Navegando por Autor "Santos, Girleide Ribeiro"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemBiblioteca e Formação: a função da biblioteca Municipal Padre Alfredo Haasler na formação do leitor Quixabeirense(2018-06-15) Souza, Bárbara Nathália de Araújo; Novaes, Eduarda Gomes dos Reis; Freire, Crizeide Miranda; Penha, Gracielia Novaes da; Santos, Girleide RibeiroO presente estudo tem por objetivo mapear e analisar de que maneira a Biblioteca Pública MunicipalPadre Alfredo Haasler fomenta as práticas de leiturano município de Quixabeira-Bahia. Como objetivos específicos pretendemos averiguar o papel da biblioteca na formação do leitor, mapear o perfil dos leitores da biblioteca pública de Quixabeirae observar quais políticas públicas e de incentivo à leitura estão sendo realizadas na mesma. Os dados foram analisados a partir de autores que discutem sobre práticas leitoras, entre eles, Battles (2003),Yunes (1995), Miranda (1978), Milanesi (1989). A abordagem metodológica utilizada se baseou na pesquisa de campo, através de um estudo qualitativo, no qual os dados foram coletados por meio de um questionário misto e teve como sujeitos da pesquisa usuários da Biblioteca Pública de Quixabeira.
- ItemLeitura e Produção Textual: pré- requisitos no Ensino de Língua Portuguesa(2013-12-15) Oliveira, Tarciso Souza; Santos, Girleide Ribeiro; Mendes, Márcia Regina; Novaes, GraciéliaLeitura e produção textual: Pré-requisitos no Ensino de Língua Portuguesa é uma pesquisa que visa desenvolver reflexões teórica acerca das propostas de leitura e escrita presentes no ensino de Português, para isso, analisaremos estas propostas no livro didático (Novo Dialogo), contaremos também com uma entrevista cedida por uma professora de língua portuguesa do colégio COMUJA desta cidade; o presente trabalho traz significativas reflexões teóricas a respeito da leitura e produção de texto que podem favorecer uma prática pedagógica mais eficaz.
- ItemA lexia “Tempo” no romance “Os Servos Da Morte”, de Adonias Aguiar Filho: um estudo de campos semânticos(2018-06-15) Santana, Naiane Franscisa; Sobral, Lícia da Silva; Santos, Girleide Ribeiro; Santos, Leandro Almeida dosA presente pesquisa aborda uma análise semântica da construção de campos semânticos da lexia tempo, utilizando como corpus o romance “Os servos da morte”, de Adonias Aguiar Filho. O termo tempo se apresenta na linguagem sob a tutela e carga semântica do termo que o acompanha. Assim, com base no processo de entendimento de uma palavra, objetivou-se compreender como se apresenta o significado da lexia tempo, dentro da narrativa romanesca, e os possíveis campos semânticos ou associativos que podem ser construídos em torno do seu significado. Para isso, foram selecionados trechos do romance construindo o corpus para análise. Ao aplicarmos a teoria dos campos semânticos ou associativos, buscou-se compreender como o processo linguístico, em torno de uma palavra, termo ou lexia, constrói seu significado no uso da linguagem em diferentes contextos. Ao empreendermos a pesquisa das relações semânticas e conceitos pertinentes à lexia tempo, consultou-se dicionários de língua portuguesa e autores que elucidassem as relações semânticas do termo no uso linguístico. Para isso, utilizou-se como aporte teórico: Ullmann (1977) e Lopes (1993) que nos apresentam a teoria dos campos semânticos; Cançado (2008) teorizando sobre semântica e suas possibilidades; Koch (2012) e Lyons (1987) nos direcionando para as definições sobre linguagem, dentre outros autores. O resultado da análise evidenciou que não é preciso a presença da lexia tempo para compreender o seu significado, mas este será definido com base no contexto em que se encontra inserido e com os termos que o antecedem ou o procedem.
- ItemPIBID: saberes e habilidades em construção na formação dos licenciandos em língua portuguesa da UNEB- campus IV(2018-03-01) Galdino, Daiane Cezar Silva; Silva, Taise Jesus da; Santos, Girleide Ribeiro; Mendes, Márcia Regina; Freire, Crizeide MirandaO presente estudo buscou investigar as contribuições do PIBID (Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência) para a formação dos graduandos em Letras da UNEB – Campus IV. Com os objetivos específicos pretendeu-se discutir a relação entre a teoria e prática nesta conjectura de formação, visto que, no PIBID o graduando é incentivado a unificar estas duas dimensões de saberes que permeiam o trabalho do docente. Visando contemplar os objetivos acima expostos, a pesquisa foi desenvolvida numa abordagem metodológica mista e de análise de conteúdo, os dados foram coletados por meio de questionários semiabertos no qual os participantes refletiram a respeito de sua participação no programa, a investigação contou com a colaboração de sete bolsistas de iniciação à docência da Universidade do Estado da Bahia. Para dialogar com a pesquisa destacam-se alguns autores, entre eles, Nóvoa(1992), Tardif (2012), Pimenta (2009) e Perrenoud (2002). A partir da análise dos dados coletados, constatou-se que o Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência vem cumprindo com êxito os objetivos que lhes foram propostos, se mostrado como um fator determinante tanto para as escolas quanto para a formação desses licenciados, contribuindo para a valorização dos educadores e para o aumento da qualidade da formação inicial de professores em integração com a Educação Básica.
- ItemA poesia na escola: uma aprendizagem sem limite com o fazer poético(2013-12-01) Queiroz, Cristiane da Silva Gonçalo; Silva, Patrícia Vilela da; Santos, Girleide RibeiroEssa monografia busca analisar como o gênero poema está sendo abordado no livro didático; como o conteúdo literário representado no manual contribui para ampliar o interesse pela poesia; qual o grau de dificuldade dos alunos para ler, escrever e analisar textos literários; e quais os recursos metodológicos que o professor utiliza para trabalhar com a poesia em sala de aula. Usualmente, o ensino dos conteúdos de Literatura, especialmente de poesia, vem sendo realizado de maneira equivocada o que provoca o afastamento e aversão a esse tipo de leitura. Nesse trabalho reconhece-se e valoriza-se o papel do professor, na sua tarefa de promover a aprendizagem e perceber que ele precisa estar literalmente envolvido com a educação para que, de fato, possa contribuir para o aprendizado do aluno bem como para sua formação profissional, fazendo com que ele conheça melhor a si e o mundo em que vive.
- ItemA poesia na formação da subjetividade do leitor: um estudo nas classes do fundamental I(2018-03-01) Alves, Cleuma Santos; Mendes, Márcia Regina; Freitas, Crizeide Miranda; Santos, Girleide RibeiroO presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema A poesia na formação da subjetividade do leitor: Um estudo nas classes do fundamental I. A pesquisa aconteceu em uma rede particular de ensino, A Nossa Escola Ideal, situada em Jacobina BA, partiu da seguinte questão: de que forma o gênero poesia pode contribuir para no processo de formação de subjetividades leitoras? Para isso temos como objetivos, contribuir para o processo da revelação processo da revelação das subjetividades do leitor por meio da poesia; incentivar a leitura do gênero poesia, como “instrumento” de exteriorização de saberes; criar ambientes de leitura, mostrando as riquezas presentes para além do texto; estimular os alunos a atuarem com autonomia durante a leitura bem como na produção escrita. Os colaboradores desta pesquisa foram alunos da turma do 3° ano A do fundamental I da referida escola. Buscou-se dialogar com diversos autores, entre eles: Candido (1989); Costa (2007); Geraldi (2003); Gerbara (2012);Gonzáles Rey(2003);Kleiman (1999); Lajolo (1999); Marconi e Lakatos (2003); Marcuschi (2002); Micheletti (2002); Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa Terceiro e Quarto ciclos do fundamental I (1998); Soares (2004); Solé (1998). Para alcançar os objetivos da pesquisa, optou-se pela pesquisa qualitativa, sua abordagem seguiu dupla perspectiva: a pesquisa-ação e a etnográfica. Foram realizadas oficinas na sala de aula da própria pesquisadora, totalizando seis oficinas. Utilizou-se como instrumento de geração de dados o questionário, a observação participante e registros escritos. Diante deste estudo e a partir da análise dos dados gerados ficou perceptível que a utilização do texto poético em sala de aula, contribui positivamente para o desenvolvimento da autonomia e olhar crítico, uma vez que estimula a imaginação dos colaboradores, criando proximidades entre texto e leitor, despertando a subjetividades desses sujeitos.
- ItemPráticas de letramento nas séries finais do ensino fundamental do Instituto Educacional São Francisco De Assis - IESFA(2018-03-01) Rios Elizângela Silva Barros.; Santos, Patrícia Ferreira Dos; Freire, Crizeide Miranda; Santos, Girleide Ribeiro; Mendes, Márcia ReginaO presente estudo buscou identificar as práticas de letramento promovidas pelos professores de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental II. A pesquisa que deu origem a este trabalho foi desenvolvida no Instituto Educacional São Francisco de Assis – IESFA, situado na cidade de Várzea do Poço, interior da Bahia. Os fundamentos teóricos que embasam este texto foram construídos a partir da obra de autores como Kleiman (2000); Mortatti (2004); PCN’s (1997); Rojo (2009); Soares (1998, 2002, 2003, 2004), entre outros. A abordagem metodológica utilizada baseou-se na pesquisa qualitativa, através de um estudo de caso, onde os dados foram coletados por meio de observações, questionários, e teve como sujeitos da pesquisa três professores e dezessete alunos da escola acima mencionada. Diante deste estudo e, a partir da análise dos dados coletados, verificamos que os professores trabalham com alguns gêneros textuais, mas os mesmos ainda não são muito explorados, precisa de um maior aprofundamento, na maioria das vezes o texto é utilizado como pretexto para ensinar a gramática normativa, dessa forma, a metodologia utilizada pelos docentes não contribui para promover níveis mais avançados de letramento. No entanto, um dos maiores desafios que a escola precisa enfrentar é proporcionar condições ao sujeito de participar efetivamente de práticas de letramento, direcioná-lo para a formação do cidadão participativo, consciente de seu papel na sociedade, de modo que responda às exigências para inserir-se no mundo letrado.
- ItemProficiência leitora ao final do ensino médio(2012) Rios, Rozeli do Amaral; Gomes, Antenor Rita; Silva, Patrícia Vilela da; Santos, Girleide RibeiroEste trabalho foi realizado com o objetivo de analisar os elementos contribuintes para o alcance de uma leitura proficiente pelos estudantes de Ensino Médio. A leitura sendo uma atividade necessária à vida das pessoas, e um elemento de grande importância para a compreensão do mundo em que se vive, tem deixado a desejar em alguns aspectos. O trabalho com a leitura nas escolas acontece de maneira que não consegue garantir a proficiência necessária para ler o mundo e compreendê-lo com facilidade. Diante desta situação, esta pesquisa foi realizada no Colégio Estadual Nossa Senhora da Conceição, localizado na cidade de Miguel Calmon e a proficiência leitora dos estudantes concluintes do Ensino Médio, porque tem sido perceptível que grande parte destes, tem finalizado sua carreira estudantil sem ler autonomamente. Para tanto, foi feito o uso de contribuições de alguns autores, como Ezequiel Theodoro, Jean Foucambert, Ângela Kleiman, entre outros, os quais proporcionaram melhores condições de embasamento para a análise por meio de seus estudos. A pesquisa fez uso de uma abordagem qualitativa. Os procedimentos utilizados para coleta de dados consistiram em entrevistas e questionários aplicados com aos estudantes. A análise de conteúdo auxiliou na interpretação e representação dos dados obtidos. Os resultados demonstraram que a leitura ainda não alcançou o ápice em seu processo de ensino e aprendizagem. Mudanças ainda são necessárias para o alcance de um aprendizado eficiente da leitura, a fim de alcançar uma condição autônoma e crítica diante das situações.