Navegando por Autor "Santos, Elcione Carvalho"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemUso das tecnologias na EJA no território do sisal: uma proposta interventiva pedagógica de inclusão digital e social(Universidade do Estado Da Bahia, 2023-09-22) Santos, Elcione Carvalho; Purificação, Marcelo Máximo; Vitorino, César Costa; Santana, Maria Luzia da SilvaEsta pesquisa teve como propósito analisar a utilização de ferramentas digitais, informacionais e comunicacionais com discentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio das etapas formativas finais VI e VII. Foi conduzida na cidade de Araci-Ba, especificamente no Colégio Estadual Imaculada Conceição, localizado no centro da cidade. A motivação para esta pesquisa surgiu das reflexões, experiências e inquietações no trabalho com esse público, tanto na rede municipal, como docente há 25 anos, quanto como Coordenadora Pedagógica desde 2018 na rede estadual. Teve como objetivo geral, investigar como a utilização dos recursos digitais e tecnológicos poderá contribuir para inclusão digital e social dos estudantes da EJA do Ensino Médio, etapas VII e VII, de forma criativa e participativa, por meio de uma proposta de intervenção. Como objetivos específicos: Contextualizar a Educação de Jovens e Adultos, perpassando pela visão nacional, estadual e local; Compreender a incorporação das tecnologias na educação, na modalidade EJA, identificando recursos tecnológicos, digitais, criativos e acessíveis como meio de inclusão digital e social; e Desenvolver com estudantes do Ensino Médio da EJA, etapas VI e VII, oficinas de ensino utilizando recursos didáticos, tecnológicos e digitais, registrando seu processo de modo a construir um site educativo como produto final para divulgação e interação. Os teóricos que embasaram esta pesquisa foram Freire (1986),Lévy (2007), Gadotti (2014), Arroyo (2017), Moran (2013) e Kenski (2008) e Pretto (2014), os quais abordaram a Educação de Jovens e Adultos, a aprendizagem com os meios tecnológicos, bem como seu impacto no mundo e o papel da escola nesse contexto. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, uma pesquisa do tipo prática, pois teve uma aplicação interventiva, foi exploratória e explicativa no intuito de descobrir, explicar fatos e dados. Desenvolveu-se com uma aproximação da pesquisa-ação por se tratar de uma proposta de intervenção em que houve uma construção colaborativa de oficinas de ensino e um site educativo com a síntese das oficinas, os textos, os documentos e os livros utilizados no percurso da pesquisa seguindo as normas do Conselho de Ética e Pesquisa (CEP). Os instrumentos de coleta de dados foram o levantamento bibliográfico, documental e intervenção com oficinas temáticas, tendo o diário de campo como suporte para registro e o grupo focal com a intenção de manter uma organização e levantar informações para as oficinas. A análise de dados foi realizada tendo por base a análise do conteúdo da Bardin (1977), que visa à descrição dos materiais coletados e organizados em categorias. Por fim, espera-se, com essa pesquisa de intervenção, proporcionar reflexão, descobertas e atuação dos indivíduos da EJA, permitindo-lhes maior participação como estudantes, cidadãos críticos e aprendentes.