Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Santos, Igor Ramos Cardoso"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Explorando frações ludicamente: o impacto dos jogos como ferramenta didática no ensino de frações no 6º ano do ensino fundamental e a resiliência educacional
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023) Santos, Igor Ramos Cardoso; Sousa, Sabrina Vitória Santos; Mattos, Robson Aldrin Lima
    A presente monografia trata-se de um Trabalho de Conclusão de Curso que advém de uma pesquisa com os alunos do sexto ano do Colégio Municipal de Murici e teve como objetivo geral analisar a eficácia do uso de jogos educacionais no processo de ensino e aprendizagem de frações nas turmas de 6º ano do Colégio municipal de murici, em Tanque novo – BA. Para tanto, emerge os seguintes objetivos específicos: Conceituar fração; identificar a importâncias da utilização dos jogos no ensino de frações; e desenvolver uma intervenção educacional com base em jogos para o ensino de frações, utilizando o "Bingo de Frações" como ferramenta para compreensão das representações de frações por meio de figuras. A metodologia tem uma abordagem quanti-qualitativa do tipo estudo de caso. Utilizando questionários, dinâmicas e feedbacks, foram coletados dados para avaliar a receptividade dos estudantes em relação às atividades propostas. Além disso, uma entrevista com o professor das turmas foi conduzida para analisar as possíveis mudanças no interesse e desempenho dos alunos após a implementação dos jogos. Essa abordagem abrangente busca não apenas compreender o impacto imediato, mas também explorar as implicações a longo prazo do uso de estratégias lúdicas no ensino de matemática, contribuindo assim para a reflexão sobre práticas pedagógicas eficazes.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais