Navegando por Autor "Santos, Elisiane Reis dos"
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- ItemCinema e formação para/com a diversidade: as implicações do fazer cinema comunitário, aclamatório de vidas subalternizadas e vozes silenciadas(UNEB, 2024-04-10) Santos, Elisiane Reis dos; Gomes , Antenor Rita; Nunes , Rodrigo dos Reis; Macedo, Roberto Sidnei Alves; Paula, Ercilia Maria Angeli TeixeiraEste trabalho investigativo surgiu do interesse pela temática do cinema aclamatório em sua relação com a formação na perspectiva comunitária, no Município de Serrolândia, Bahia. Tendo como objetivo geral compreender como o cinema aclamatório de vidas subalternizadas e vozes silenciadas pode contribuir na formação para/com a diversidade, ancorado à seguinte questão investigativa: como o cinema aclamatório de vidas subalternizadas e vozes silenciadas pode contribuir na formação para/com a diversidade? A proposta da pesquisa traz também as seguintes questões norteadoras: qual o lugar do cinema aclamatório em contextos educativos? O que o cinema aclamatório pode gerar, produzir, potencializar na formação para/com a diversidade? A metodologia toma como base a etnopesquisa-formação de perspectiva colaborativa e utiliza como dispositivos, a oficina formativa, o diário de pesquisa (online) e o grupo focal. Como procedimento de análise utilizamos a análise interpretativa. A partir do desdobramento da intervenção em campo, foi produzido com os participantes um curta-metragem e um documentário sobre as casas de farinha no interior do Município e sobre a quebra de “licuri”, um dos principais produtos da agricultura e cultura de Serrolândia. Além disso, foi criado um repositório da cultura visual espaço onde serão armazenadas as produções e a realização de uma mostra comunitária de cinema. A partir do movimento da pesquisa implicada, foi possível perceber que a linguagem cinematográfica por meio da proposta do cinema comunitário, aclamatório, potencializa a formação dos sujeitos, movimenta a comunidade, corrobora para a produção audiovisual como via de acesso a memórias e narrativas forjadas pela população, que muitas vezes são invisibilizadas e silenciadas pela grande mídia. Ademais, compreendeu-se que é possível produzir cinema com um baixo custo através da utilização de aparelho celular. Por fim, o cinema comunitário possibilita o encontro, a interação, estimula a pesquisa, a curiosidade e a criatividade.