social TikTok, com o objetivo de fomentar e promover discussões sobre livros e literatura.