Navegando por Autor "Santos, Florisvaldo Cavalcanti dos"
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- ItemImportance of digital inclusion of students in proeja If Sertão PE Campus Petrolina Rural ZoneLoiola, Marcos Victor do Carmo; Santos, Marcos Antonio Cerqueira; Carvalho, Rubens Silva; Silva, Vagner Freitas da; Brito, Alessandro Menezes; Santos, Florisvaldo Cavalcanti dos; Cordeiro, Chirley Vanuyre Vianna; Santana, Luiz Antônio Costa deO estudo tem como objetivo discutir a importância da inclusão digital dos alunos do PROEJA para transformar o modelo educacional para que o processo de conhecer e agir seja estimulante, desafiador e adequado aos tempos. Com a evolução da tecnologia, a sociedade tem vivido continuamente os impactos desses avanços tecnológicos em seu cotidiano. O ensino não pode ser alheio a essa realidade; o professor tem o papel primordial de contribuir para a divulgação das TIC'S no contexto escolar. Nesse contexto, o estudo traça os seguintes objetivos: Diagnosticar o nível de estudantes e os fatores que dificultam o acesso aos estudantes de tecnologia da informação do PROEJA. Adota como metodologia qualitativa, participante de pesquisa crítica e reflexiva. Assim, o princípio realiza uma pesquisa bibliográfica e de campo, buscando os documentos bibliográficos que possam auxiliar a responder às demandas das questões levantadas na problemática do assunto em estudo. Percebe-se que o desenvolvimento tecnológico tem modificado profundamente o cotidiano das pessoas, e a escola não pode ficar alheia a essa realidade, ela precisa se adaptar e introduzir o aluno a conviver com essas novas tecnologias TIC, também dentro da escola, para que possa atuar como cidadão participante dentro e fora do contexto educacional.
- ItemMetodologias ativas e educação ambiental: aportes e interações com a ecologia humana(UNEB, 2025-05-27) Santos, Florisvaldo Cavalcanti dos; Azevedo, Sérgio Luiz Malta de; Lima, Maria do Socorro Macedo Coelho; Amorim, Ricardo José Rocha; Santos, Juracy Marques dos; Silva, Cláudia Maria Lourenço da; Almeida, Maria do Socorro Pereira deNos últimos anos as ações antrópicas vêm se intensificando e, consequentemente, afetando o funcionamento do sistema ecológico, negativamente, fato que tem despertado preocupações e fomentado discussões na tentativa de encontrar soluções para a construção de um olhar alternativo aos padrões de consumo em massa e a destruição ambiental. A educação ambiental, diante de seu caráter transversal, permite ampliar a compreensão de inúmeras questões que envolvem o lugar de vida e ambiente em que se desenrola a existência planetária. Neste sentido, é importante romper com a inércia dos métodos tradicionais de ensino propiciando um saber integrado e conectado com a escola e com a vida dos alunos. Assim, as metodologias ativas como proposta educativa, são adequadas para a implementação de métodos em que os estudantes se posicionam como protagonistas do processo de construção de conhecimentos. Logo, o objetivo principal deste trabalho é investigar as práticas pedagógicas do Ensino Médio com o intuito de desvelar as metodologias ativas para o ensino/aprendizagem no campo da educação ambiental. À vista disso, foi utilizado o método indutivo, com abordagem qualitativa, e suplementarmente por abordagem quantitativa. Quanto à caracterização, a pesquisa se apresenta como explicativa e observacional não-participante, cujas fontes literárias são oriundas de artigos científicos completos, livros e teses. Outrossim, esta pesquisa também se caracteriza como estudo de caso, em que foram feitas comparações de dados por intermédio da estatística (metrificação elementar), para melhor suplementar a elucidação do comportamento humano. Como instrumentos, foram aplicados questionários e entrevistas semiestruturadas, ambos de forma presencial. O resultado colhido foi que as metodologias ativas aprimoram o processo de ensino/aprendizagem para uma educação ambiental transformadora, tornando este procedimento mais dinâmico e participativo, em que o estudante se torna protagonista, levando a uma mudança comportamental e à conscientização ecológica para uma convivência harmoniosa entre o ser humano e o meio ambiente natural.
- ItemO uso dos dispositivos digitais móveis em sala de aula como contribuição para o ensino/aprendizagem no curso de Administração da FACAPE(UNEB, 2019) Santos, Florisvaldo Cavalcanti dos; Amorim, Ricardo José Rocha; Vieira, Josenilton Nunes; Duarte, Francisco RicardoAs Tecnologias Digitais Móveis de Informação e Comunicação estão presentes em vários setores da sociedade, sejam estes privados ou públicos, no mercado e na área acadêmica, o que vem sendo um dos principais temas discutidos na atualidade. Podem ser entendidas como um conjunto de equipamentos digitais, com ou sem acesso à internet, que propiciem a busca pelo conhecimento possibilitando o rompimento de práticas docentes e discentes culturalmente absorvidas. O avanço tecnológico que produz informação e conhecimento para todas as pessoas é incessante e a criação e/ou adaptação dessas tecnologias com aplicações diversas faz com que possamos indagar/questionar como elas estão sendo desenvolvidas e utilizadas, se adequadamente nas e para as escolas brasileiras e quais retornos estão produzindo. Salienta-se especificar o smartphone, datashow, tablets, computadores portáteis, dentre outros, como exemplos de dispositivos digitais que compõem as tecnologias informação e comunicação. É preciso termos profissionais capacitados trabalhando em uma estrutura adequada que possam antever as necessidades da sociedade e que também entendam como os mecanismos e ferramentas de trabalho funcionavam no passado. Esta preocupação em conjunto com as experiências do autor de cunho acadêmico despertou interesse em investigar, como questão norteadora desta pesquisa, se o uso de dispositivos digitais móveis da informação e comunicação por professores e alunos em sala de aula promove a melhoria da qualidade do ensino/aprendizagem no Curso de Administração da FACAPE. Diante desse breve contexto, pretende-se com este trabalho, elucidar os benefícios gerados por estas tecnologias voltados para as práticas do ensino/aprendizagem escolar, tanto com a participação dos professores quanto dos alunos, além de analisar e propor melhores formas de utilização delas, verificando também eventuais malefícios que possam trazer ao desenvolvimento do saber escolar. Pretendeu-se mostrar que os objetivos pedagógicos e assim a melhoria na qualidade do ensino/aprendizagem estão também relacionadas e embasadas nas práticas da perspectiva tecnológica, como forma inovadora na educação, permitindo uma dinâmica simbiótica entre o ensinar e o aprender com uso das Tecnologias Móveis Digitais. Para isso, como caminho percorrido, foi realizado uma pesquisa de campo em forma de questionário on-line disponibilizada via Google Docs e aplicada na Instituição de Ensino Superior FACAPE (Faculdade de Ciências Aplicadas de Petrolina-PE), junto ao corpo docente e discente, exclusivamente ao Colegiado do Curso de Administração, através da ferramenta específica, fundamentando concomitantemente através da literatura existente. Neste sentido, foi utilizado o Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM - Technology Acceptance Model), o qual analisa o nível de satisfação e aceitação da tecnologia nas atividades acadêmicas. Os resultados alcançados foram que tais tecnologias digitais móveis utilizadas em sala de aula realmente venham a contribuir positivamente para a ampliação, intensificação e transformação da transferência de conhecimentos, com uso mais intenso delas direcionadas aos objetivos pedagógicos, propugnando maior qualidade no ensino/aprendizagem, tanto para professores quanto alunos, minimizando a lacuna existente entre tecnologia e educação.