Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Santos, Evelyn Cristina da Silva"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Os desafios da prática pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise das narrativas das professoras alfabetizadoras
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-24) Santos, Evelyn Cristina da Silva; Santana, Tatiane Alves Oliveira; Teixeira, Sirlene Prates Costa; Reis, Sônia Maria Alves de Oliveira; Carvalho, Maria de Fátima Pereira
    Este estudo teve como objetivo analisar os desafios da prática pedagógica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a partir das narrativas das professoras alfabetizadoras. A aprendizagem da leitura e da escrita configura-se como um processo desafiador, visto que o contexto educacional brasileiro ainda é marcado por altos índices de insucesso na alfabetização das crianças. Considerando que a prática pedagógica nos Anos Iniciais é atravessada pelos múltiplos aspectos que perpassam o processo de ensinar a ler e a escrever, realizou-se a pesquisa de campo, apoiada nos pressupostos da abordagem qualitativa, por meio da entrevista narrativa a 05 (cinco) professoras alfabetizadoras de uma escola pública do município de Guanambi, estado da Bahia. Utilizou-se, ainda, como instrumento de produção de dados, um levantamento de publicações acadêmicas que abordam a temática em estudo. Os 08 (oito) trabalhos analisados e as narrativas das professoras evidenciam a complexidade da atuação docente diante de diversos desafios cotidianos, como a limitada participação familiar na vida escolar, a frequência irregular dos estudantes, a heterogeneidade das turmas e as fragilidades na formação continuada. Em meio a esse cenário, as professoras constroem estratégias didáticas próprias, revelando criatividade, sensibilidade e compromisso com a aprendizagem. A pesquisa contribui para o fortalecimento da reflexão crítica sobre o processo de alfabetização, ressaltando a importância de valorizar os saberes da prática e de fomentar ações conjuntas entre escola, família e poder público, com vistas à promoção de uma educação mais equitativa e comprometida com as realidades sociais dos alunos.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais