Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Santos, Fernanda Jesus dos"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Guia Pedagógico Moldando Ideias: a Cerâmica como Experiência Pedagógica na Educação.
    (2025-12-02) Borges, Ana Carolina Ribeiro Santos; Silva, Elloisa Miranda; Delezzotte, Elieuza Santos de Souza; Suzarte , Elisângela da Cruz; Santos, Fernanda Jesus dos; Nascimento Junior, Humberto Bispo; Silva, Iara Pizzani da; Santos, Laisla Soares; Leal, Marcello Coutinho; Aragão, Maria Nilza Oliveira dos Santos; Cruz, Maria Gabrielly Santos da; Santos, Rafael Brito dos; Santos, Thayla Caroline Nascimento dos; Ribeiro, Andreza Ferreira; Gomes, Virgínia Mota Lages
    Este trabalho foi produzido a partir de experiências práticas em Oficina de Cerâmica, realizada por estudantes do 2° semestre de Pedagogia, da Universidade Estadual da Bahia, Campus XIII, Itaberaba- Ba. Durante o estudo da disciplina Epistemologia e Educação, os autores foram direcionados a desenvolver a parte prática de modelagem, por meio de constantes reflexões epistemológicas, que aconteceram na sala de aula. Neste viés, os discentes da turma se apropriaram do conhecimento sobre algumas técnicas de manuseio de argila, como: materiais práticos de corte, modelagem, o processo de pintura e queima da peça de cerâmica. Também foram utilizadas fontes bibliográficas que ajudaram na compreensão e contextualização histórica sobre os saberes tradicionais, especificamente a arte da cerâmica, como artesanato que surgiu ainda no Neolítico e ultrapassou gerações. O objetivo deste trabalho é, não só direcionar o percurso metodológico do professor, mas também, servir de suporte teórico e metodológico para o profissional docente que queira trabalhar a ludicidade, habilidades motoras e a criatividade da criança em sala de aula, a partir do uso da argila.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Mudanças e permanências no ensino fundamental II, no ensino de história na rede municipal de Itaberaba durante e pós o período de aulas remotas e hibridas.
    (2022-12-21) Santos, Fernanda Jesus dos; Lima, Ivaldo Marciano de França; Santos, Jacimara Vieira dos; Rezende, Rodrigo Castro
    Resumo: Este artigo reflete sobre as mudanças e permanências nos métodos de ensino na disciplina de História no Ensino Fundamental II na rede pública do Município de Itaberaba-BA. O intuito é conhecer as alterações sofridas em tais métodos de ensino, e de como estes reverberaram na atuação dos professores e alunos na rede de ensino. A metodologia aplicada foi o estudo de caso, sob natureza de uma pesquisa qualitativa, elaborada em três etapas, a saber, revisão bibliográfica e documental, onde foram analisados livros de diversos autores; entrevistas semiestruturadas com professores e professoras atuantes na citada rede de ensino; e análise dos dados, como forma de construir o artigo balizado nas referências e resultados obtidos. Desta forma, foi possível verificar como estes profissionais atuaram no período em que foram utilizados os mecanismos de mediação tecnológica, com aulas remotas e a posterior volta às aulas em modo presencial.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais