Navegando por Autor "Santos, Gêisa Cunha dos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemPrincípios teórico-metodológicos para o ensino de geografia na escola: caderno didático como subsídio à prática de professores dos anos iniciais no município de Valente-Ba(Universidade do Estado Da Bahia, 2023-08-03) Santos, Gêisa Cunha dos; Batista, Marize Damiana M. B. e; Castro, Selma Barros Daltro de; Almeida, Lorena Ferreira de SouzaDiante do ideário neoliberal presente na educação, faz-se necessário questionar qual a geografia que está sendo ensinada nas escolas públicas brasileiras, considerando as implicações na prática de professores dos Anos Iniciais e as possibilidades superadoras. Assim, essa pesquisa, aprovada pelo Comitê de Ética, com parecer de número 5.475.168, tem como objetivo geral analisar a prática de ensino de geografia de/com professores dos anos iniciais do município de Valente-BA. Como objetivos específicos: analisar as dimensões de conteúdo e método que embasam a prática pedagógica a partir de um balanço da produção sobre ensino de geografia escolar no Brasil; problematizar a concepção de geografia que prevalece na prática de professores do ensino fundamental I, tendo como eixo orientador o tratamento dado ao livro didático; desenvolver uma proposta de intervenção por meio de oficinas formativas com professores dos Anos Iniciais do ensino fundamental, articulando a práxis do ensino de geografia sob a abordagem da pedagogia histórico-crítica para problematizar a prática pedagógica e de maneira dialógica, identificar aspectos subsidiadores da práxis que envolve o processo de ensinar geografia e elaborar coletivamente por meio da sistematização da intervenção, um caderno didático contendo subsídios teórico-metodológicos norteadores da práxis acerca do ensino de geografia. Busca-se com isto conhecer como a Geografia é ensinada nas escolas e principalmente, situar o papel da ciência geográfica que é ensinada na educação básica, destacando a importância da apropriação deste conhecimento na prática pedagógica dos professores no que diz respeito à superação do modelo fragmentário de ensino e na superação de pensamentos que fragmentam a realidade socioespacial. Para tanto, foram realizadas intervenções fundamentadas na abordagem da pedagogia histórico-crítica através de oficinas formativas e com o resultado da sistematização dos dados foi elaborado um caderno didático em forma de E-book, contendo subsídios para o ensino de Geografia com alunos dos Anos Iniciais.