Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Santos, Iasmin de Jesus"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A importância da afetividade no ambiente de aprendizagem na educação infantil
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-09-10) Santos, Iasmin de Jesus
    O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a importância da afetividade no ambiente de aprendizagem na Educação Infantil. Entre os objetivos específicos, destacam-se: apresentar a relação entre afetividade e aprendizagem na Educação Infantil; analisar estudos e produções acadêmicas que versam sobre a importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem; explicitar as contribuições teóricas a respeito da afetividade e aprendizagem e discutir o impacto da relação professor-aluno na formação emocional e cognitiva das crianças. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), entende-se que o desenvolvimento integral das crianças vai além dos aspectos cognitivos, mas abrange também aspectos emocionais, afetivos, físicos e linguísticos. Assim, a afetividade é considerada um aspecto essencial no desenvolvimento e aprendizagem das crianças, visto que, influencia na autoestima, segurança e motivação destas no ambiente de aprendizagem, podendo ser ele escolar ou não. Nesse contexto, a escolha deste tema se justifica pela necessidade de compreender o impacto das relações afetivas no ambiente escolar e como elas podem ser trabalhadas para favorecer o processo de ensino-aprendizagem das crianças. Verifica-se que quando há vínculos afetivos na relação professor-aluno, há sucesso na aprendizagem. Por outro lado, a ausência destes vínculos pode dificultar a aprendizagem, o desenvolvimento emocional e a relação professor-aluno. Nesse contexto, para embasar a discussão do trabalho, serão abordadas as contribuições de autores como, Lev Vygotsky, que trata sobre o desenvolvimento proximal e a importância da interação social; Henri Wallon, que versa sobre emoção e afetividade no desenvolvimento infantil; Jean Piaget, no que diz respeito à construção do conhecimento na infância. E, além desses teóricos, serão analisados estudos recentes que tratam da afetividade na educação infantil e sua influência no processo de ensino-aprendizagem. Assim, a metodologia utilizada é de natureza qualitativa, baseada em pesquisa bibliográfica e documental, utilizando fontes como livros, artigos científicos, legislações, sites e revistas. Em suma, espera-se que este trabalho contribua para a valorização das relações afetivas na prática pedagógica e incentive uma educação mais acolhedora, voltada para o desenvolvimento integral da criança.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais