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Navegando por Autor "Santos, Gilmária Oliveira dos"

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    Recomposição das aprendizagens e o currículo escolar do município de Salvador-BA: uma interface com as tecnologias digitais
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-05-16) Santos, Gilmária Oliveira dos; Sales, Mary Valda Souza; Lima, Ana Carla Ramalho Evangelista; Pinho, Ana Sueli Teixeira de; Sales, Kathia Marise Borges
    A recomposição das aprendizagens constitui um dos principais desafios educacionais no cenário pós-pandêmico, exigindo estratégias curriculares integradas a recursos tecnológicos. Esta dissertação investiga de que modo a articulação das tecnologias digitais (TD) no desenvolvimento do currículo escolar pode favorecer práticas pedagógicas voltadas à recomposição das aprendizagens nos quintos anos do Ensino Fundamental, em escolas da Gerência Regional de Educação (GRE) de Pirajá, Salvador (BA). O objetivo geral é analisar como a recomposição das aprendizagens é potencializada pela integração das TD ao currículo. Os objetivos específicos incluem: analisar os documentos curriculares legais e escolares; identificar as TD disponíveis nas escolas; e descrever como essas tecnologias são incorporadas às práticas docentes. A pesquisa adota abordagem qualitativa, de caráter exploratório, fundamentada na fenomenologia e no estudo de caso típico. Utiliza como instrumentos um questionário online, entrevistas semiestruturadas com docentes e coordenadoras pedagógicas, além de análise documental. Fundamenta-se teoricamente em autores como Freire, Vygotsky, Kenski, Nóvoa, Goodson, Sacristán, Almeida e Valente. Os resultados apontam que iniciativas como a Operação Especial Aprender +, promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Salvador, representam esforços locais para superar defasagens escolares, articulando diretrizes nacionais com contextos territoriais. Evidenciam-se, ainda, o reconhecimento do potencial pedagógico das TD e os desafios relacionados à infraestrutura, formação continuada e sobrecarga docente. As práticas pedagógicas analisadas revelam o empenho em adaptar o currículo às necessidades dos estudantes, destacando a importância de metodologias diversificadas e da integração significativa das TD. A pesquisa contribui para a reflexão sobre justiça educacional e inovação pedagógica em territórios urbanos periféricos.
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