Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Santos, Eliane Ribeiro dos"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O processo de ensino e aprendizagem para inclusão de aluno com deficiência Intelectual na Escola Municipal Professora Maria Bernadete Borges Pinheiro em Dom Macedo Costa - BA
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-12) Santos, Eliane Ribeiro dos; Torres, Claudia Regina de Oliveira Vaz; Souza, Hanilton Ribeiro de; Souza, Patrícia Pires Queiroz de
    O processo de ensino e aprendizagem para os estudantes com deficiência intelectual é algo pouco discutido. Dessa forma esta monografia tem os lócus de discussão na escola Professora Maria Bernadete Borges Pinheiro em Dom Macedo Costa - Ba. O objetivo geral dessa monografia é identificar o processo de ensino-aprendizagem para inclusão de alunos com deficiência intelectual. Para chegar ao objetivo geral dessa pesquisa foi necessário estruturar os objetivos específicos que foram: a) Discutir sobre Deficiência intelectual e os processos de aprendizagem, b) Analisar os métodos e as estratégias de ensino e aprendizagem que os professores utilizam nas aulas com alunos diagnosticados com Deficiência Intelectual, c) Compreender as principais dificuldades que os professores enfrentam na inclusão de alunos com DI em sala regular. Dessa forma a metodologia dessa pesquisa centrou-se no levantamento bibliográfico com consulta na base de dados da Scielo, do Google Acadêmico, livros e a legislação que abordam o tema. Utilizou-se como referência autores como: Gil (1946), Lakatos e Marconi (2003), Bardin (1977), APA (2014), Mantoan (2023), Marcelino (2020) e Cavalcanti (2013), dentre outros. Como instrumento de pesquisa foi utilizada a entrevista semiestruturada com a direção, professores e psicopedagoga da Escola Maria Bernadete. O resultado dessa pesquisa distingue que há necessidade de ferramentas inovadoras que permita que os professores desenvolvam um trabalho inclusivo. Essa pesquisa demonstra a importância de garantir o direito à aprendizagem para esses estudantes com deficiência intelectual, em que as políticas públicas, família, gestão escolar estejam presentes e que estratégias pedagógicas eficientes sejam desenvolvidas para que a inclusão desses estudantes aconteça.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais